TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Borboletas De Zagorski

Artigos Científicos: Borboletas De Zagorski. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 2

O documentário as borboletas de Zagorsk relata a historia de crianças e jovens com surdo-cegueira do Instituto de Defectologia, do qual estuda áreas da deficiência e desenvolve métodos de ensino, com a visão de não tratar da deficiência em si, mas de como supera-la . O instituto tem como regra a seguinte frase: Jamais fazer um julgamento final, referente à deficiência de uma criança, que segue a risca a visão de Vigotski da qual é por meio da linguagem que o aluno organiza seus pensamentos e se insere no mundo do conhecimento, o que mais nos surpreende, é que o educador tem o dever de estimula-las e desafia-las para o seu próprio beneficio.

O instituto usa os métodos de Vigotski, que visa estimular os sentidos remanescentes da criança com deficiência para compreender o mundo Na abertura do filme, aparece a expressão: Os Transformadores", para explicar o processo de mudança que os alunos com surdo-cegueira e outras deficiências percorrem ao ser inseridos na proposta educacional do Lar de Zagorski. Transformadores porque as suas limitações são superadas por instrumentos adaptativos, que passam a promover a superação pelo estabelecimento das vias colaterais de desenvolvimento, Transformadores porque saíram do isolamento e adquiriram independência, tornaram-se profissionais, outros, mesmo inseridos dentro do lar, fizeram amigos, passaram-se comunicar-se com os familiares e visitantes.

A comunicação dentro do lar é poder, é interagir com o mundo, visto que ela permite revelar às pessoas os nossos sentimentos e os conhecimentos adquiridos em nossas experiências. Assim, identificamos o primeiro princípio de Vigotski empregado no Lar de Zagorski, os alunos aprendem desde sua chegada ao lar, a linguagem manual para que os hábitos de comunicação ocorram constantemente. A linguagem manual se faz por treinamento em que a criança aprende, por meio da imitação dos gestos dos adultos, os movimentos necessários a comunicação, por isso os alunos que residem no Instituto de Zagorski são denominados de "borboletas" a expressão empregada é o de apresentar os caminhos que esses alunos irão percorrer no transcorrer de sua vida e, assim, descrever suas metamorfoses.

Outro princípio defendido por Vigotski utilizado no filme é a aprendizagem da criança com deficiência. De acordo com o estudioso, ela segue os mesmos caminhos da criança sem deficiência e, até mesmo as crianças mais graves podem aprender os conteúdos acadêmicos e sociais, desde que recebam o ensino adequado às suas necessidades. A forma mais justa de entender a educação, conforme Vigotski defende, a educação que passa à frente do desenvolvimento, vai além e insere o indivíduo no contexto sócio-histórico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com