TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cinema no Cárcere

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

O Projeto "Cinema no Cárcere", irá fazer com que o reeducando, através de reflexão nas mensagens que serão transmitidas nas películas cinematográficas, possa ter discernimento suficiente sobre o mundo e seu redor, pois o cinema, efetivamente é um meio cultural de dimensão pública e de uma presença social institucionalizada. Tendo a dimensão pública como meio cultural institucionalizando, o Projeto procurará demonstrar aspectos variados e desconhecidos da cultura, fornecendo um programa geral para a educação da massa carcerária. Nesta edição, serão exibidas três películas:

I. "Diário de um adolescente". O filme conta a história de um adolescente chamado Jim, interpretado por Leonardo Di Caprio, ele joga basquete no time da escola, arruma bagunça nas ruas com os amigos e tem suas primeiras experiências com drogas. Ele se vicia e aos poucos seu mundo vai desabando: Desmaia durante um jogo, rouba, é expulso de casa pela mãe, se prostitui. Só lhe resta sua poesia, até que um ex-viciado (Emie Hudson) o ajuda a se recuperar e retomar sua vida.

II. "Noé" baseia-se na história Bíblica da Arca de Noé, o filme conta a história de Noé (Russell Crowe), que vive com a sua esposa Naameh (Jennifer Connelly) e os seu três filhos Sem, Cam (Logan Lerman) e Jafé. A terra esta sendo devastada pelos homens que consomem todos os recursos e acabam com tudo que veem pelo caminho. Um dia, Noé recebe uma mensagem do Criador de que deve encontrar Matusalém. Durante o percurso ele acaba salvando a vida da jovem Ila (Emma Watson), que tem um ferimento grave na barriga. Ao encontrar Matusalém (Anthony Hopkins), Noé descobre que ele tem a tarefa de construir uma imensa arca, que abrigará os animais durante um dilúvio que acabará com a vida na Terra, de forma a que a visão do Criador possa ser, enfim, resgatada.

III. "47 Ronins" depois de um traiçoeiro senhor da guerra ter morto o seu mestre e os ter banido, 47 samurais sem líder prometem vingança para restaurar a honra do seu povo. Expulsos de suas casas e dispersos por toda a parte, este bando de Ronin procura a ajuda de Kai - um mestiço, anteriormente por eles rejeitado – enquanto enfrentam um mundo selvagem de bestas místicas, bruxarias e ameaças assombrosas. Quando este exilado e marginal escravizado se torna na derradeira arma mortal, transforma-se num herói que inspira o bando de rebeldes a alcançar a eternidade. Visando as noções gerais sobre os malefícios causados pelo uso nocivo de drogas.

2.4 Área de Abrangência: Reeducandos do Regime Semiaberto

Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia.

3. Problema Diagnosticado:

Por se tratar de uma unidade penal o maior problema entre os reeducandos é a falta de disciplina, desunião, mau comportamento carcerário, uso de drogas, falta de fé, desobediência em geral. E diante das exibições e das observações, os reeducandos poderão refletir e conscientizar mais sobre a importância de se viver em sociedade. As películas trazem reflexões sobre o uso de drogas, fé, força, ética, religião, família, sociedade e companheirismo. Unindo esses valores poderemos diagnosticar se haverá uma sensibilização maior para quando estiverem em liberdade e de volta ao convívio familiar e comunitário.

4. Objetivo geral.

Dar aos reeducandos uma noção geral de educação e cultura.

4.1 Objetivo especifico.

• Fornecer conhecimentos e cultura aos reeducandos;

• Dar suporte para seu retorno ao meio social;

• Dar oportunidade de reflexão sobre a mensagem transmitida nas películas cinematográficas.

5. Justificativas:

Hoje o cinema, efetivamente é um meio cultural e uma dimensão publica de uma presença social institucionalizada.

Cabe notar que mesmo tendo um aspecto cultural e educacional, nem toda população tem acesso a esse meio de comunicação visual e verbal, uma vez que, o valor cobrado torna-se assustador a uma parte da população.

Pensando neste meio de educação, e aferindo a veracidade que o cinema é uma forma de cultura e educação, pode dizer que o cinema dentro de cárcere, demonstrará aspectos variados e desconhecidos de cultura, fornecendo um programa geral para a educação da massa carcerária.

6. Público - Alvo.

Destinará aos reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia em cumprimento de pena do regime semiaberto.

7. Descrição do espaço físico e dos recursos institucionais, físicos, materiais e humanos necessários para o desenvolvimento das atividades.

O espaço físico que será utilizado para exibição das películas é uma ampla sala da Escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com