TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nanotecnologia

Exames: Nanotecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

A nanotecnologia é aplicada no meio ambiente para melhorar a sustentabilidade nos processos de produção negativos ou seja que tenham impacto ambiental. Nanotecnologia verde é descrita como o desenvolvimento de tecnologias limpas que minimizam potenciais riscos ambientais e de saúde humana. Incentiva a substituição de itens existentes por novos nano-produtos com menor ciclo de vida.

Primeiro objetivo da nanotecnologia verde é a produção de nano-materiais sem prejudicar o meio ambiente ou saúde humana e a fabricação de nano-produtos que oferecem soluções para os problemas ambientais, utilizando princípios existentes de química e engenharia verde ou seja sem ingredientes tóxicos, com baixas temperaturas, usando menos energia e insumos renováveis sempre que possível, além do pensamento de ciclo da vida em todas as fases de concepção e engenharia. Tem aplicação ambiental para viabilizar os processos de produção atuais à produção de materiais e produtos ecológicos. Por exemplo, em nano-escala, membranas podem ajudar a separar produtos por reações desejados a partir de materiais de resíduos químicos, os catalisadores de nano-escala podem fazer reações químicas eficientes com menos desperdício, através de sensores que formam parte de sistemas de controle de processo, trabalhando com informação nano-habilitada e usando métodos alternativos de energia que tornam possíveis processos de fabricação verde.

O segundo objetivo envolve o desenvolvimento de produtos que beneficiam o meio ambiente. Nano-materiais podem limpar resíduos perigosos, dessalinizar água, monitorar poluentes ambientais, entre outras funções. Nano-compósitos leves para automóveis e outros meios de transporte podem economizar combustível e reduzir os materiais utilizados na produção. A nanotecnologia permitiu desenvolvimento dos diodos emissores de luz,

reduzindo a poluição de geração de energia e ajuda a conservar combustíveis fósseis. Autolimpeza em nano-escala traz revestimentos de superfície que poderiam reduzir ou eliminar a presença de produtos químicos de limpeza utilizados em rotinas de manutenção regulares.

A vida útil da bateria pode levar ao uso de menos materiais e resíduos. Nanotecnologia verde tem visão ampla de sistemas de nano-materiais e produtos, assegurando que as consequências imprevistas sejam minimizadas aos impactos esperados ao longo do ciclo de vida.

Células Solares

Um grande projeto que está sendo trabalhado é o desenvolvimento da nanotecnologia em células solares, mais eficientes quando ficam finas com energia solar como recurso renovável. A nanotecnologia está usada para fornecer revestimento de desempenho melhorado para painéis solares térmicos. Propriedades hidrófobas e de autolimpeza se combinam para criar eficientes painéis, em especial durante o mau tempo.

Tratamento De Água

Nanotecnologia oferece potencial de novos nano-materiais para o tratamento da superfície da água, águas subterrâneas e residuais contaminadas por tóxicos metálicos, microrganismos solutos orgânicos e inorgânicos.

Bioengenharia é também vista como técnica promissora para atingir as metas de química verde. Certo número de produtos químicos pode ser sintetizado em organismos. O termo foi cunhado por Paul Anastas, em 1991.

Paul Anastas, em seguida, da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, e John C. Warner, desenvolveram 12 princípios da química verde que ajudam a explicar definição na prática. Os princípios abrangem conceitos como:

• Concepção de processos para maximizar a quantidade de matéria-prima que acaba no produto;

• Concepção de processos de eficiência energética;

• Melhor forma de eliminação de resíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com