TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodoligia Do Ensino

Dissertações: Metodoligia Do Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  9.289 Palavras (38 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 38

METODOLOGIA DO ENSINO E DA PESQUISA

1 TIPOS DE ABORDAGEM

No momento da elaboração do projeto de pesquisa é necessário decidir qual será a abordagem que será dada ao estudo. Vamos iniciar escrevendo sobre a pesquisa qualitativa.

1.1 ABORDAGEM QUANTITATIVA

A abordagem quantitativa é um método de pesquisa social que utiliza técnicas estatísticas, pois tudo pode ser quantificado, possibilitando transformar em números as opiniões e informações encontradas na coleta de dados para a sua posterior análise.

As pesquisas quantitativas são aquelas em que os dados e as evidências coletados podem ser quantificados, mensurados. Os dados são filtrados, organizados tabulados, enfim preparados para serem submetidos a técnicas e/ou testes estatísticos (MARTINS; THEÓPHILO, 2007, p. 135).

O uso da abordagem quantitativa é indicado quando há necessidade de quantificar e/ou medir opiniões, atitudes e preferências ou comportamentos. Seus resultados auxiliam o planejamento de ações coletivas e produz resultados passíveis de generalização, principalmente quando as populações pesquisadas representam com fidelidade o coletivo, como, por exemplo, um estudo que busca analisar a evasão escolar, ou quantificar a opinião dos alunos quanto ao uso do livro didático.

A abordagem quantitativa é indicada quando há necessidade de quantificar e/ou medir opiniões, atitudes e preferências ou comportamentos. Seus resultados auxiliam o planejamento de ações coletivas e produz resultados passíveis de generalização, principalmente quando as populações pesquisadas representam com fidelidade o coletivo.

Partindo do princípio que vocês entenderam a abordagem quantitativa, vamos estudar a abordagem qualitativa.

1.2 ABORDAGEM QUALITATIVA

A abordagem qualitativa busca entender o fenômeno específico em toda a sua extensão. Ao invés de estatísticas, regras e outras generalizações, ela trabalha com descrições, comparações, interpretações e atribuição de significados, possibilitando investigar valores, crenças, hábitos, atitudes e opiniões de indivíduos ou grupos. Permite que o pesquisador se aprofunde no estudo do fenômeno ao mesmo tempo em que tem o ambiente natural como a fonte direta para coleta de dados.

As pesquisas qualitativas “[...] pedem descrições, compreensões e análises de informações, fatos, ocorrências que naturalmente não são expressas por números” (MARTINS; THEÓPHILO, 2007, p. 135).

Uma das principais características da abordagem qualitativa é a imersão do pesquisador no ambiente da pesquisa, isto é, o pesquisador precisa manter um contato direto e longo com o objeto da pesquisa. Martins e Theóphilo (2007, p. 137) destacam que os dados coletados devem ser predominantemente descritos, é necessário registrar a descrição “[...] de pessoas, de situações, de acontecimentos, de reações, inclusive transcrições de relatos”. Outra característica muito importante, na pesquisa qualitativa, é o acompanhamento do processo, ao contrário da pesquisa quantitativa, que se preocupa com os resultados. Acompanhar cada etapa do processo é fundamental, pois é determinante verificar como o fenômeno “se manifesta nas atividades, nos procedimentos e em suas interações com outros elementos” (MARTINS; THEÓPHILO, 2007, p. 137).

Em seu livro Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto, Creswell (2007) também discute as características da pesquisa qualitativa, e recomenda as indicadas por Rossman e Ralii. Novamente aparece o cenário natural como destaque para a pesquisa qualitativa; a possibilidade do uso de múltiplos métodos para a coleta de dados; a possibilidade de não ter que seguir fielmente um projeto pré-configurado, mas sim ir adaptando-o sempre que necessário; a pesquisa qualitativa é interpretativa, ou seja, possibilita que o pesquisador interprete os dados; os fenômenos podem ser vistos de forma holística; permite que o pesquisador se integre à pesquisa, possibilitando assim o reconhecimento dos possíveis problemas e limitações apresentadas no decorrer da pesquisa; possibilita ao pesquisador um processo interativo, dando a ele a oportunidade de acompanhar e alterar todo o processo, desde a coleta de dados até a reformulação do problema, se for o caso; e, finalmente, permite o uso e uma ou mais estratégias de investigação (ROSSMAN; RALII apud CRESWELL, 2007).

Tanto a pesquisa qualitativa quanto a quantitativa podem ser usadas na pesquisa educacional. Mas qual abordagem é a mais indicada? Creswell (2007, p. 38) aponta três considerações: “[...] o problema de pesquisa, as experiências pessoais do pesquisador e o público para quem o relatório será redigido”.

O autor destaca que, dependendo do problema a ser investigado, o pesquisador precisa analisar qual é abordagem mais adequada. Por exemplo, se o problema é identificar o número de alunos que estão se evadindo da escola, a abordagem quantitativa será suficiente, porém, se o problema a ser investigado for as razões da evasão escolar, será necessário utilizar a abordagem qualitativa.

Quanto à experiência do pesquisador, Cresweel (2007) enfatiza que as suas habilidades precisam ser consideradas no momento da escolha da abordagem. De nada adiantará ele optar pela abordagem qualitativa se não tiver conhecimento e segurança sobre como conduzir a pesquisa.

A consideração pelo público deve-se ao fato de que as pesquisas podem ser desenvolvidas e depois disseminadas em periódicos, eventos científicos, colegas do mesmo campo do conhecimento, portanto, a abordagem deve considerar o conhecimento e interesse desse público.

Considerando que você já sabe no que consiste a abordagem da pesquisa, vamos avançar e discutir os tipos de pesquisa que são apresentados pela literatura.

2 TIPOS DE PESQUISA

Vamos apresentar seguir alguns tipos de pesquisa que podem ser utilizados para a realização da monografia.

2.1 PESQUISA-AÇÃO

A pesquisa-ação originou-se na psicologia social, na década de 1940, sua principal característica é a participação ativa do pesquisador.

No entendimento de Thiollent, (apud BARROS; LEHFELD, 2000, p. 77) a pesquisa-ação

[...] é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com a resolução de um problema no qual os pesquisadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com