TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÃES E ADOLESCENTES E O DESMAME PRECOCE

Por:   •  1/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.045 Palavras (9 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 9

 MEMORIAL DESCRITIVO E ANALÍTICO DE ESTÁGIO (PRIMEIRA ETAPA – ESTÁGIO I)

MÃES E ADOLESCENTES E O DESMAME PRECOCE

Autor Simone Medeiros Gaia

Professor-Orientador: Fabiane Tocantins Sousa dos Santos

                                                                      CRESS Nº: 4491 da 1ª Região

 Professor-Tutor Externo: Adriane Goreti do Carmo e Silva

                                                                        CRESS Nº: 3743 da 1ª Região

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso/Habilitação (TURMA) – Estágio

dd/mm/aa

INTRODUÇÃO

Fui inserida para estágio supervisionado no período de 11 de julho a 23 de agosto, no Centro de Referência Integral da Saúde da Mulher e da Criança (CRISMC) com carga horaria de 130 horas.

O CRISMC tem a missão de garantir o direito de cidadania, de acordo com o Art. 2º da Constituição Federal que diz: “A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”.                    A Lei 8.080 de 19 de setembro de 1990 em seu § 1º diz: “É dever do Estado garantir a saúde, que consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem á redução de riscos de doenças e de outros agravos estabelecendo condições que assegurem acesso universal e igualitário ás ações e aos serviços para a sua promoção e recuperação”.

Acompanhei 40 atendimentos á crianças em situação de desmame precoce, filhos de mães adolescentes feitos pelo CRISMIC, durante o período de estágio, a partir de abordagens na busca de soluções e através de orientações e encaminhamentos aos departamentos competentes, que levaram a propôr um Projeto de Intervenção com o seguinte Tema: “MÃES ADOLESCENTES E O DEMAMAE PRECOCE”, visando alcançar os seguintes objetivos:

Garantir que todas as mães recebam as informações necessárias para o aleitamento materno, combater o uso de chupetas e demais acessórios que venham a interferir e propiciar o desmame precoce, buscar ações que visem erradicar o este problema, Mobilizar todos os recursos necessários para as ações, eles material ou humano, Intensificar ações que visem acompanhar, orientar e facilitar a chegada de informações ás mães usuárias, Intervir com ações que desenvolvam o conhecimento para contribuir, reforçar, capacitar, auxiliar, acompanhar, aprimorar, articular todos os segmentos para que alcancem os objetivos pretendidos.

Com este Projeto de intervenção,  pretendo mostrar a importância do aleitamento materno nos seis primeiros meses de vida, sendo a forma mais apropriada e ideal para a alimentação de uma criança, atendendo suas necessidades nutricionais, e favorecendo seu crescimento e desenvolvimento.

1 RELATO E ANÁLISE DO PROCESSO DE ESTÁGIO

Meu processo de estagio deu-se no período de 11 de julho a 23 de agosto, no Centro de Referência Integral da Saúde da Mulher e Crianças (CRISMC) com carga horaria de 4h diárias, de segunda a sexta, num total de 130horas, em 31 (trinta e um) dias.

A supervisão de campo estava sob a responsabilidade da Assistente Social Adriane Goreti do Carmo e Silva, CRESS Nº: 3743 da 1ª Região. O estágio supervisionado tem sido um momento de muita importância ao meu aprendizado, pois através dele estou tendo a chance de observar e conhecer a realidade social e a atuação da Assistência Social, adquirindo, assim, habilidade para poder exercer a profissão de forma responsável e capacitada.  

O CRISMC – Centro de Referencia Integral a Saúde da Mulher e da Criança, trabalha com a demanda de crianças e mulheres, sendo crianças de zero a 7 anos; mulheres grávidas e em situação ginecológica da zona urbana do Município de Cametá e municípios vizinhos.

O CRISMIC atua na área de saúde na atenção básica com objetivo de conceder um atendimento de qualidade á saúde da mulher e da criança. A maioria da população atendida pelo CRISMIC é de usuárias que buscam atendimento pré-natal e consultas infantis que estão inseridas nos programas de saúde oferecidos pela instituição:

PROAME (atende crianças de zero a dois anos e prioriza o aleitamento materno até o sexto mês de vida), PAISC (acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança de 06 meses até sete anos de idade), PRÉ-NATAL (Orienta e acompanha a gestante no Pré-natal e no pós-parto), PLANEJAMENTO FAMILIAR (orienta e acompanha a distribuição e o uso de métodos contraceptivos); PREVENÇÃO AO CANCER DE COLO DE UTERO (Coleta o material, encaminha para ser analisado em Belém, recebe e entrega o resultado) além de encaminhamentos externos referentes às redes de serviços do município.

Durante o Estágio, observo que todas as crianças e gestantes antes de qualquer atendimento profissional passam por uma avaliação de peso e estatura tendo em vista sua avaliação nutricional. Sendo que dos 180 casos de atendimento a crianças que acompanhei, 120 casos se referiam a problemas no aleitamento materno nos primeiros 02 (dois) anos de vida e desse total, 80 casos foram de desmame precoce nos primeiros 06 (seis) meses e as mães eram menor de idade.

O levantamento de demandas é uma importante ferramenta que permitia ao Assistente social, intervir no processo a partir das abordagens na busca de soluções, através de orientações e encaminhamentos aos departamentos competentes, a partir dai,  propus a fazer um Projeto de Intervenção com os seguintes objetivos:

Garantir que todas as mães recebam as informações necessárias para o aleitamento materno,

Combater o uso de chupetas e demais acessórios que venham a interferir e propiciar o desmame precoce,

Buscar ações que visem erradicar o desmame precoce,

Mobilizar todos os recursos necessários para as ações sejam eles material ou humano,

Intensificar ações que visem acompanhar, orientar e facilitar chegada de informações as mães usuárias,

Intervir com ações que desenvolvam o conhecimento para contribuir, reforçar, capacitar, auxiliar, acompanhar, aprimorar, articular todos os segmentos para que alcancem os objetivos pretendidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (157.1 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com