TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Da Pesquisa

Casos: Metodologia Da Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 8

Percepção Das Mulheres Portadoras Da Doença Hipertensiva Específica Da Gestação Sobre a Patologia

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO CERRADO PATROCÍNIO

Graduação em Enfermagem

PERCEPÇÃO DAS MULHERES PORTADORAS DA DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECÍFICA DA GESTACÃO SOBRE A PATOLOGIA

PATROCÍNIO

2011

1 INTRODUÇÃO

A gestação é um fenômeno fisiológico que evolui sem intercorrências, na maior parte dos casos. Segundo o Ministério da Saúde (2000), uma parte das gestantes apresenta chance de evolução desfavorável durante a fase gravídica, quando portadoras de alguma patologia que possa contribuir para a Doença Hipertensiva Específica da Gestação (DHEG).

A DHEG caracteriza-se pelo surgimento de hipertensão em gestantes normotensas, após a vigésima semana de gestação, sendo prorrogada por todo o período gestacional, demandando uma assistência contínua durante o pré-natal, já que o quadro clínico apresenta considerável gravidade (DESSE; VIEIRA ; CARVALHO, 2003).

Segundo Gonçalves, Fernandes, Sobral (2002), dentre o elevado número de complicações clínicas relacionadas ao período gestacional que acarretam morbimortalidade materna e perinatal, destaca-se a DHEG, que é também denominada pré-eclâmpsia, ocupando o primeiro lugar dentre as afecções próprias do ciclo grávido-puerperal.

Para os autores, durante a gestação, o critério do aumento da pressão arterial é crucial, pois são freqüentes os casos de gestantes cujos níveis pressóricos pré-gravídicos são baixos (80 x 50 mmHg, por exemplo) e, após a vigésima semana gestacional, tais níveis tensionais apresentam algum grau de elevação (115 x 70 mmHg, por exemplo) (GONÇALVES; FERNANDES; SOBRAL, 2002).

De acordo com seu grau de severidade, a hipertensão arterial na gravidez pode acarretar sérios danos ao binômio materno fetal. Dessa maneira, é considerada um grande fator de risco gestacional principalmente quando associada às condições socioeconômicas desfavoráveis.

Os fatores mais comuns geradores de tensão na gestante que vão influenciar de modo negativo em todo o processo gravídico são a ausência de informações ou a prestação das mesmas de maneira incorreta. Cabe à equipe de saúde o acolhimento da gestante e de sua família, dando início ao desenvolvimento do vínculo afetivo com o novo ser (RIOS; VIEIRA, 2007).

O Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), elaborado pelo Ministério da Saúde (MS) em 1984, inclui ações educativas, preventivas de diagnóstico, tratamento e recuperação, focando a assistência à mulher em todas as fases de sua vida, de acordo com as necessidades identificadas no perfil populacional das mulheres (BRASIL, 2007).

Para garantir a qualidade da assistência pré-natal, conforme a filosofia do PHPN (Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento), o MS estabeleceu diretrizes que abrangem rotinas para consultas, definição de fatores de riscos na gravidez e participação do enfermeiro, membro da equipe de saúde, no acolhimento direto à mulher durante o ciclo gravídico-puerperal (BRASIL, 2000).

Considerando a gravidade que a hipertensão arterial gestacional acarreta ao binômio mãe-filho durante a gestação, torna-se prioridade neste estudo o esclarecimento do seguinte questionamento: Qual a percepção das mulheres portadoras de DHEG em relação à patologia?

Pressupõe-se que as gestantes vivenciem sentimentos negativos relacionados à descoberta da DHEG, como medo e insegurança, e que existam gestantes que desconheçam a patologia da qual são portadoras, bem como seu tratamento.

Este estudo justifica-se pois foram observadas algumas situações de risco que podem acarretar danos à saúde materno-fetal, presenciados durante o curso da disciplina de Saúde da Mulher, caso as ações do PHPN não sejam realizadas adequadamente, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Dentre tais situações, ressaltam-se as patologias relacionadas ao ciclo gravídico, que podem culminar em mortalidade ao binômio mãe-filho, se não detectadas e tratadas precocemente.

A relevância deste estudo consiste em permitir a avaliação do grau de esclarecimento das gestantes portadoras da DHEG em relação à patologia, bem como identificar os sentimentos predominantes em relação à doença. Assim, tais achados nortearão os profissionais de saúde, dentre eles o enfermeiro, na elaboração de ações educativas em relação à DHEG, de forma que uma assistência de qualidade seja oferecida às portadoras, adequando à rotina empregada no pré-natal às reais necessidades de gestantes de alto risco.

2 OBJETIVO GERAL

Avaliar a percepção das gestantes portadoras de DHEG em relação à patologia.

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar o perfil sócio-demográfico das participantes

Analisar o nível de esclarecimento das gestantes em relação à DHEG e seus riscos.

Averiguar as oscilações pressóricas apresentadas pelas gestantes no período gestacional (após a vigésima semana gestacional).

Identificar os sentimentos das gestantes em relação à patologia.

3 REVISÃO DE LITERATURA

3.1 Saúde da mulher

3.1.1PAISM – Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher

Antes do surgimento do PAISM, as políticas públicas direcionadas à saúde da mulher no Brasil preconizavam a atenção voltada ao grupo materno-infantil, tendo como enfoque central assegurar que os corpos dos filhos fossem adequados às necessidades da reprodução social, intervindo sobre os corpos das mulheres mães (CANESQUI, 1987; OSIS, 1994). Assim, os cuidados de saúde da mulher limitavam-se ao ciclo gravídico-puerperal.

De acordo com Brasil (2010), a adoção do PAISM proporcionou um atendimento inovador às mulheres. Essas novas diretrizes de cuidado em saúde basearam-se no conceito de integralidade, passando a oferecer assistência às mulheres de todas as faixas etárias. A partir de então, estabeleceu-se uma nova era, que possibilitava às mulheres o acesso ao controle de saúde, ao planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com