TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nomina Anatomica

Casos: Nomina Anatomica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 5

1. NÔMINA ANATÔMICA

“Anatomia humana é a ciência que se dedica à estrutura do corpo humano. O termo anatomia deriva da palavra grega que significa “cortar em partes”; realmente, antigamente, a palavra anatomizar era mais comumente usada do que a palavra dissecar” (GRAAFF, 2003, p.02).

2. Planos e Eixos de Simetria

“A fim de visualizar e estudar a disposição estrutural dos vários órgãos, o corpo pode ser seccionado e diagramado de acordo com os três planos fundamentais de referencia: um plano sagital, um plano frontal (coronal) e um plano transversal. Um plano sagital se estende verticalmente ao longo do corpo dividindo-o em partes direita e esquerda. O plano sagital mediano é o plano sagital que passa longitudinalmente ao longo do plano mediano do corpo, dividindo-o igualmente em metades direita e esquerda. O plano frontal ou coronal, também passa longitudinalmente e divide o corpo em partes anterior (frontal) e posterior (dorsal). Planos transversais, também chamados horizontais, ou secções transversas dividem o corpo em partes superior e inferior” (GRAAFF, 2003, p.33).

“Na posição anatômica, o corpo está ereto, os pés paralelos, os olhos dirigidos para diante, os membros superiores aos lados do corpo com as palmas das mãos voltadas para diante e os dedos apontando diretamente para baixo” (GRAAFF, 2003, p.33).

3. Movimentos do Corpo Humano

3.1 Movimentos Angulares

“Os movimentos angulares aumentam ou diminuem o ângulo da articulação produzido pelos ossos que se articulam. Os quatro tipos de movimentos angulares são flexão, extensão, abdução e adução” (GRAAFF, 2003, p.207).

Flexão

“Flexão é o movimento que diminui o ângulo da articulação no plano Antero- posterior. Dobrar o cotovelo ou o joelho são exemplos de flexão. A flexão da articulação do cotovelo é um movimento para diante, enquanto que a flexão do joelho é um movimento para trás. As flexões do tornozelo e do ombro são um pouco mais complicadas. Na articulação do tornozelo, a flexão ocorre quando a face superior (dorso) do pé é levantada. Este movimento é frequentemente chamado de dorsiflexão. Pressionar o pé para baixo (como andar nas postas dos dedos) é chamado de flexão plantar. A flexão da articulação do ombro consiste em elevar o braço anteriormente a partir da posição anatômica, como apontar para diante” (GRAAFF, 2003, p.207).

Extensão

“Na extensão, que é o reverso da flexão, o ângulo da articulação é aumentado. A extensão retorna uma parte do corpo para a posição anatômica. Em uma articulação em extensão, o ângulo entre os ossos que articulam é de 180°. Uma exceção é a articulação do tornozelo, em que há um ângulo de 90°entre o pé e a perna na posição anatômica. Exemplos de extensão são as retificações das articulações do cotovelo ou do joelho a partir da posição de flexão. A hiperextensão ocorre quando uma parte do corpo é estendida além da posição anatômica de forma que o ângulo da articulação seja maior do que 180°. Um exemplo de hiperextensão consiste em dobrar o pescoço inclinado a cabeça para trás, como se estivesse olhando para o céu” (GRAAFF, 2003, p.207).

Abdução

“Abdução é o movimento de uma parte do corpo afastando-se do eixo principal do corpo, ou afastando-se do plano sagital mediano, em direção lateral. Este termo comumente se aplica ao braço ou perna, mas também pode se aplicar ao dedos da Mao ou do pé, no qual a linha de referencia é o eixo longitudinal do membro. Um exemplo de abdução é o movimento dos braços lateralmente afastando-se do corpo. A separação dos dedos uns dos outros é outro exemplo” (GRAAFF, 2003, p.207).

Adução

“Adução, o oposto de abdução, é movimento de uma parte do corpo aproximando-se do eixo principal do corpo. Na posição Anatômica, os braços e a pernas forma aduzidos em direção ao plano sagital mediano do corpo” (GRAAFF, 2003, p.207).

3.2 Movimentos Circulares

“Nas articulações que permitem movimentos circulares, um osso com uma superfície arredondada ou oval articula-se com a correspondente depressão do outro osso. Os dois tipos básicos de movimentos circulares são rotação e circundução” (GRAAFF, 2003, p.207).

Rotação

“Rotação é o movimento de uma parte do corpo ao redor de seu próprio eixo. Não há nenhum deslocamento lateral durante este movimento. Exemplos são o ato de virar a cabeça de um lado para outro lado, como se estivesse gesticulando “não”, e torcendo a cintura” (GRAAFF, 2003, p.209).

“Supinação é uma rotação especifica do antebraço de forma que a palma da Mao volta-se para diante (anteriormente) ou para cima (superiormente). Na posição anatômica, o antebraço já esta em supinação. Pronação é o oposto de supinação, é um movimento rotacional do antebraço de forma que a palma está dirigida para trás (posteriormente) ou para baixo (inferiormente)” (GRAAFF, 2003, p.209).

Circundução

“Circundução é o movimento circular de uma parte do corpo ao descrever no espaço a forma de um cone. A extremidade distal executa o movimento circular e a fixação proximal atua como um pivô. Este tipo de movimento é possível nas articulações do tronco, ombro, punho, metacarpofalângicas, quadril, tornozeloe metatarsofalângicas” (GRAAFF, 2003, p.209).

3.3 Movimentos Especiais

“Quando os termos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com