TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos De Lavra Aplicados à Extração De Rochas Ornamentais

Monografias: Métodos De Lavra Aplicados à Extração De Rochas Ornamentais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 3

Tema: Métodos de Lavra Aplicados à Extração de Rochas Ornamentais

Responda as questões em papel destacado para ser entregue ao professor.

1) Para você, para que serve um artigo científico?

R= Serve para ser debatido, discutido, sendo um texto que apresenta um caráter bastante resumido, sintético e conciso da ideia fundamentadora, e deve apresentar adequadamente os objetivos, a metodologia utilizada e os resultados encontrados

2) Segundo o artigo estudado, apesar de a extração de rochas ornamentais ter se crescido bem no Brasil na última década, o desenvolvimento de tecnologias e mesmo a aplicação das já existentes não ocorreram no mesmo ritmo do crescimento da produção no setor.

a) Segundo o artigo, quais tem sido as dificuldades das pequenas mineradoras para acompanharem esta evolução tecnológica?

R= Seria na falta de capital para investimento, uma vez que a contratação de serviços de consultorias voltados para aspectos como por exemplo desenvolvimento tecnológico de equipamentos, os métodos de pesquisa geológica e caracterização tecnológica, etc, possuem um alto custo.

b) Você concorda?

R= Sim

c) Existiriam outros fatores? Quais?

R= Sim, como talvez na falta de uma melhor formação dos funcionários ou no nível baixo de conhecimentos em que até mesmo os engenheiros, técnicos possuem, na falta de treinamentos da empresa, do funcionário saber apenas trabalhar na sua função, etc.

3) Dada a afirmação contida em outro artigo:

“... A cadeia produtiva das rochas ornamentais apresenta-se bem fragmentada, de forma que os profissionais que nela trabalham são extremamente especializados em funções isoladas e apenas atuam nessas funções. Não há necessidade de buscar formação de forma integrada. Por exemplo, um profissional que trabalha com pesquisa nada precisa saber sobre métodos de lavra e muito menos sobre marketing e comercialização...”.

José Cocada , 29/02/2013.

Extraia do artigo uma afirmação que desminta J. Cocada.

R= “Segundo Chiodi Filho (1995), a realização de negócios com rochas ornamentais pressupõe o conhecimento integrado de todos os segmentos de atividades, tanto de pesquisa geológica, caracterização tecnológica e lavra, quanto de transporte, beneficiamento, marketing e comercialização.”

4) Basicamente, do que é composta a pesquisa de rochas ornamentais?

R= 1 - Estudos bibliográficos como:

- Fisiografia (morfologia, vegetação, drenagem e clima, infraestrutura local, etc);

- Infraestrutura local (acessos, energia elétrica, comunicação, água, mão de obra, oficinas, proximidade de portos e centros consumidores, etc);

- Geologia regional

- Unidades de Proteção Ambiental;

- Etc.

2 - Trabalhos técnicos como:

- Reconhecimento local;

- Levantamento topográfico;

- Mapeamento geológico e estrutural;

- Amostragens;

- Caracterização tecnológica (desgaste, impacto, alterabilidade, dilatação térmica, resistência à flexão e compressão axial);

- Análise petrográfica;

- Análises geofísicas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com