TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Projeto Social

Exames: Modelo De Projeto Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  2.475 Palavras (10 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

Projeto Social

Cidadania Em Ação

Rolim de Moura – RO.

Abril de 2.010

PROJETO Social

Cidadania Em Ação

,

TRABALHO apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina:Planejamento Social, Modulo V

Profª Rosane Ap. Belieiro Malvezzi

Orientadora: Cláudia Maria Ferreira

Rolim de Moura-RO

Abril de 2010

INTRODUÇÃO

O desempenho de um projeto social só é possível quando se busca objetivos a ser alcançados para solucionar, amenizar as problemáticas posta pela questão social.

Para trabalhar com o projeto social é necessário ser investigativo, crítico e conhecer, compreender a realidade para “enxergar” as demandas existentes e assim trazer novas propostas para mudanças de realidades.

Desenvolvimento

O objetivos situados pelo Projeto Cidadania em Açaõ, de Pesquisa Institucional da proponente,vem colaborando para a materialização da interdisciplinaridade dos processos de pesquisa e intervenção.

Neste sentido, o processo de cartografia, ou seja, de aproximação, vinculação problematização e reconhecimento das potencialidades e fragilidades locais.

passa a ser,fundamental para a garantia da efetividade das ações.Quando se planeja intervenções distantes das singularidades e particularidades sócio-históricas, econômicas, políticas e culturais,próprias a cada região, nos colocamos enquanto pesquisadores-interventores, no lugar de quem detêm o saber e a especialidade para resolver problemas, de forma alheia a estas variáveis.

Contudo, na maior parte destas situações, em nome do tecnicismo e da neutralidade científicas,interpretamos como problemático e/ou disfuncional situações que não tem esta significação para estes coletivos. Com este modo de pesquisar e intervir, de forma geral, construímos intervenções pouco efetivas, na medida em que a resistência à adesão é mais freqüente.

Outro efeito negativo destes modos de exercício é a manutenção da passividade e alienação destes diferentes coletivos quanto ao processo de mudança, deixando de estimular o protagonismo,engajamento e alteridade, bem como a produção de relações de auto-gestão e cooperativas.

Após a definição do município de Roilm de Moura, quanto a definição do saber utilizar e compreender o que a cidadania representa no dia-a-dia e o quanto isso pode melhorar o convivio com as pessoas é o desafio.

A ideia da professora em elabora este Projeto Cidadania Em Ação, foi devido os efeito negativo que ela esta vivenciando no seu dia-a-dia,no colegio em que trabalha, onde esta situado em uma região periférica no municipio de rolim de moura-RO. Onde o saneamento básico e précario,como o asfaltamento das ruas, e tambem o abastecimento de água, rede de esgoto, iluminação pública,posto de saúde.

A escola é um ponto de referência para muitas pessoas,sendo um ponto delazer, e interação social. Onde foi abordado varios temas com profissionais de cada area. Prevenção da saúde da mulher, cuidado com a alimentação e a higiene, o entendimento entre a comunidade e o ministerio publico, o direitos e deveres da comunidades,etc.

A proponente relata tambem que tudo isso são por falta de conhecimento da comunidade onde esta sendo abordado estes temas, então foi esse o objetivo de elaborar esse projeto que irá beneficiar os moradores desta comunidade. O motivo que levou a proponente a realizar esse projeto foi por perceber a. falta de recursos humanos e financeiros; falta de controle nas isenções de passagens; falta de apóio dos órgãos competentes; falta de confiança dos moradores com as associações,falta de envolvimento das comunidades tanto nas escolas como nas associações de bairros.

Para se realizar um projeto é preciso conhecer a realidade, a realidade social apresenta inúmeras dimensões econômicas, políticas, sociais, culturais, etc. Que nos possibilita o estudo dessas dimensões, trabalhando com a investigação e verificação, intervenções e o pensar crítico, para que assim possamos encontrar respostas e intervenções adequadas a novas demandas.

O projeto foi um dos “caminhos” para o pensar crítico, que nos possibilita a construção de um conhecimento em cima da realidade. Sendo o projeto de extrema importância para compreendermos como um profissional trabalha.

Podemos dizer que o projeto é realizado na realidade em movimento que busca promover condições que conduzam a mudanças significativas e eficazes, que possam dar maior eficiência a uma atividade para que assim possa alcançar os objetivos desejados.

A práticade um projeto só é possível quando se procura metas a ser alcançadas, para que assim possa intervir no futuro amenizando, solucionando as problemáticas da questão social.

O Projeto Cidadania Em Ação, não é apenas a elaboração de um trabalho mas também um momento de compreender, revistar, investigar, decidir, refletir e agir, ou seja situarmos na realidade ao qual estamos inseridos, verificar as demandas e através delas propor uma nova realidade, trabalhando com propostas mais visíveis, a percepção e manejo das dificuldades, estabelecendo assim compromissos que transformarão a realidade analisada.

É através do senso crítico de um projeto é que se constrói um novo conhecimento trazendo assim novas propostas para mudança da realidade de uma comunidade ou população.

Construímos um projeto para direcionar um caminho a ser adotado, para que possa assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com