TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos De Administração

Pesquisas Acadêmicas: Modelos De Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  2.824 Palavras (12 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 12

Questão 01 – Conceitue o que é gestão e caracterize as etapas que compõe esse processo e quem é o gestor e quais as suas principais habilidades? Além disso, conceitue organização e aponte a sua importância para a sociedade.

Gestão

Do latim “gestĭo”, a gestão refere-se à ação e ao efeito de gerir ou de administrar. Gerir consiste em realizar diligências que conduzem à realização de um objetivo ou de um desejo qualquer. Administrar, por outro lado, consiste em governar, dirigir, ordenar ou organizar. A gestão, como tal, envolve todo um conjunto de trâmites para resolver um assunto ou concretizar um projeto.

Sendo uma premissa básica do sucesso, a gestão foi um tema que despertou a atenção de muitos acadêmicos, empresários e políticos desde o início da revolução industrial e começou-se a dar grande importância a diversos temas da gestão. A multidisciplinaridade e a complexidade envolvidas sobre este aspecto levaram ao surgimento de diversas correntes de pensamento com enfoques diferentes em função de interesses específicos

A gestão administrativa além da técnica de administrar, ainda se utiliza de outros ramos como o direito, contabilidade, economia, psicologia, matemática e estatística, sociologia, informática entre outras.

As funções do gestor são em princípio fixar as metas a alcançar através do planejamento, analisar, conhecer e enfrentar os problemas a solucionar, organizar recursos financeiros e tecnológicos, ser um comunicador, um líder ao dirigir e motivar seus colaboradores, tomar decisões precisas e avaliar, controlar o conjunto como todo. No entanto, mais do que um solucionador de crises e conflitos, um bom líder precisa ter algumas habilidades como:

Capacidade de lidar com problemas: Saber solucioná-los de maneira eficiente e definitiva é uma das principais características, ter resiliência superando as pressões nas mais diversas situações.

Polivalência: Um líder que já tenha passado por muitos departamentos certamente tem uma visão melhor sobre diferentes situações.

Adaptabilidade: Ser capaz de trabalhar para qualquer tipo de organização, sendo ela mais simples (uma pequena distribuidora), a mais complexa (uma Multinacional, por exemplo).

Ponderação: Deve analisar qual é a melhor decisão a ser tomada para cada momento, bem como as consequências envolvidas no processo.

Interação: Conhecer sua equipe relacionar-se bem com todos. Isto é um verdadeiro diferencial, pois ao conhecer as pessoas com quem trabalha, o gestor é capaz de reconhecer as habilidades de cada profissional e aproveitá-las ao máximo. A boa convivência com o gestor produz respeito e admiração por parte dos colaboradores, tornando-os mais suscetíveis a aceitar as decisões do líder.

Organização

Segundo Maximiano (1992) uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações.

A Organização e a Sociedade

As organizações são entidades jurídicas, tendo como responsáveis diretos uma ou mais pessoas, estruturadas hierarquicamente, e que são constituídas com uma grande expectativa do mundo capitalista em que vivemos que é a obter lucro e gerar mais riquezas. Para SILVEIRA Jr. e VIVACQUA (1996), "organização define-se como um conjunto de partes inter-relacionadas em função de um objetivo". Podemos dizer que o seu objetivo lógico é o lucro esperado. Caracterizamos, contudo, como racional o objetivo à partir de sua missão estabelecida e os meios, instrumentos e recursos que utilizará para alcançá-lo.

Muito embora suas expectativas e objetivos, as organizações são sistemas abertos que precisam adaptar-se às condições do ambiente e as suas mutações. É parte integrante de uma sociedade, interagindo o tempo todo e contribuindo com o seu crescimento. Conforme ARANTES (1994), as organizações são um tipo de instituição que tem como finalidade, prover produtos de valor para atender a um conjunto variado de necessidades da sociedade.

Questão 02 – Indique a alternativa FALSA :

a. A descentralização promove a uniformidade de ações e o fortalecimento do controle. b. A centralização e a descentralização coexistem dentro da Organização e estão relacionadas com a capacidade do cumprimento da missão institucional.

c. O grau de descentralização é determinado pelo tipo de autoridade que é delegada, em que nível hierárquico ela é delegada e pelas características de que se reveste a delegação.

d. A centralização de decisões estratégicas é necessária à sobrevivência da Organização.

Assinale a alternativa correta, justifique e aproveite para sinteticamente apresentar a diferença entre os conceitos de Centralização, Descentralização e Delegação.

A alternativa falsa é “a”;

As demais (b, c e d) são verdadeiras, pois elas mesmas ditam que os poderes decisórios das organizações sofrem influências hierárquicsa para o alcance de objetivos e metas dentro das instituições.

Centralização

Segundo Oliveira (2010, p. 196) “Centralização é a maior concentração do poder decisório na alta administração de uma empresa.”

A centralização consiste na redução dos centros de decisão, localizando-os próximos à alta administração. “As decisões são, então, transmitidas por meio de ordens expressas,de um único centro a sede, a diretoria, enfim, a administração estratégica (primeiro nível administrativo).” CURY, 2009

Descentralização

Segundo Oliveira (2010, p. 197) “Descentralização é a menor concentração de poder decisório na alta administração da empresa, sendo, portanto, mais distribuído por seus diversos níveis hierárquicos.”

Estudos recentes mostram que a descentralização enfatiza a forma de mudar o comportamento da organização, e está intimamente ligada à idéia de alterar o regimento interno da organização.

Delegação

Segundo Oliveira (2010,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com