TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metais De Transição

Artigo: Metais De Transição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  4.225 Palavras (17 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................................................03

OBJETIVO.................................................................................................................................................04

DESENVOLVIMENTO..................................................................................….....................................04

1. Cromo…………………………………………………………………………………………………..04

2. Manganês……………………………………………………………………………………………...06

3. Ferro…………………………………………………………………………………………………….08

4. Níquel…………………………………………………………………………………….…………..…10

5. Cobre…………………………………………………………………………………………………….12

6. Zircônio………………………………………………………………………………..……………….14

7. Ródio……………………………………………………..……………………………………………..16

8. Prata……………………………………………………………………………………………………..18

9. Platina……...…………………………………………………………………………………………...20

10. Ouro……………………………………………………………………………………………………..22

REFERÊNCIAS........................................................................................................................................24

INTRODUÇÃO

A nomenclatura “Metais de transição” vem da posição dos elementos químicos na tabela, representando a transição do grupo 2 ao 13, pela sucessiva adição de elétrons ao orbital d. A característica comum dos Metais de Transição é o elétron de diferenciação que é o último elétron que se adiciona à eletrosfera seguindo o diagrama de Linus Pauling e está alojado no subnível tipo d ou f. São representados na tabela periódica pelo bloco B (grupo 3 ao 12). Quando o elétron de diferenciação está no subnível d, temos elementos de transição simples ou externa, quando está no subnível f, temos elementos de transição interna.

Elementos de transição externa divide-se em 3 períodos: elementos com número atômico de 21 a 30, elementos com número atômico de 39 a 48, e elementos com número atômico de 72 a 80.

Elementos de transição interna são, os Lantanóides, elementos com número atômico de 57 a 71 e os Actinóides, elementos com número atômico de 89 até ao 103.

Os Metais de Transição são duros e possuem alto ponto de fusão e ebulição, por serem metais, conduzem bem o calor e a eletricidade, podem formar ligas entre si, apresentam estados de oxidação variados e são muito empregados como catalisadores, tanto homogêneos como heterogêneos.

OBJETIVO

O presente trabalho tem o objetivo de identificar e caracterizar 10 tipos de Metais de Transição externa que se encontram na tabela periódica entre os grupos 3 ao 12 que se encontram no subnível d.

CROMO

O cromo é um metal de transição, duro, frágil, de coloração cinza semelhante ao aço. É muito resistente à corrosão.

Cromo metálico

ABUNDÂNCIA NA NATUREZA

É abundante na crosta terrestre, em depósitos naturais, combinado a outros elementos, sobretudo o oxigênio.

É encontrado na natureza na forma de cromita (FeCr2O4), um óxido duplo de ferro e cromo de coloração amarelo ocre, de onde o cromo é extraído industrialmente por processos térmicos ou eletrolíticos.

REATIVIDADE

Para o cromo, o número de oxidação mais alto corresponde ao total de elétrons dos subníveis 3d e 4s. Os estados de oxidação variam de –2 a +6 mas apenas o +3 e o +6 são os mais estáveis no ambiente. O estado trivalente é a forma mais estável sob condições de redução e está presente como espécies catiônicas - produtos de primeira e segunda hidrólises [Cr(OH)2+; Cr(OH)3] na faixa de pH de 4 a 8. Esta hidrolização está diretamente correlacionada com a reatividade do íon uma vez que a ruptura da esfera de coordenação simétrica que o metal forma com a água diminui progressivamente a sua reatividade.

APLICAÇÃO

A exploração do cromo só é industrialmente rentável a partir da cromita, um óxido duplo de ferro e cromo (FeCr2O4), embora esteja presente em muitos outros minerais.

Seu brilho metálico intenso conserva-se inalterado devido à formação de uma película transparente de óxido. Decorre dessa propriedade a utilização do cromo em galvanoplastia para revestimento de peças metálicas. A cromação é geralmente realizada por via eletrolítica: o objeto a ser cromado funciona como cátodo e o ânodo pode ser uma barra de platina. Se os objetos a serem revestidos forem previamente niquelados, a camada de cromo resultará lisa e brilhante; caso contrário, ela será porosa e de difícil polimento.

Diversos compostos de cromo encontram grande aplicação em pintura e decoração de porcelanas cerâmicas. A cromita, em estado natural, é capaz de suportar altas temperaturas.

PROPRIEDADES

O Cromo é um metal de transição branco, cristalino com baixa maleabilidade e ductibilidade, possui número atômico 24 e massa atômica relativa 51, está localizado no grupo VI-B

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com