TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Seletividade de Herbicidas na cultura do girassol

Por:   •  6/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.123 Palavras (9 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO

CAMPUS CAMPO NOVO DO PARECIS

CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA

THALYTA MARCELA DE SENA ANUNCIAÇÃO

SELETIVIDADE DE HERBICIDAS NA CULTURA DO GIRASSOL (Helianthus annuus)

CAMPO NOVO DO PARECIS

2017

THALYTA MARCELA DE SENA ANUNCIAÇÃO

SELETIVIDADE DE HERBICIDAS NA CULTURA DO GIRASSOL (Helianthus annuus)

Projeto apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato grosso, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Metodologia Científica, no curso Bacharelado em Agronomia.

ORIENTADORA: PROFA. DRA.ANDREIA DE OLIVEIRA VIEIRA

CAMPO NOVO DO PARECIS

2017

RESUMO

        

A cultura do girassol é sensível a maioria dos herbicidas indicados para o controle das principais plantas invasoras de folha larga, como consequências das aplicações desses tem-se plantas com injurias e redução na produtividade. Este trabalho objetiva identificar herbicidas para folhas largas que causem menores danos a essa cultura. Para isso será avaliado dois herbicidas, sendo eles alachlor (pré-emergencia/folha larga), trifluralin (pré-emergencia/folha larga) e planta testemunha (capinada e sem capina). O experimento será instalado no campo experimental do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia campus Campo Novo do Parecis, Mato Grosso. O delineamento será em blocos casualizados com cinco repetições. As avaliações feitas serão: altura de plantas e número de folhas. Com esse estudo, almeja-se selecionar herbicidas mais seletivos para a cultura do girassol, para que melhore a produtividade.

Palavras-chave: Aquénios, controle de plantas daninhas, injúrias e produtividade.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

2 OBJETIVOS        6        2.1 OBJETIVO GERAL        6        2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        6

4 METODOLOGIA        6

5 RESULTADOS ESPERADOS        6

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        6

7 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        6

8 PLANILHADE CUSTO        6


1 INTRODUÇÃO

        O girassol (Helianthus annuus) é cultivado em todos os continentes, com destaque na, Rússia, Argentina, União Europeia e Ucrânia. (CONAB, 2014). No Brasil, na região Centro-oeste, estado de Mato Grosso, na cidade de Campo Novo do Parecis, é onde se localiza a maior produção de girassol do país, porém com área reduzida em vista dos anos anteriores. (CONAB, 2017). A região caracteriza-se com um clima tropical e em sua maior parte presença do latossolo vermelho.

        Essa cultivar tem fatores limitantes em sua produção, como o ataque de plantas daninhas, o que prejudica drasticamente a produtividade. (BRIGHENTI, 2004). O girassol e as plantas daninhas competem normalmente por umidade e nutrientes do solo. (ROBINSO 1978). 

 O controle das daninhas é feito com a aplicação de herbicidas na cultura, sendo eles pré e pós emergentes, alguns de folhas largas, outros, folhas estreitas. Entretanto, apenas o trifluralin e o alachlor são registrados no país para o controle de plantas daninhas no girassol. (CASTRO, 1996)

Os herbicidas de folhas largas aplicados, por exemplo para o controle em plantas daninhas como corda de viola, trapoeraba, caruru, erva de toro, bulva, tiririca, carrapicho, leiteiro, picão preto, pé de galinha, fedegoso, apaga fogo, erva santa luzia, deudroega, poaia e falsa serralha, sendo elas todas de folhas largas, vem a prejudicar o girassol que também é uma dicotiledônea, o que ocasiona ocorrência de injurias tendo baixa na produtividade da cultura.

A seletividade de herbicidas para essa cultura é escassa, assim como poucos estudos realizados, devido a pequena área cultivada com o girassol, quando comparada com outras como a soja, a cana-de-açúcar e o milho, não proporciona incentivo às empresas no sentido de desenvolver moléculas para o controle de invasoras em girassol. (RODRIGUES E ALMEIDA, 1995).

Este estudo objetiva avaliar a seletividade de herbicidas no cultivo do girassol que causam menores danos a planta, para que se possa ter uma melhor produtividade de aquênios.

 2 OBJETIVOS        

 2.1 OBJETIVO GERAL

Avaliar os efeitos de herbicidas no desempenho agronômico da cultura do girassol.

 

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Mensurar injurias provocadas por diferentes herbicidas pré emergentes na cultura do girassol

Observar altura de plantas e produtividade do girassol em função de diferentes herbicidas

3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA         

O girassol (Helianthus annuus) está entre as quatro maiores fontes de óleo comestível do mundo. (FERNÁNDEZ-MARTINEZ et aI., 2008). É uma cultura cultivada em todos os continentes, em uma área de cerca de 24 milhões de hectares. (FAO, 2007). Apesar de ainda pouco expressiva no Brasil, essa cultivar vem sendo praticada nos estados do Centro-Oeste, Sul, Sudeste e Nordeste. Sendo o Centro-oeste o maior produtor, porém com área reduzida. (CONAB, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (254.7 Kb)   docx (85.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com