TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia

Por:   •  8/5/2015  •  Artigo  •  5.227 Palavras (21 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 21

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA

[pic 2]

IEBP – Instituto Educacional o Bom Pastor - www.iebp.pro.br

Disciplina: Orientação para elaboração de Monografia

Professor: ___________________

MONOGRAFIA: COMO ENTENDER, COMO ELABORAR

Para a elaboração de uma boa monografia, cujo sentido etimológico tem origem nos termos gregos: Mónos = uma só + Graphein = escrita e que pode ser definido como a dissertação a respeito de um só assunto, antes de tudo, é necessário que você proceda a uma reflexão sobre a escolha do tema sobre o qual realizará a pesquisa e para isso deverá levar em conta alguns critérios que contribuirão para que a tarefa chegue a bom termo.

Em princípio deve lembrar que a monografia nada mais é que um relatório produzido a partir de uma pesquisa a ser realizada, a qual pode constituir-se apenas de uma revisão bibliográfica ou de uma revisão bibliográfica acrescida de uma pesquisa realizada no campo empírico.Em ambos os casos você deve reunir toda a literatura ou as obras mais importantes que tratem do tema, principalmente aquelas escritas por autores que sejam considerados autoridades no assunto, levando sempre em conta que um bom quadro de referências deve incluir pelo menos vinte obras. Isso além de enriquecer as referências, permite que você amplie seu conhecimento e lhe dê segurança.

Não esqueça, quando da escolha das obras, se você, por qualquer motivo não vai utilizar todas as que são relativas ao tema, de verificar o ano de publicação das mesmas. Isso é importante, porque muitos dos dados nelas contidos podem estar desatualizados, uma vez que, como você sabe, a ciência está em contínuo desenvolvimento e o que é considerado verdade hoje, pode não sê-lo amanhã, de forma que o ideal é você escolher edições com cinco anos ou menos de publicação, excetuando quando se tratar de obras consideradas clássicas.Lembre-se sempre que como qualquer atividade que se vai realizar, uma pesquisa científica deve ser precedida por um bom planejamento o qual é corporificado em um projeto, cujos passos estão contidos na primeira parte deste manual. O projeto é indispensável, por que vai permitir que você gerencie seu tempo, os recursos disponíveis e tenha perfeitamente claros:

  1. O problema;
  2. O tema;
  3. Os objetivos;
  4. As hipóteses;
  5. O método a ser utilizado.

Para iniciar a elaboração de sua monografia, faça um plano de trabalho (um sumário), mesmo que ele seja provisório, contendo pelo menos as seções primárias do futuro texto, não esquecendo que tal texto inicia-se pela introdução, passa pelo corpo do trabalho que pode ser divido em tantos capítulos quantos se fizerem necessários (normalmente três ou quatro capítulos) e termina com a conclusão.

Não há como elaborar uma monografia se você não ler as obras que vai revisar. No entanto, como sua própria experiência já deve ter demonstrado, não é possível ler uma obra e reter todo o seu conteúdo. Para que sua leitura não seja uma perda de tempo, principalmente porque você tem muitas obras para ler, faça o seguinte:

Antes de iniciar a leitura da primeira obra, se você dispõe de um computador, crie um documento com o título fichamento. À medida que você for lendo, vá transcrevendo os fragmentos do texto que você acha que são importantes para a fundamentação de seu trabalho, sem esquecer de fazer a referência completa, a fim de que depois, no momento em que for fazer a citação, você saiba exatamente de que obra retirou o fragmento. Por exemplo:

A monografia deve ser criativa. Não se trata mais de apenas aprender, de apropriar-se de uma ciência acumulada, mas de colaborar no desenvolvimento da ciência, fazendo-se aplicar este conhecimento ao instrumento metodológico, a objetos e situações, buscando-se o seu desvendamento. Os resultados devem ser portadores de descobertas e enriquecimentos novos para a ciência (SEVERINO, 1996, p. 33).

Se você não dispõe de um computador, tenha sempre ao alcance da mão, lápis e papel. Este procedimento permite que você ganhe tempo, pois depois sua leitura se resumirá às partes do texto que realmente representam interesse direto para seu trabalho. Adote o mesmo procedimento para todas as obras.

 Depois de ler e fichar todas as obras, passe pelo menos três dias sem ler nada relativo a seu trabalho. Após isso, sem fazer nenhuma consulta, passe para o papel todas as idéias que você tenha sobre o tema em estudo, sem preocupar com seu encadeamento lógico. O que importa aqui, é que você escreva o máximo que puder.

Quando você tiver esgotado todas as ideias, é possível que você tenha escrito pelo menos umas dez laudas, o que é um grande começo! Após isso, ainda sem nenhuma consulta a livros ou mesmo àqueles fragmentos de texto que você selecionou, leia tudo o que escreveu de forma atenta e comece a reescrever tudo, desta vez de forma lógica, levando em conta as regras de redação.

Não esqueça que ao escrever, você deseja comunicar seu pensamento e suas idéias para outras pessoas, e que um bom texto é aquele capaz de transmitir tudo o que você deseja comunicar, e isso deve ser feito sem rodeios ou floreios desnecessários. Para conseguir isso, escreva como quem está conversando. A diferença aqui, é que você tem tempo para reforçar certos aspectos ou eliminar o que achar desnecessário. Tudo o que não contribui para a clareza da comunicação, é dispensável.

Se você escreveu dez páginas ou mais de texto, sem consultar nenhuma obra, significa que o discurso é seu, que você não fez uma cópia ou paráfrase, o que é muito importante. Então chegou o memento de você começar a utilizar aqueles fragmentos de textos das várias obras que fichou. Vá verificando em que momento de seu discurso, cabe alguma daquelas citações e a reproduza de acordo com a conveniência.

Feito isso converse com o autor do fragmento. Pergunte a ele o que quis dizer com aquilo e teça seu comentário, concordando ou discordando dele, não por mera intuição, mas embasado em reflexão. É bom lembrar, que todos os autores, quer estejam ou não de acordo com seu ponto de vista, podem contribuir para o seu trabalho. Com uns você concorda. Com outros você discorda e é aí que você realmente demonstra suas idéias. Por outro lado você pode confrontar autores que adotam posições divergentes sobre o assunto, promovendo uma discussão entre eles e sintetizar seu pensamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (579 Kb)   docx (445.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com