TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS

Trabalho Universitário: NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  3.167 Palavras (13 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 13

Centro Universitário Anhanguera de Santo André

Graduação em Ciências Contábeis

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (ATPS)

NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS

Um estudo realizado sobre a Gestão de Risco Atuaria e Fundos de Pensão: Risco Atuaria.

Santo André, SP

2013

NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS

Um estudo realizado sobre a gestão de risco atuaria, fundos de pensão e seguros gerais.

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada ao Centro Universitário Anhanguera de Santo André como exigência parcial para a aprovação na disciplina Noções de atividades atuarias do curso de graduação em Ciências Contábeis.

Orientador:

Prof.(a) Angelo

Santo André, SP

2013

FOLHA DE APROVAÇÃO

Noções de Atividades Atuariais: Um estudo realizado sobre Gestão de Risco Atuaria, Fundos de Pensão e Seguros Gerais (Graduação em Ciências Contábeis) – Centro Universitário Anhanguera de Santo André, 2013.

A banca examinadora dos trabalhos de conclusão, em sessão pública realizada a

_____ / ______ / _______ , considerou o (a) candidato (a):

( ) Aprovado(a) ( ) Reprovado(a)

________________________________________________________________

Coordenador do Curso

Banca Examinadora:

________________________________________________________________

Prof (a) Angelo

Orientador

SUMARIO

INTRODUÇÃO 1

RESOLUÇÃO CFC Nº 1282/10 2

A GESTÃO DE RISCO ATUARIAL 3

ARTE DE ADMINISTRAR RISCOS 4

RISCO ATUARIAL EM FUNDOS DE PENSÃO 5

PREVIDENCIA PRIVADA 6

SEGURO DE VIDA 7

CONCLUSÃO 8

REFERENCIAS 9

INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é fornecer informações e dados comparativos dos riscos atuariais, fundos de pensão e planos de previdência social.

Tais estudos que eram destinados a entidades voltadas para a aposentadoria e pensões passaram a ser utilizados na área de seguros

As ciências atuariais ou atuária tem como características o conhecimento que analisa os riscos e expectativas financeiras e econômicas, na administração de seguros e pensões.

Os métodos mais tradicionais são baseados em teorias econômicas, envolvendo análises na manipulação de dados na área empresarial. Atuaria é uma área de conhecimento multidisciplinar, onde o domínio de conceitos em administração, contabilidade, matemática, estatísticas e financeiras, são fundamentais para o entendimento dos modelos atuariais mais elementares.

A área de seguros expandiu a abrangência do estudo atuarial, e a inserção cada vez mais frequente das empresas de seguro e pensão no mercado financeiro, o que fez com que a ciência atuarial se especializasse cada vez mais em campos econômicos e financeiros. Com isso, as empresas seguradoras passaram a oferecer programas de seguro de vida e outras especializações, o que gerou cada vez maior necessidade do desenvolvimento das ciências atuariais.

O estudo da ciência atuarial divide-se em dois ramos: O Vida e o Não Vida. O primeiro trata das questões de longo prazo, como aposentadorias, pensões e seguros.

O segundo esta relacionada a características de curto prazo, como os seguros de automóveis e responsabilidade civil.

As origens da atuaria nada mais é que a remontagem das primeiras preocupações em criar garantias aos indivíduos e se estudar o nascimento e a morte das pessoas.

RESOLUÇÃO CFC Nº 1282/10

Em meados de maio de 2010 houve uma atualização na Resolução CFC 750/93 para a Resolução CFC 1282/10, com o intuito de assegurar a aplicabilidade correta das normas de contabilidade.

Com a harmonização dos dois documentos vigentes (Resolução do CFC nº 750/93 e NBC T1), a nomenclatura da denominação Princípios Fundamentais de Contabilidade foi alterada para Princípios de Contabilidade, garantindo a adequada aplicação das Normas Brasileiras de Contabilidade sobre o Principio de Contabilidade. Os Princípios de Contabilidade são obrigatórios para a execução da profissão contábil, e devem ser seguidos sob toda e qualquer circunstancia, pois eles são os alicerces da ciência contábil, que nos auxiliam no desenvolvimento profissional e cientifico de nossa área.

Várias modificações foram feitas frente aos novos Princípios de Contabilidade considerando que a Resolução CFC 750/93 foi e continua sendo referencia para outros organismos normativos e reguladores brasileiros. Os novos princípios de contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com