TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Capitalismo Tardio e Sociabilidade

Por:   •  27/2/2021  •  Projeto de pesquisa  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

O texto em estudo apresenta as transformações na sociedade brasileira entre os anos 1950-1960 em termos da economia, da estrutura social do campo, da estrutura social das cidades, do aparelho do Estado e dos conflitos sociais. Escolha uma dessas dimensões para desenvolver uma síntese dos principais aspectos que os autores apresentam sobre o tema. *

Destarte, no texto os autores Novais e Mello destacam um certo otimismo em frente das mudanças vividas no Brasil nos anos de 1950-1960, "na década de 50 alguns imaginavam até que estaríamos assistindo o nascimento de uma nova civilização…" (MELLO E NOVAIS, pág 560). Mudanças essas advindas da incorporação do modelo capitalista na região dos trópicos, que teve por consequência alteração em vários aspectos da realidade brasileira.

Este período foi extremamente importante para o avanço de tecnologias e a industrialização no país, condições quase inexistentes anteriormente, pois era o que faltava para que a nação fosse uma nação moderna.

Entretanto, esse otimismo fora apenas momentâneo, se encerra e se inverte em péssimo por volta dos anos 80. "A partir de 1980 ("a década perdida"), finalmente, a nova realidade se impõe" (MELLO E NOVAIS, pág 561).

Algumas das importantes mudanças de hábitos e costumes cotidianos aconteceram nas estruturas sociais das cidades. Resultado dos avanços tecnológicos - Companhia Siderúrgica Nacional, Cosipa, Usiminas, etc - que passa a fabricar no Brasil quase tudo. Como por exemplo: "Saiam da Petrobras e de suas subsidiárias, da indústria petroquímica, o petróleo e seus derivados, a gasolina, o óleo diesel, o óleo combustível, o asfalto, o plástico, o detergente, vários outros materiais de limpeza, os produtos que permitem a fibra sintética, etc"(MELLO E NOVAIS, pág 562). O que significa para aquela época mais empregos, preços mais baixos para adquirir utensílios, inovação no processo de produção e consumo. Os avanços produtivos foram responsáveis também por muitas das mudanças no sistema de comercialização, tal como vemos no texto o "As duas grandes novidades foram certamente o supermercado e o shopping center" e "as grandes cadeias de lojas de eletrodomésticos e revendedora de automóveis" (MELLO E NOVAIS, pág 566 e 567). Dessa forma, os costumes de consumo que anteriormente aconteciam em pequenos comércios passam a ser nos shoppings e supermercados, e o hábito de possuir vários eletrodomésticos, entres outros hábitos se tornam uma realidade na vida de alguns brasileiros, ou melhor dizendo, daqueles das elites e um ou outro da classe média e remediadas.

Em resumo, todas essas mudanças, os novos padrões de produção, circulação e consumo, foram favoráveis para o movimento urbano-industrial do Brasil.

A partir da sua interpretação do texto, apresente uma reflexão sobre como avalia que as transformações sociais na realidade brasileira dos anos 1950-1960 impactaram o universo do Serviço Social (em termos da questão social objeto da profissão, das demandas profissionais, das condições de trabalho, dentre outros). *

No período de 1950 a 1960 experienciamos no Brasil grande avanço urbano-industrial. Avanços que necessitavam de grande investimento, ademais, vivia-se aqui também uma grande migração interna do interior para cidades grandes. Por esse motivo a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com