TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Elaboração de Projetos

Por:   •  20/2/2018  •  Dissertação  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

EXERCÍCIO PARA DIRETRIZES DE ELABORAÇÃO DO PROJETO

Aluna: SUZANA PEREIRA RÊGO

  1. O QUE VOU PESQUISAR? (TEMA/ASSUNTO/CONTEÚDO DA AULA INÉDITA DE MATEMÁTICA).

A base da pesquisa se detém nas metodologias lúdicas para o ensino de matemática, tendo a quebra de paradigmas com relação à disciplina, visando o uso da geometria como fonte de estudo, onde abordará o desenvolvimento de uma metodologia lúdica para o ensino de geometria.

  1. POR QUÊ? (QUESTÃO NORTEADORA DOS OBJETIVOS, DA PROBLEMÁTICA, DA JUSTIFICATIVA DO ESTUDO).

Tendo em vista a grande dificuldade dos alunos no ensino de matemática é de grande importância buscar e inovar novas metodologias de ensino, uma vez que os jogos facilitam a compreensão dos conteúdos, devido ser uma ferramenta que auxilia e contribui no desenvolvimento de ensino/aprendizagem dos discentes.

  1. O QUE QUERO ALCANÇAR COM ESTE TEMA? O QUE ESTE TRABALHO VAI PROPICIAR (OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS).

O trabalho tem por finalidade apresentar a importância de trabalhar em sala de aula aplicabilidade de metodologia pedagógica, “lúdica” de ensino como uma importante ferramenta para os processos de ensino-aprendizagem da matemática. Onde tem como desígnio desenvolver um jogo didático para auxiliar na fixação dos conteúdos da disciplina de matemática, tendo em vista que seu uso torna a aula mais dinâmica; melhora o rendimento dos alunos do ensino médio; busca a preparação dos alunos através da brincadeira; aperfeiçoa a relação professor – aluno, aluno – aluno.

  1. COMO VOU REALIZAR ESTE TRABALHO? DEVO UTILIZAR QUAIS PROCEDIMENTOS E ESTRATÉGIAS? (METODOLOGIA).

Tendo finalidade de ingressar e sempre procurar novos conhecimentos é de grande importância usar diversos meios para tornar o objeto de estudo ainda mais rico, onde serão utilizados artigos, livros, suportes de apoio para o desenvolvimento da pesquisa tais como a internet. O ensino de matemática deve estar em consonância com as rápidas transformações que ocorrem no mundo. Para tanto, faz-se necessário preparar os alunos para a vida além da simples reprodução de dados, classificações ou identificação de símbolos. Em outras palavras, supõe-se que os alunos devem estar aptos, a saber, se informar, comunicar-se, argumentar, compreender e agir; enfrentar problemas de diferentes naturezas, para tanto é fundamental sempre considerar a realidade do aluno e da escola.

  1. QUAIS CONCEITOS, IDEIAS, AUTORES E ESTUDOS JÁ EXISTENTES COMBINAM COM ESTE ASSUNTO E PODEM ME AJUDAR A DISCUTIR? (BASE DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA).

Mediante ao estudo alcançado, acredita-se que autores como; Mattos (2009), Kshimoto (2007), Ricardo (2003), Cabrera (200) Freire (2001), D’Ambrósio, (1996) e, sobretudo os Parâmetros Curriculares Nacionais da Matemática e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação venham a contribuir para soluções que visam à elevação do processo de ensino-aprendizagem para a educação.

  1. TEREI QUANTO TEMPO PARA REALIZAR O TRABALHO? QUAIS ETAPAS FARÃO PARTE? (CRONOGRAMA).

Atividades

Ano: 2017

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Início do projeto

X

Correção com o professor orientador

X

X

X

X

X

Levantamento bibliográfico

X

X

X

Revisão da metodologia e do instrumento de pesquisa

X

X

Leitura da bibliografia e redação do referencial teórico

X

X

Redação para o exame preliminar da Banca

X

X

X

Entrega do projeto final para exame preliminar da Banca

X

Correções sugeridas pela Banca

X

Revisão gramatical

X

Redação e entrega para a defesa oral

X

Defesa oral

X

Correções finais sugeridas pela Banca

X

Entrega definitiva do projeto final

X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com