TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos Atomicos

Dissertações: Modelos Atomicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS

Leucipo viveu por volta de 450 a. C. (à 2.450 de anos atrás) e dizia que a matéria podia ser dividida em partículas cada vez menores, até chegar-se a um limite.

Demócrito, discípulo de Leucipo, viveu por volta de 470 a 380 a. C. e afirmava que a matéria era descontínua, isto é, a matéria era formada por minúsculas partículas indivisíveis, as quais foram denominadas de átomo (que em grego significa "indivisível"). Demócrito postulou que todos os tipos de matéria era formada a partir da combinação de átomos de 4 elementos: água, ar , terra e fogo.

1. Modelo atômico de DALTON (1808) – Primeiro cientista a conceber que o átomo é a partícula constituinte de toda a espécie de matéria, para ele o átomo é constituído por esferas maciças e indivisíveis (modelo da bola de bilhar).

2. Modelo atômico de THOMSON (1897) – o átomo é formado por uma esfera maciça positiva, na qual estariam incrustados os elétrons, tornando-o neutro (modelo do pudim de passas ou de ameixas).

3. Modelo atômico de RUTHERFORD (1913) – o átomo é divisível, formado por uma região muito pequena e densa chamada NÚCLEO onde se localizam os prótons (cargas positivas). Ao redor do núcleo, existe uma região onde praticamente não existe massa, na qual giram os elétrons (carga negativa) chamada ELETROFESRA (modelo planetário).

4. Modelo atômico de BOHR (1913) – os elétrons giram ao redor do núcleo, em determinadas órbitas circulares, bem definidas, sem emitir nem absorver energia, (níveis de energia ou camadas de energia) circular com energia constante.

Um elétron, quando recebe (absorve) energia externa suficiente, é capaz de pular para um nível mais externo. Ao retornar ao nível anterior, emite a energia recebida na forma de luz.

A cada órbita corresponde um determinado nível de energia, e quanto mais longe do núcleo, maior o conteúdo energético do elétron.

Em 1932 o físico inglês James CHADWIK descobriu o nêutron no núcleo do átomo, partícula com massa praticamente igual à do próton, só que com carga neutra.

MODELO ATÔMICO ATUAL

O modelo de Rutherford- Bohr não conseguiu explicar várias características conhecidas dos átomos, como por exemplo, o espectro de radiação eletromagnética, relacionado com cada elemento químico.

De Broglie (1924) – propôs que a toda partícula em movimento estaria associada uma onda. Idéia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com