TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metabolismo Energitico

Trabalho Universitário: Metabolismo Energitico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  1.802 Palavras (8 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 8

METABOLISMO ENERGÉTICO

JUCELINO SANTOS DE SOUZA

CLAUDINEY CHAGAS MOURA

METABOLISMO ENERGÉTICO

Resenha critica apresentação ao Curso de licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campos Colorado do Oeste, como parte das exigências do trabalho biologia celular.

Orientadora: prof: Ady Correa da Costa

COLORADO DO OESTE

2014

JUCELINO SANTOS DE SOUZA

CLAUDINEY CHAGAS MOURA

METABOLISMO ENERGÉTICO

Resenha critica apresentada ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Colorado do Oeste, como parte das exigências do trabalho de biologia celular.

Aprovado em:

Prof. Ady Correa da Costa

Orientadora

SUMARIO

1- INTRODUÇÃO.....................................................................................................4

2- METABOLISMOS ENERGITICO.........................................................................5

3- CONCLUSÃO......................................................................................................10

4- REFERÊNCIAS....................................................................................................11  

1. INTRODUÇÃO.

Este trabalho tem como objetivo apresentar um texto sobre metabolismo energético. Conjunto de reações químicas que ocorrem nos organismos vivos (dentro da célula), É por meio destas que obtemos a energia contida nos alimentos e a utilizamos para realizar as atividades diárias.

2-METABOLISMO ENERGÉTICO.

Metabolismo é o conjunto de reações químicas que se processam em um organismo. Essa definição pode parecer simples, mas envolve um conjunto de conhecimentos que se abrem como se fosse um leque. As transformações energéticas processadas em um organismo indicam que estas aconteceram inicialmente dentro de cada célula, individualizada.

O conjunto de reações que permitem a formação de moléculas de maior complexidade é denominado reações de síntese ou anabolismo. Quando as reações se processam na decomposição das estruturas mais complexas em novas mais simples são conhecidas como reações de degradação ou catabolismo.

Temos como exemplo de catabolismo o processo da digestão, quando as moléculas são degradadas em substâncias menores absorvíveis; e como exemplo de anabolismo a união de aminoácidos para a formação de proteínas, como a melanina.

Os principais processos de liberação de matéria orgânica a partir de substancia inorgânica simples são: fotossíntese e quimiossíntese.

Os principais processos de liberação da energia contida no alimento orgânico são: respiração aeróbia, respiração anaeróbia e fermentação. Conhecendo bem esses processos, sabendo como é o metabolismo energético das células.

FOTOSSINTESE.

Fotossíntese tem esse nome porque é um processo de síntese que exige luz para que se realize luz. A síntese que ocorre é a formação de matéria orgânica (carboidrato), a partir da agua e do gás carbônico, havendo necessidade de pigmento que capte a energia da luz solar: o pigmento clorofila ele somente e realizado pelos seres vivos que possuam célula com pigmento fotossintetizante, especialmente a clorofila que é o verde.

A presença da clorofila a nas cianobactérias é mais um indicio do provável origem dos cloroplastos a partir da simbiose mutualística de eucariontes com cianobactérias: todos os eucariontes fotossintetizantes possuem clorofila a.

Nos procariontes os pigmentos fotossintetizantes situam-se em membrana que formam vesículos ou lamelos concêntricos nos citoplasmas, nas que não correspondem a organelas membranosas como plastos, que são característicos dos eucariontes fotossintetizantes.

A fotossíntese significa síntese pela luz. Excetuando as formas de energia nuclear, toda a outra forma de energia utilizada pelo homem moderno provém do sol.

A fotossíntese pode ser considerada como um dos processos biológicos mais importantes na Terra. Por liberar oxigênio e consumir dióxido de carbono, a fotossíntese transformou o mundo no ambiente habitável que conhecemos hoje.

De uma forma direta ou indireta, a fotossíntese supre todas as nossas necessidades alimentares e nos fornece um sem-número de fibras e materiais de construção.

A energia armazenada no petróleo, gás natural, carvão e lenha, que são utilizados como combustíveis em várias partes do mundo, vieram a partir do sol via fotossíntese. Assim sendo, a pesquisa científica da fotossíntese possui uma importância vital.

Se pudermos entender e controlar o processo fotossintético, nós saberemos como aumentar a produtividade de alimentos, fibras, madeira e combustível, além de aproveitar melhor as áreas cultiváveis. Os segredos da coleta de energia pelas plantas podem ser adaptados aos sistemas humanos para fornecer modos eficientes de aproveitamento da energia solar.

QUIMIOSSÍNTESE.

A quimiossíntese é uma reação que produz energia química, convertida da energia de ligação dos compostos inorgânicos oxidados. Sendo liberado, empregado na produção de compostos orgânicos e gás oxigênio (O2), a partir da reação entre o dióxido de carbono (CO2) e agua molecular (H2O).

Muitas bactérias quimiossintetizante são encontrado no solo, em ambiente desfavoráveis a maior parte dos seres vivos, e nas profundezas do oceanos, especialmente nos temais submarinos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com