TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microscopia

Trabalho Escolar: Microscopia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Microscopia eletrônica de transmissão (MET)

Esse tipo de microscópio e definido como microscopia eletrônica de transmissão pelo fato da imagem do espécime ser formada simultaneamente a passagem do feixe de luz através dele. Esse feixe de elétrons atravessa a amostra sofrendo diversos tipos de espalhamento que dependem da característica do material.

Técnica

Esta técnica e muito usada em estudos de matérias biológicas,pois ele permite definição de imagens intracelulares,permitindo estudos de morfologia celular, organização molecular e aspectos gerais das organelas. O MET é um dos principais métodos de análise em uma vasta gama de campos científicos, tanto em ciências físicas quanto biológicas.

Modelo Microscópio Eletrônico de Transmissão Tecnai – G2-20-FEI 2006

Fonte : www.microscopia.ufmg.br

Tecnologia microscópica

O MET tem a capacidade de exibir imagens a uma resolução efetivamente maior se comparado com os microscópios óticos devido ao pequeno comprimento de onda dos elétrons. Tal característica permite ao usuário examinar detalhes ínfimos, até mesmo uma simples coluna de átomos, a qual é dezenas de milhares de vezes menor do que o menor objeto reconhecível em um microscópio ótico. O MET é um dos mais efetivos métodos de análise em uma larga e vasta gama de campos científicos, tanto em ciências físicas quanto biológicas.

Imagens captadas pelo microscópio eletrônico de transmissão

Fonte: Rev. Bras. Otorrinolaringol. vol.74 no.4 São Paulo July/Aug. 2008

A fonte de iluminação é um filamento ou cátodo que emite elétrons do topo de uma coluna cilíndrica de cerca de 2 metros de altura. Sendo os elétrons espalhados através de colisão com as moléculas de ar, primeiramente o ar tem que ser bombeado para fora da coluna para criar vácuo. Os elétrons são então acelerados a partir do filamento por um ânodo e atravessam um pequeno orifício formando um feixe de elétrons que desce pela coluna. Bobinas magnéticas, colocadas ao longo da coluna, convergem o feixe de elétrons assim como as lentes de vidro conv

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com