TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento de Citação

Por:   •  27/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE POTIGUAR

ESCOLA DE SAÚDE

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DANNYELY LYLIAN DA SILVA DANTAS

FICHAMENTO

NATAL 2021

Texto: O significado sócio-histórico da profissão

YAZBEK,  Maria Carmelita.

Conclusão final sobre o texto

O texto traz uma reflexão acerca do trabalho do Assistente Social e como a profissão está inserida dentro da divisão social e técnica do trabalho. Sendo assim, a autora explica que o Assistente Social é um trabalhador assalariado que depende da venda da sua força de trabalho para um empregador em troca de um salário. Apesar do fato do profissional necessitar de um empregador, o texto mostra que atualmente o Estado seria o maior contratante desta área, sendo este um campo onde deve-se sempre buscar conhecer as novas expressões da questão social que é a matéria-prima do trabalho do Assistente Social, e como o crescimento das expressões da questão social influenciaram o aumento das atividades filantrópicas promovidas por ONG’s.  

Fichamento

“{...} a reprodução das relações sociais é entendida como a reprodução da totalidade da vida social, o que engloba não apenas a reprodução da vida material e do modo de produção {...}” (p. 03)

“{...} a reprodução das relações sociais é a reprodução de determinado modo de vida, do cotidiano, de valores, de práticas culturais e políticas e do modo como se produzem as ideias nessa sociedade.” (p. 03)

“{...} o mesmo movimento que cria as condições para a reprodução da sociedade de classes cria e recria os conflitos resultantes dessa relação e as possibilidades de sua superação.” (p. 04)

“Assim, podemos afirmar que o Serviço Social participa tanto do processo de reprodução dos interesses de preservação do capital, quanto das respostas às necessidades de sobrevivência dos que vivem do trabalho.” (p. 05)

“{...} a institucionalização da profissão de uma forma geral, nos países industrializados, está associada à progressiva intervenção do Estado nos processos de regulação social.” (p. 06)

“As particularidades desse processo no Brasil evidenciam que o Serviço Social se institucionaliza e legitima profissionalmente como um dos recursos mobilizados pelo Estado e pelo empresariado, com o suporte da Igreja Católica, na perspectiva do enfrentamento e regulação da Questão Social {...}” (p. 06)

“{...} o Estado brasileiro transformou a questão social em problema de administração, desenvolvendo políticas e agências de poder estatal nos mais diversos setores da vida nacional.” (p. 06)

“Terá particular importância, na estruturação do perfil da emergente profissão no país, a Igreja Católica, responsável pelo ideário, pelos conteúdos e pelo processo de formação dos primeiros assistentes sociais brasileiros.” (p.07)

“{...} a "questão social" é vista a partir do pensamento social da Igreja, como questão moral, como um conjunto de problemas sob a responsabilidade individual dos sujeitos que os vivenciam embora situados dentro de relações capitalistas.” (p. 08)

“O conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do Serviço Social brasileiro começa, especialmente a partir dos anos 1940 {...}” (p. 09)

“{...} o Estado vai impulsionando a profissionalização do assistente social e ampliando seu campo de trabalho em função das novas formas de enfrentamento da questão social.” (p. 10)

“{...} o papel regulador do Estado na esfera social, e, em seu âmbito, das ações da profissão de Serviço Social, se estabelece e se modifica em face da correlação de forças sociais em diferentes conjunturas históricas.” (p. 10)

“{...} o Serviço Social constitua um espaço de profissionalização e assalariamento. Como mediação, neste processo, {...} obtendo legitimidade no conjunto de mecanismos reguladores, no âmbito das políticas socioassistenciais, desenvolvendo atividades e cumprindo objetivos que lhe são atribuídos socialmente {...}” (p.11)

“O Serviço Social assume, neste contexto, um lugar no quadro das profissões justificado e legitimado particularmente pelo crescimento das instituições públicas geridas ou subsidiadas pelo Estado, que, conforme pesquisas recentes, até os dias de hoje, mantém a posição de maior empregador dos assistentes sociais no país.” (p. 12)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com