TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Morfologia Vegetal

Exames: Morfologia Vegetal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

Epiderme : Consiste na parte mais superficial de uma planta, sendo responsável pela sua proteção mecanica e principalmente como um sistema termorregulador, evitando a perca de água. Suas células são bastante variadas, não especializadas e podem também abrigar vários apendices.

Periderme: Consiste na camada protetora e secundaria dos caules e raizes substituindo a epiderme nos mesmo. Apresentão em sua maioria, arranjos compactos e em algumas regioes encontramos células mais desunidas devido ao processo de aeração. A periderme é constituida em grande parte de celulas suberizadas, que juntas são consideradas um tecido morto.

Parenquima paliçado: É um tecido especializado na fotossintese que em geral se encontra na parte superior, mas em algumas plantas ele pode ocorrerem ambos os lados. Possuem células colunares e alinhadas , são bastante compactos e tem um numero consideravelmente grande de cloroplastos.

Parenquima Lacunoso: È um tecido que geralmente se encontra na parte inferior e possue células irregulares.

Colenquima anular: É um tecido de revestimento onde todas as bordas são irregulares e se encontram revestidas com a mesma espessura.

Colenquima Lacunar: È um tecido de revestimento onde o espessamento nas paredes estão proximos ao espaço intracelular.

Esclerenquima : É um tecido de sustentação e reforço das partes que não são alongadas. O esclerenquima pode ser encontrado em todas as partes do corpo primario e secundario de uma planta, suas células são compostas de paredes secundarias espessas e geralmente apresentam lignina. Possuem dois tipos de células, as fibras e as esclereides. As fibras são células alongadas e resistentes e as esclereides possuem estruturas ramificadas e cristais de oscalato.

Xilema: É um tecido vascular e está envolvido na condução de água e nutrientes inorganicos. O xilema primario se origina do procambio e o xilema secundario se origina no cambio vascular. Possuem dois tipos de células, as traqueides e os elementos de vaso, ambas são alongadas.

Floema: É um tecido vascular responsavel pela condução de substancias organicas e pode ser encontrado na forma primario e secundario. Posssuem dois tipos de células, que são, as crivadas e os elementos de tubo crivado .

Aneis de crescimento: São caractesiticas representantivas da fisiologia vegeta, que indicam mudancas bruscas na disponibilidade de fatores nutricionais, como por exemplo a água, ou seja, ocorre uma dilatação ou contração dos vasos condutores adivindas de mudanças climaticas. Os aneis de crescimento são marcaçoes provenientes desse processo que simbolicamente podem representar anos de vida de uma planta.

Cambio Vascular: É um tecido formado por celulas meristematicas que sofreram o processo de desdiferenciação e é responsavel pela formação de tecidos secundarios como xilema e floema.

Felogenio: É um tecido formado por células merestematicas que sofreram desdiferenciação, também conhecida como cambio da casca. Este tecido da origem aos tecidos secundarios como suber e feloderma.

Os platelmintos são vermes achatados, com simetria bilateral e fotosensiveis, podendo ser parasitas ou de vida livre. Estes vermes são de maioria aquatico, encntrados também em meios terrestres. Na questão embriologia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com