TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento dos Trabalhadores Sem Terra

Por:   •  9/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST

Professor

Darli de Fátima Sampaio

Estudante

Allana Claudia Belon do Nascimento

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST não é algo novo na historia do Brasil, é uma continuidade das lutas históricas dos camponeses em nosso país, pois durante o Brasil Colônia grande foi à luta pelas terras que foi desenvolvida pelos índios e negros.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST é um movimento de ativismo político e social brasileiro de impulsão machista, pois teve origem na oposição do modelo militar, época em que surgiu em meados de 1970, mas só foi reconhecido como movimento social em 1984 criados por João Pedro Stédile sendo ele um dos maiores economistas brasileiros e defensor da reforma agrária.

No ano em que o movimento efetivamente foi criado, muitas famílias estavam deixando suas terras e se mudando para os grandes centros em busca de um maior desenvolvimento urbano e da industrialização, a partir de então o Brasil adentra em uma outra crise, onde muitos tentaram voltar para suas terras e outros optaram por continuar tentando nas cidades, nesta tensão os movimentos locais e regionais desenvolveram a luta pelas terras.

Neste mesmo ano apoiados pela comissão pastoral da Terra representando movimentos sociais Sindicatos dos Trabalhadores rurais e outras organizações se reuniram em Cascavel – PR para o primeiro encontro dos trabalhadores rurais sem terras, onde a palavra de ordem foi dada "Sem reforma agrária não há democracia".

Para efetivar o movimento foi colocado três principais objetivos.

  1. Lutar pelas terras.
  2. Lutar pela reforma agrária.
  3. Lutar por uma sociedade mais justa e fraterna.

Os grupos tinham como objetivo principal a reforma agrária, onde sua ação estava baseada nas ocupações de latifúndios improdutivos e também latifúndios onde os proprietários das terras deviam grande soma de valores de impostos ao Estado/Governo, estas terras eram chamadas de Terras Devolutas. Outro objetivo importante do movimento é as discussões sobre as transformações sociais no Brasil, principalmente àquelas no tocante à inclusão social. 

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST tinha como base jurídica uma prerrogativa Constitucional importante, denominada Função da Propriedade, segundo esta determinação toda propriedade grande que não atinge ou cumpre as funções sociais de fornecer alimentos ao mercado, deve ser destinada a reforma agrária, através disso as terras são invadidas e distribuídas futuramente aos integrantes dos grupos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST.

Os limites e obstáculos que o movimento enfrenta são as Politicas Públicas atreladas ao Agronegócio que são politicas que acaba desrespeitando a legislação ambiental, politicas também voltada á exportação como, por exemplo, do etanol, soja e entre outros. A bancada ruralista são aquele grupo de deputados muitas vezes não de um só partido mas sim de diversos que fecham as pautas em torno da questão rural e do latifúndio onde barram as reformas agrárias a todo instante. Outro obstáculo é a repressão contra os militantes dos movimentos, principalmente em lugares mais isolados do Brasil, há vários casos de militantes mortos a mandado dos fazendeiros que são donos das propriedades invadidas para intimidar os demais militantes, dessa forma o grupo luta para que os assassinos de trabalhadores rurais sejam punidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (61.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com