TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mulheres em situação de violência doméstica e a intervenção do Assistente social

Por:   •  6/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA: Mulheres em situação de violência doméstica e a intervenção do Assistente social

JUSTIFICATIVA

 Ao longo dos meses presente no campo de estágio no Centro de Perícias Científicas, no setor Psicossocial, foi possível perceber o grande número de relatos de terceiros, relacionadas à violência doméstica contra a mulher. A partir dessa percepção surgiu a curiosidade de investigar até que ponto essas mulheres se calam diante da violência doméstica e a contribuição na construção de conhecimento para intervenção do profissional do Serviço Social. Lei Maria da Penha - Lei 11340/06 e Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 que cria mecanismos para prevenir a violência , indicam que o profissional em Serviço Social pode intervir e orientar para o enfrentamento da questão citada.

PROBLEMÁTICA

Apesar de existir mecanismos de defesa e combate á violência contra a mulher ainda existe um número considerável, ou seja, uma vagarosa diminuição do número de mulheres que ainda sofrem violência doméstica.  Dentre a maior parte dessas mulheres podemos identificar que dependem financeiramente dos companheiros e possuem filhos.

OBJETIVO GERAL

  • Verificar os fatores que levam a mulher se manter em silêncio diante da violência doméstica

OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Traçar o perfil das mulheres que sofrem violência;
  • Esclarecer sobre a relação vivida no âmbito familiar e social dessas mulheres;
  • Identificar as ações para encorajar as mulheres vítimas de violência, a não se calar diante do ato.

REFERENCIAL TEÓRICO: (Materialismo Histórico)

METODOLOGIA

 Será utilizada a pesquisa qualitativa exploratória, que para Gil (2008) “têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores”, pois se buscará informações acerca de um tema com pouco conteúdo produzido.

O método de abordagem da realidade a ser utilizado será o método dialético por ser o único a apreender a realidade dinâmica em sua totalidade, considerando influências politicas, econômicas, culturais e etc. Minayo nos diz que “a pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares”, relacionada aos significados das relações sociais e o que elas expressam enquanto realidade social. Deste modo, optou-se, pela mesma para o tratamento dos dados no presente estudo.

Para coleta de dados serão feitas entrevistas semiestruturadas que segundo a autora, tem a finalidade de “construir informações pertinentes para um objeto de pesquisa” combinando “perguntas fechadas e abertas, em que o entrevistado tem a possibilidade de discorrer sobre o tema em questão sem se prender à indagação formulada”. As entrevistas serão realizadascom os alunos, professores e o profissional de serviço social.

A análise de dados será feita com a técnica de interpretação que segundo Minayo nos permite ir além do material, buscando os significados e representações sociais contidas nas respostas a fim de relacionar os atores envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com