TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COTIDIANO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL

Por:   •  27/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.500 Palavras (14 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

POLO JOÃO CÂMARA/ RN

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

ADRIANA CÂNDIDO DOS SANTOS SILVA

CARLA DANIELE DE ARAUJO MACEDO SOUZA

“O COTIDIANO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA”

JOÃO CAMARA/RN

2021

ADRIANA CÂNDIDO DOS SANTOS SILVA

CARLA DANIELE DE ARAUJO MACEDO SOUZA

“O COTIDIANO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA”

                                                                                                Trabalho Interdisciplinar em grupo apresentado à Universidade Unopar, como requisito parcial das disciplinas: Administração e Planejamento em Serviço Social; Comunicação na Prática do Assistente Social; Ética Profissional e Serviço Social; Fundamentos das Políticas Sociais e Políticas Sociais; Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III.

Professores: Amanda Boza Gonçalves; Nelma Galli; Patricia Soares Alves da Silva; Paulo Sérgio Aragão.

JOÃO CAMARA/RN

2021

A prática no serviço Social conta bem mais que a teoria, e a profissão para quem não dá nada é porque não conhece a realidade. Como profissional da área devemos saber andar lado a lado do “certo que errado e o errado que certo”.

(José Prado Júnior)

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO        5

2 - O COTIDIANO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA        7

3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

4 - REFERÊNCIAS        14

1 - INTRODUÇÃO

Como se sabe a COVID – 19 surgiu no final de 2019 na China, no inicio de 2020 o Brasil ficou em estado de alerta com o surgimento das primeiras pessoas infectadas pelo vírus, desde então, a sociedade passou a enfrentar grandes desafios de desordens sociais, no qual, a população precisou incitar-se para cumprir o isolamento social, a fim de preservar a saúde pública. Para tanto, de forma simultânea tornou-se extremamente necessário encontrar soluções para diminuir os impactos sociais e econômicos difluentes do contexto atual. Visto que, a pandemia de Coronavírus que atingiu o mundo trouxe consigo diversas consequências sociais e econômicas.

No Brasil, devido aos grandes transtornos causados pela pandemia muitas questões sociais se agravaram, uma das áreas mais afetadas foi o elevado índice de desemprego, perda da renda dos trabalhadores informais, maior dificuldade de acesso à geração de renda e qualificação profissional, causando consequências  irreparáveis para a sociedade. Essa mudança brusca na dinâmica social afetou intensamente o Sistema Único da Assistência Social - SUAS, voltando a Política de Assistência Social para uma dinâmica  de  atendimentos  mais  pontuais e imediatos, remetendo a uma cultura do assistencialismo.  

Diante desse cenário, foi preciso medidas sanitárias mais rígidas para conter a auto contaminação da população, para isto foi necessário extremas medidas de isolamento social, com isto trouxe grandes consequências no setor econômico paralisando, assim o mercado e a economia mundial, obedecendo aos decretos governamentais a ordem era fechar quase tudo como medida de evitar a proliferação odo vírus, como: as escolas, igrejas, bares lojas... Mantendo o funcionamento apenas dos serviços vistos como essenciais como as farmácias e supermercados e entre outros.

Pensando nisto o serviço de Assistência social esta entre os serviços considerados como essenciais o atendimento a população em situação de vulnerabilidade, consonante como decreto do presidente de nº 10.282/2020.                                                      

O presente trabalho tem o objetivo de descrever a atuação do assistente social em tempos de pandemia, com foco nos direitos sociais e políticas sociais, abordando o processo de trabalho na área da Assistência Social. Podemos afirmar que nesse estado de calamidade pública a  atuação profissional  do serviço  social  é fundamental para que a população tenha acesso aos serviços de saúde, assistência e previdência social, além de benefícios eventuais que serão primordiais para a manutenção da vida da população mais carente. A luta por uma sociedade mais justa e igualitária continua e é nesse momento, que não se pode recuar, mais seguir na luta pela defesa da vida.

No decorrer do trabalho buscaremos abordar a importância da atuação doe assistente social e os desafios enfrentados corriqueiramente em tempos de pandemias e como lhe dar com o acirramento das desigualdades sociais o aumento da pauperização no Brasil, a falta de acesso aos direitos sociais como: moradia, trabalho e o acesso a alguns direitos sociais consagrados pela constituição. O enfrentamento da pandemia trouxe a tona a importância do serviço social nesse contexto e sua autonomia e atuação profissional mesmo ligado a uma política pública, numa atuação fortemente direcionada para os benefícios eventuais e emergenciais do momento enfrentado. Porém, sem um planejamento eficaz não há como atrair resultados significativos, pois é necessário um trabalho condizente com a realidade existente para que possa superar a situação de vulnerabilidade social.

Portanto, a pandemia afetou fortemente toda a sociedade especialmente os menos favorecidos e a rotina dos trabalhadores do SUAS, gerando incertezas e  inseguranças entre a missão de atender os usuários e as dificuldades de estar exposto ao  possível contágio dessa doença. No qual este assunto é considerado de suma relevância para discussão sobre o processo de trabalho e o serviço social, principalmente em sua dimensão técnico - operativa.

2 - O COTIDIANO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

A pandemia do novo coronavirus / Covid 19, que assola o Brasil e o mundo desde o ano de 2020, acarretou em grandes impactos sobremaneira a vida de toda a população. De certa forma ainda não podemos dimensionar os impactos, tanto no contexto social quanto na organização da sociedade. No Brasil, as recomendações de isolamento doméstico e higienização ocorrem junto com o desemprego, o subemprego, a ausência de moradia, de abastecimento de água e de saneamento básico. Sabemos que nem todos os cidadãos são dignos do o ato de lavar as mãos assim como também a proteção de um teto não é igual para todas muitas famílias vivem em condições miseravelmente precárias. Em um país onde parte considerável da população vive com menos de um salário mínimo e milhões estão desempregados ou subempregados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (131.6 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com