TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novo Perfil de Morador de Rua

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 2

Novo Perfil de Morador de Rua

O assunto “ morador de rua” é bem amplo, afinal são inúmeras pessoas, inúmeras historias e inúmeros motivos, são pessoas que quase sempre são negadas pela sociedade, e sendo assim perdem a esperança de sair daquela situação.

São muitos fatos que tem como recorrência esse assunto, por exemplo: abandono, álcool e drogas são fatores que acontecem na vida de algumas pessoas, que fazem com que as mesmas se tornem moradores de rua, Aldaíza, coloca uma hipótese também que a exclusão social e econômica ainda é a grande vilã, porém ao ponto de vista de outras pessoas, esse não é um motivo tão “grande”.

Porém, existem fatores que muitas pessoas não pensam quando o assunto é esse , que seria : distúrbios psicológicos e psiquiátricos, demissão do trabalho (que resulta na perda de moradia por falta de pagamento de aluguel), ex-presidiários que não conseguem se estabelecer ao deixar a prisão, a separação conjugal, o falecimento de um familiar próximo ou ate mesmo expulsão ou abandono do convívio familiar , que interfere diretamente ou indiretamente na vida das pessoas que tomam essa atitude de morar na rua.

As pessoas estão cada dia mais, procurando e tentando buscar novos métodos para que essa situação de moradores de rua acabe ou pelo menos amenize. Em São Paulo já tem desenvolvidos programas de acolhimento e instalação de albergues em alguns pontos da cidade, que estão espalhados pela mesma.

Entretanto, os programas mais eficientes são aqueles que buscam a integração social dos moradores de rua por meio de projetos que incentivem a criação de cooperativas de trabalho.

Com tudo isso, pode-se concluir que esse assunto, faz com que nós possamos pensar mais sobre esta situação de cada um desses indivíduos que vivem em intenso processo de exclusão social, afinal para mudar essa situação será necessária uma modificação de políticas públicas tanto na forma federal, estadual quanto municipal, também tem que focar nos assuntos como o da saúde, educação, assistência social, habitação, renda e emprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com