TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO SALA DE LEITURA E ESCRITA: Um país se forja com homens e livros

Por:   •  17/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 8

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PROJETO SALA DE LEITURA E ESCRITA: “um país se forja com homens e livros”

Projeto apresentado pela Auxiliar da Sala de Leitura do período matutino para integrar no Projeto Político Pedagógico da Escola xxxxx

Goiânia

2010

  1. INTRODUÇÃO

A democratização da informação deve ou deveria estar ao alcance de todos. Nem todas as crianças e jovens que chegam à escola tiveram as mesmas oportunidades de viver experiências com livros e bibliotecas. Neste projeto destaca-se a importância da biblioteca como espaço de ensino-aprendizagem. É importante notar que a Sala de Leitura não substitui a sala de aula, mas entre ambas há uma relação de complementaridade e solidariedade que, desenvolvida, só faz crescer nos alunos e nos professores a intimidade com os livros. Sua função é facilitar a leitura, não importa em que suporte ela se apresente tais como: murais de avisos, mostra de texto de alunos, professores ou funcionários, ou ainda artigos interessantes em destaque, cartazes com novidades e recomendações, etc. São inúmeras as possibilidades de trabalho cultural da biblioteca: clubes de leitura, rodas de leitura, leituras itinerantes, concursos literários, criações de impressos, campanhas, parcerias com a saúde, descobertas da matemática, debates, varais de poesias, conhecendo escritores e outras tantas atividades. Por outro lado, os professores podem levar mais os seus alunos à biblioteca, propondo atividades que reúnam diferentes disciplinas, orientando sobre o uso de dicionários e enciclopédias, ensinando a fazer resumos, orientando sobre o acesso às estantes juntamente com a Auxiliar da Sala de Leitura. Temos também como proposta a conscientização de que a biblioteca não é somente um espaço para leitura, mas também de escrita.

Será desenvolvida também neste ano uma organização do acervo de acordo com as normas biblioteconômicas.

  1. JUSTIFICAFIVA

Por diversos motivos, principalmente de ordem econômico-social, a maioria de nossa população não é de leitores. Assim, a escola torna-se o local apropriado onde se pode incutir na criança ou no jovem o hábito de ler.

O processo de formação do pesquisador juvenil através da prática da pesquisa escolar depende do uso das fontes de informação, do papel da biblioteca, do papel do professor, do papel da família, da influência dos colegas e do projeto pedagógico da escola. A biblioteca precisa ter a finalidade que não seja simplesmente a de um depósito de onde se retiram livros que depois são devolvidos. Por isso, temos como proposta trazer autores para conversar, discutir livros, formar círculos de leitores, reunir grupos de alunos interessados num personagem, num autor ou num tema. A Sala de Leitura funciona como uma ponte entre o ambiente escolar e o mundo externo, visto que há muitas crianças e adolescentes que não tem livros em casa e só lê o que o professor pede. Eles não têm com quem comentar.

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL

Tornar a sala de leitura um ambiente vivo e prazeroso na escola e não como espaço para punições ao aluno indisciplinado.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Transformar a sala de leitura em ponto de encontro para a fruição da leitura;
  • propor aos docentes e aos discentes o reconhecimento da pesquisa como elemento de construção do saber;
  • orientar os alunos a realizarem a pesquisa escolar com os diferentes tipos de material bibliográfico existentes;
  • orientar os alunos sobre a importância das anotações das fontes bibliográficas em seus trabalhos escolares;
  • proporcionar oportunidade de encontro entre leitores;
  • incentivar ludicamente o gosto pela leitura através do ato de contar histórias;
  • possibilitar interação com o texto;
  • estimular a circulação dos acervos nos espaços biblioteca e sala de aula;
  • saber trabalhar em grupos com produtividade, solidariedade, alegria e respeito;
  • praticar o trabalho de sensibilização junto a professores para valorizar a biblioteca, tornando-a um apoio ao planejamento das aulas bem como ao desenvolvimento da leitura e da pesquisa escolar.
  1. AÇÕES E ESTRATÉGIAS
  1. VOCÊ COMO INVESTIGADOR NA BIBLIOTECA

Pesquisa é uma investigação. Quem pesquisa está procurando, basicamente, conhecer a verdade, adquirir e ampliar as informações que possui sobre determinado assunto. Os professores devem informar o roteiro aos alunos e avisar com antecedência a auxiliar da sala de leitura para preparar os materiais necessários para a pesquisa. Um bom planejamento de uma pesquisa é simples. Basta seguir os seguintes passos:

  1. Definir os objetivos da pesquisa: para que ela será feita? Para um trabalho escolar, para criar um texto, desenho ou escultura, para conhecer o assunto e poder escrever um livro?
  2. Determinar quem vai fazer a pesquisa: será individual? Se for em grupo, o assunto será dividido entre os membros do grupo? Ou todos pesquisarão a mesma coisa?
  3. Definir os prazos de pesquisa: em quanto tempo ela será feita? Quando que tem de terminar?

A auxiliar cuida da questão de definir as fontes que serão usadas. Encontrando o material de pesquisa para o aluno, ela o orienta a ler o sumário ou o índice e escolher a parte que pode ser útil ao seu trabalho.

Já foi observado uma certa dificuldade dos alunos à pesquisa em enciclopédias e dicionários. Muitos não sabem nem por onde começar. Por isso que é evitado levar ao aluno o material que ele deseja já aberto pronto para a pesquisa. Ele que é o investigador na biblioteca. A auxiliar somente o orientará.

É importante os professores estabelecerem que no final do trabalho escrito haja a organização da bibliografia consultada  sob o título Referências Bibliográficas, em ordem alfabética, respeitando as convenções técnicas de normalização bibliográfica.

A fórmula para se indicar um livro tem como referência o nome do autor, e é a seguinte:

ÚLTIMO SOBRENOME, Nome. Título do livro; subtítulo. Número da edição. Cidade: editora, ano. Número de páginas ou volume. (Nome e número da Série ou Coleção)

As indicações de enciclopédias, dicionários, revistas, filmes, etc. obedecem a essa mesma fórmula, com maiores ou menores variações. Mas se os alunos encontrarem dificuldades nestas regras poderão contar com o apoio da Auxiliar da Sala de Leitura, pois esta além de disponibilizar exemplos de referências bibliográficas, ela poderá auxiliar elaboração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (244 Kb)   docx (107.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com