TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização Morfológica Anatômica (interna)

Tese: Caracterização Morfológica Anatômica (interna). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  Tese  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O solo que é uma coleção de corpos naturais, constituídos por partes sólidas, líquidas e gasosas, tridimensionais, dinâmicas, formadas por materiais minerais e orgânicos que ocupam a maior parte do manto superficial das extensões continentais do nosso planeta. Quando examinados a partir da superfície consistem de seções aproximadamente paralelas - denominadas horizontes ou camadas - que se distinguem do material de origem inicial, como resultado de adições, perdas, translocações e transformações de energia e matéria (EMBRAPA, 2005).

O Solo apresenta características externas próprias que precisam ser estudadas e descritas com critério. Tradicionalmente, o estudo da morfologia do solo refere-se á descrição daquelas propriedades detectadas pelos sentidos da visão e do tato, como, por exemplo: cor, textura, estrutura, porosidade, consistência, transição entre horizontes. O exame de campo revela muitas feições que permitem interferências que nem sempre podem ser obtidas a partir de análises laboratoriais. Isto porque partes integrantes do solo nem sempre são preservadas na amostra (SANTOS, 2005).

Através deste conceito no dia 17/01/2012 realizou-se um estudo de campo nas proximidades do Campus da Universidade, onde a princípio foi analisado um solo já modificado pela ação do homem (FIGURA 01) onde esta feita pelo professor com a finalidade de mostrar como é feita a pedologia deste solo. Foi feita a limpeza deste perfil de 40 cm de largura a 10 cm de profundidade, onde identificou-se o horizonte A, a amostra deste horizonte se desfaz facilmente, tem sua estrutura em grão, poroso, com pouca pegajosidade (presença de argila), sendo possível moldar e com tons de cores escuras devido à presença matéria orgânica, sendo assim de estrutura fraca, granular, pequena. Já o Horizonte B mostrou-se mais coeso, mais fácil de fragmentar, com predominância de minerais, muito argiloso, plástico e com pouca quantidade de areia, porém ainda nota-se certa aspereza e apresentava tons vermelho-amarelo, sendo de estrutura moderada, granular, pequena. Logo após o estudo deste perfil de solo escolhido pelo professor foi feita analise de outro perfil próximo ao primeiro onde este não sofreu tanta modificação da atividade do homem como no primeiro assim como material de origem diferente.

Desta forma, o presente trabalho pretende mostrar através a analise deste segundo perfil de solo escolhido pelo grupo sob a orientação do professor Caio, identificar as descrições de horizontes, bem como as características morfológicas do solo: cor, textura, estrutura, porosidade, cerosidade, transição de horizontes, dentre outras; com o objetivo de fazer a classificação deste solo, a partir da percepção sensorial realizada no perfil.

1. Caracterização Morfológica Anatômica (interna)

A descrição do solo no campo compreende o registro das suas características, através do estudo e do exame do seu perfil em seu meio natural. A descrição completa do solo, a ser feita quando do seu estudo no campo, deve incluir a delimitação dos horizontes e camadas com identificação e registro das características morfológicas de cada um individualmente, caracterizando transição entre horizontes ou camadas, profundidade e espessura, cor, textura, estrutura, consistência e demais características, cujas conceituações são apresentadas em seguida. Após a descrição procede-se a coleta de amostras. IBGE (2007 Pág. 33).

1.1 Análise de Solos

Foi realizada a análise de dois perfis de solo, com distância de aproximadamente 150 metros. Foram utilizados para esta análise os seguintes materiais:

_Enxada;

_Facão;

_Fita métrica;

_Lupa;

_Saco plástico;

_Câmera fotográfica;

_Água.

1.2 Seleção e Limpeza do perfil

O professor Caio primeiramente demonstrou como é realizada a correta forma da limpeza e do corte do perfil, sendo o mais cuidadoso possível.

As amostras a serem coletadas e examinadas seriam observadas e entendidas a partir das sensações visuais e táteis dos alunos, não passariam por análises laboratoriais.

Foram analisadas duas áreas com respectivos perfis distintos, sendo o primeiro perfil analisado pelo Professor Caio, com o intuito de mostrar o correto procedimento da análise do perfil.

FIGURA01: Foto do primeiro perfil indicado pelo professor.

1.3 Determinação dos horizontes

A escolha do local onde seria feito o corte do perfil foi determinada pelo Professor Caio, arbitrariamente os alunos escolheram mais especificamente onde seria demarcado o perfil do solo.

É arbitrário classificar os horizontes em A, B e C por se tratar de uma análise superficial, não sendo possível determinar com total certeza os horizontes, mas utilizando de conhecimentos adquiridos ao longo do curso e recorrendo a percepção sensorial foram estimados os horizontes.

O respectivo perfil escolhido obtinha cerca de 314 cm de altura, esse perfil de solo apresentou a camada de Horizonte A de aproximadamente 0 a 20 cm com material orgânico decomposto.

Entre os horizontes A e B, observou-se uma faixa de transição de aproximadamente 15cm, sendo esta considerada difusa.

A primeira transição chamou-se AB com cerca 20 a 50 cm.

Outra transição notável no perfil denominou-se BA com espessura de 50 a 70 cm.

O Horizonte B1 com cerca de 70 a 190 cm, possui aspecto pegajoso, muito plástico, cor amarelo-vermelho.

Na decorrência do Horizonte B1 notou-se um outro solo que seria o Horizonte B2 com cerca de 190 a 250 cm.

O Horizonte C apresentou sensação de sedosidade com presença de concreções de quartzo e espessura de aproximadamente 250cm até determinação final do perfil.

É importante ressaltar que, as medidas feitas tanto do perfil e seus possíveis horizontes foram realizados em declividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com