TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudança brasil

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 7

Saúde pública é um direito de todos e dever do estado

A muito já se sabe que saúde publica é um direito de todos e dever do estado fornecer e levar aos lugares mais remotos do país, uma saúde de qualidade que preserve a vida e busque melhorar a qualidade da mesma.

Atualmente vivemos numa época em que graças aos avanços tecnológicos muito se pode melhorar quanto aos tratamentos e prevenções de doenças e epidemias que no passado dizimou com milhões de vida como exemplo a malária que no inicio da colonização da região Norte, foi o que mais dificultou para a concretização dos projetos.

Através de medicações feitas para o tratamento de doenças como a malária, hanseníase e outras doenças fez com que pessoas pudessem ter a chance de melhorar sua qualidade de vida prolongando assim a expectativa da mesma, pois por mais que a saúde publica ainda seja deficiente no Brasil, podemos ver que ela revolucionou com o passar do tempo, a exemplo o tratamento do câncer que era muito difícil o hoje já facilitou o atendimento.    Atualmente na região norte em especial o estado de Rondônia desde 10/07/2012 conta com uma extensão do hospital do Câncer de Barretos, São Paulo batizado de Barretinho, esse hospital faz tratamento de quimioterapia e radioterapia, conta com especialistas que vem de Barretos / SP para fazer o atendimento a milhares de pessoas portadora da doença, onde as mesmas antes tinham que se deslocar para o Estado de São Paulo, hoje pode contar com um atendimento dentro do Estado que abrange toda a Região Norte, porém;

Nos hospitais e nos órgãos públicos, há diversos relatos dramáticos que envolvem a dificuldade para se contratar médicos, mas poucos se comparam à situação enfrentada Por Henrique Prata, gestor do Hospital do Câncer em Barretos uma das mais respeitadas instituições do país. Nem oferecendo um respeitado salario de 30 mil para seis profissionais que seriam enviados a Porto Velho em Rondônia, ele conseguiu os especialistas que procurava Henrique Prata explica: hoje oferecemos salários inicial de 18 mil por oito horas diárias de trabalho, mas não conseguimos gente para trabalhar esta mais fácil achar ouro do que médicos. FONTE (Istoé.com.br/reportagens acesso em 11.05.2014.)

Infelizmente ainda é difícil o atendimento oferecido pelo sistema único de saúde (SUS), pois como vimos além das dificuldades de se contratar médicos para as regiões mais distantes do centro do país, faltam equipamentos de qualidade, profissional para áreas especifica, ou seja, na maioria dos hospitais não a condições mínimas de realizar um bom atendimento, de se oferecer uma saúde de qualidade, muitas das vezes a falta de preparo é mesmo do próprio profissional que infelizmente trabalha sem ética nenhuma, como em um caso ressente mostrado em rede nacional, do medico que durante ao atendimento a uma paciente o mesmo jogava o jogo paciência no computador enquanto uma enfermeira realizava o atendimento que era de sua responsabilidade.

Outro fator que também dificulta o atendimento e melhorias na saúde é o fato da de que infelizmente hoje o Brasil vive um momento critico quanto a politica, pois cada dia que se passa, mas se descobre casos de corrupção desvio de verbas da saúde, educação.

Em novembro de 2011 a Policia Federal prendeu 8 deputados estaduais de Rondônia entre eles o presidente da Assembleia Legislativa Valter Araújo (PTB). Os mesmos são acusados do desvio de 15 milhões dos recursos do Sistema único de saúde (SUS).FONTE(www.em.com.br) acesso em 12.05.2014.

Recursos esses que deveriam ser aplicados em obras de saneamento básico, saúde indígena na compra de equipamentos, ou seja, investir numa infraestrutura que viesse a melhorar e viabilizar o acesso a saúde melhorando assim a qualidade de vida das pessoas, são levados por aqueles que são eleitos pelo próprio povo, que deveria lutar e buscar tais melhorias cumprindo com suas promessas feitas durante o período eleitoral infelizmente passam o tempo fraudando e sem duvidas criando projetos não para o bem ou melhoria da saúde , mas para que possam ter mais oportunidade para desviar e se enriquecer as custas do dinheiro publico. Enquanto isso os corredores dos hospitais continuam cheios e pessoas morrendo sem um atendimento digno.

No domingo 11.05.2014 o programa de televisão Fantástico da rede Globo revelou um grande esquema de corrupção no estado do Amapá de desvio de verbas publicas que deveria ser aplicados na saúde, o programas mostra ao mesmo tempo em que grava a reportagem pessoas com fraturas que deveriam a dias ter realizado cirurgias ainda aguardam atendimento, as mesmas estão no meio da rua protestando contra o mau atendimento e demora nos procedimentos médicos, um verdadeiro desrespeito à vida e ao cidadão.

Noticias como essa é cada vez mais comum não só na Região Norte, mas em todo o país fato esse que só confirma o descaso das politicas públicas brasileira, que na realidade não funciona como deveria, pois em um país onde a carga tributaria é exorbitante e existe uma grande arrecadação entorno dela, o mínimo que se poderia esperar como retorno àqueles que pagam e contribui em tudo que consome com altas taxas de impostos, é uma saúde pública digna e efetiva mesmo nos lugares mais remoto do país.

Já houve tentativas de melhorias nos atendimentos públicos por parte do próprio ministério da saúde buscando minimizar a revolta da população quando ao mau atendimento por parte dos profissionais.

Um novo projeto esta sendo debatido nos serviços de saúde o ´´Atendimento Humanizado´´. O atendimento humanizado significa atender o paciente com sorriso, ter um dialogo e um atendimento atencioso com o paciente, dar informações sobre a doença, e tratamento. Em 1995 houve uma publicação da revista Veja, matéria de capa, intitulada: UTI, o corredor da vida e da morte. A matéria chocou os profissionais da saúde, pois trazia depoimentos de pessoas que preferiam morrer a terem que se submeter a alguma terapia intensiva. Em 2000, o Ministério da Saúde, sensibilizado pelo número significativo de queixas dos usuários referentes aos maus tratos nos hospitais, tomou a iniciativa de convidar profissionais da área de saúde mental para elaborar uma proposta de trabalho voltada à humanização dos serviços hospitalares e de saúde. Estes profissionais constituíram um Comitê Técnico que elaborou um Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), com o objetivo de promover uma mudança de cultura no atendimento de saúde no Brasil. Infelizmente esse programa não atingiu 100% dos hospitais e policlínicas do Brasil. Esse numero de atendimento do programa Atendimento Humanizado ainda é pequeno e quase desconhecido pela população. Fonte de pesquisa : http://www.psiqweb.med.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com