TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Ciencia E Normas Tecnicas

Casos: Metodologia Ciencia E Normas Tecnicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 4

PERGUNTA 1

Não existe uma estratégia que seja sempre a melhor para responder a uma pesquisa de um determinado fenômeno, o que existem são estratégias que aperfeiçoam a qualidade da pesquisa em relação a certos contextos. A escolha de uma estratégia de pesquisa tem que ser feita considerando, entre outros elementos, a natureza da questão da pesquisa, o contexto no qual a pesquisa se realizará, a formação e a experiência do pesquisador. Dentre as abordagens que o pesquisador poderá escolher, encontra-se:

I. A Pesquisa Qualitativa, que parte do princípio de que há uma relação dinâmica entre a realidade e o sujeito, uma interdependência entre o sujeito e o objeto de investigação.

II. A Pesquisa Provocada, na qual o pesquisador utiliza variações naturais ou acidentais da variável independente, que não pode manipular, para medir os efeitos sobre uma ou mais variáveis dependentes.

III. A Pesquisa Experimental, que parte da análise de um fenômeno delimitado, sobre o qual se formulam hipóteses e submete o fenômeno à experimentação em condições de controle.

IV. A Pesquisa Invocada, na qual o pesquisador tem um controle muito grande sobre a variável independente decidindo qual a intervenção a ser aplicada, as modalidades e o momento de sua aplicação.

São verdadeiras as afirmações contidas em:

a.

I e II, apenas

b.

I, II e III, apenas

c.

I, II, III e IV

d.

I e III, apenas

e.

II e III, apenas

0,2 pontos

PERGUNTA 2

O Gerente do Departamento de Gestão de Pessoas preocupado com a comunicação na empresa decidiu fazer uma investigação junto aos funcionários e definiu como problema: 'Quais os mecanismos utilizados para se estabelecer a comunicação na empresa e qual a interpretação mais frequente dada pelos colaboradores aos fatos comunicados?'

Para fundamentar sua pesquisa, o Gerente utilizou como umas das fontes de informação o material publicado na Internet <http://www.prof2000.pt/users/secjeste/heletese/Pg001500.htm>

Helena Maria Ferreira Pinto Ramos, A Comunicação Interna. Estudo de Caso no C.E.T.

A correta indicação da fonte de informação, segundo as normas da ABNT e as Diretrizes da Universidade é a contida em:

a.

http://www.prof2000.pt/users/secjeste/heletese/Pg001500.htm.

b.

A comunicação interna. Site: http://www.prof2000.pt/users/secjeste/heletese/Pg001500.htm

c.

Artigo de Helena Maria Ferreira Pinto Ramos, publicado no site: http://www.prof2000.pt/users/secjeste/heletese/Pg001500.htm

d.

RAMOS, Helena Maria Ferreira Pinto. A comunicação interna. Disponível em: <http://www.prof2000.pt/users/secjeste/heletese/Pg001500.htm> Acesso em: 08/02/2010.

e.

Artigo: A comunicação interna. Autora: Helena Maria Ferreira Pinto Ramos. Publicado em: <http://www.prof2000.pt/users/secjeste/heletese/Pg001500.htm> Acesso em: 08/02/2010

0,2 pontos

PERGUNTA 3

Na pesquisa, o termo "variável" refere-se a uma característica da população que se estuda, indica exatamente a possibilidade destas características poderem variar de diversas maneiras e segundo diferentes condições.

Podemos ainda dizer que “variável” indica o instrumento de descrição ou de medida, destinado a descrever um aspecto da realidade.

Portanto, variáveis são aspectos, propriedades, características individuais ou fatores, observáveis ou mensuráveis de um fenômeno.

Em relação às variáveis, pode-se afirmar que:

a.

Variável dependente é aquele fator ou propriedade que poderia afetar a variável independente.

b.

Variável independente é aquela que é fator determinante para que ocorra um determinado resultado.

c.

Variável de controle é aquele fator ou propriedade que é efeito, resultado, conseqüência ou resposta de algo que foi estimulado.

d.

Variável interveniente é aquele fator ou propriedade que afeta o fenômeno observado e que poder ser manipulado ou medido.

e.

Variável qualitativa é determinada em relação aos dados ou proporção numérica, são os atributos ou aspectos que podem ser quantificados.

0,2 pontos

PERGUNTA 4

Conforme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com