TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Coracao Valente

Por:   •  11/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 5

ESTAMPAGEM DE CARRO

Estampagem é uma serie de fabricação de peças através do corte ou transformação de chapas em execução de prensagem geralmente a frio. Aplica-se a estampagem de chapas, para produzir peças com parede finas feitas de chapa ou fitas de diversos metais e ligas. As ações de estampagem podem ser definidas em três aspectos como:

  • Corte
  • Dobramento e encurvamento
  • Estampagem profunda ou repuxo

Contudo, enquanto as estampagens em corte e dobramento são realizadas a frio, a profunda pode ser a quente, de acordo com sua precisão. A estampagem da chapa é simples quando faz uma só ação para este e com isso, com a ajuda deste, montam peças de aço, baixo carbono, aço inoxidável, alumínio, cobre e de diferentes ligas não ferrosas. De acordo com suas qualidades esse meio de produção é certa, de preferencia para se ter um capital para implantar em novos seguimentos.

Todas que tem os tipos de estamparias tem que ter valores de qualificação de devolução e de custo para se ter os certificados de ISO 9000 e QS. Hoje muitas vezes são 3 fornecedores de 2ª ou 3ª linha da montadora, ou melhor poucos pessoas fazem entrega concreta á montadora.  

Estamparia Pesada

As estamparias pesadas no País ficam todas na montadora de veículos, com produto que atrai a linha de montagem e ao comércio de reposição de suas formas como veículos de passeio e comerciais leves, e caminhões. Este funciona de forma independente, e com isso há dois conjuntos de estamparias como:

  • As fornecedoras das montadoras, tanto para peças da linha de montagem quanto para peças originais de reposição;
  • As empresas voltadas somente ao mercado de reposição, produzindo peças não originais.

No entanto o mercado de estampado pesados é classificado em peças internas e peças de superfície (externa também chamada pele). As montadoras estão distribuindo certa produção de algumas peças aprovadas e conjunto estampados para outras empresas de montadoras com nível diferenciado. Com isso pode se supor esse processo de terceirização de estampado pesdo ados em três partes tal como:

  • Peças de reposição: Peças originais – Portas, Paralamas ou Capôs.
  • Comerciais Leves: Estampagem, Pintura do primer (camada base anti-corrosiva)
  • Peças Internas: Carroceria como assoalho, Travessas das portas e as caixas de rodas (parte interna do paralamas).

ESTAMPAGEM

Estampagem é um processo de fabricação realizado a frio, no qual uma chapa é colocada sobre uma matriz e submetida a uma força de um punção, de maneira a adquirir a forma geométrica da matriz. A produção de estampagem pode ser resumida em três essenciais como: Corte; Dobramento; Embutimento ou Repuxo.

 Quando é efetuada uma só execução ou combinada, a estampagem de chapa é simples e com a participação deste é produzido peças de aço baixo carbono, aços inoxidáveis, alumínio, cobre, e de diferentes ligas não ferrosas. Em virtude de seus atributos a maneira de produção é adequada de preferência para as grandes quantidades de peças, tendo grandes benefícios como:

  • Alta produção;
  • Reduz custo por peças;
  • Bom acabamento, não necessitando processamento posterior;
  • Maior resistência das peças devido à conformação, que cause o encruamento no material.
  • Baixo custo de controle de qualidade devido à uniformidade da produção e a facilidade para a detecção de desvios.

A mais importante desvantagens quanto a esse é o auto custo do ferramental que só pode ser reduzida se o tamanho de peças a produzir for alto.

A atividade de estamparia faz parte do setor metal mecânica, e seu principal equipamento produtivo é a prensa. E nesta área envolve uma grande variedade de produtos como dobradiças, 2caixas de rodas, alavancas, suportes, travessas de suspensão, eixos dianteiros e traseiros, bem como parte internas e externas da carroceria.

QUANTIDADE DE FUNCIONÁRIO

No início do século 20 como relata o filme tempos modernos (Charles Chaplin), a fabricação de carro era através de mão de obra nesta época. E nas fábricas de hoje os robôs responde por 70% das funções referente à fabricação de carros. No entanto o trabalho de homem máquina se realiza entre si, e ao mesmo tempo a máquina em algumas funções como no caso do tipo de solda é imbatível e, no entanto a montadora não se desfaz totalmente de seus funcionários, pois sabe que precisam da habilidade e o raciocínio do homem para proceder ao funcionamento dentro da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (176.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com