TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O INSTRUMENTOS E PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL: ÊNFASE NO ENCAMINHAMENTO

Por:   •  19/6/2018  •  Artigo  •  2.321 Palavras (10 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 10

INSTRUMENTOS E PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL: ÊNFASE NO ENCAMINHAMENTO

Tereza Rachel Duarte Diniz¹

Rita dos Santos Amaral Sampaio²

RESUMO

O processo de ruptura do Serviço Social com as práticas conservadoras, emerge ao final da década de 1970, o que promove o acúmulo político, ético e teórico da instrumentalidade para a profissão. Nesse sentido, o objetivo primordial deste estudo é analisar e refletir sobre os instrumentos e processos de trabalho do Serviço Social, dando ênfase a técnica do encaminhamento. Para elaboração do referencial teórico partiu-se da análise histórica da prática do Serviço Social em direção a construção e reconstrução da instrumentalidade técnico-operativa da profissão. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica com consultas a livros, artigos e consultas a materiais metodológicos, bem como estudo de caso, realizado no Núcleo de apoio à saúde da família – NASF, junto às assistentes sociais. O estudo apurou que os instrumentos de trabalho do profissional assistente social constituem grande valor para o desenvolvimento da prática profissional, assim como as técnicas desenvolvidas por esses profissionais que almejam pelo conhecimento da realidade do usuário.

Palavras-chave: Serviço Social. Instrumentos técnico-operativos. Encaminhamento.

INSTRUMENTS AND WORK PROCESS IN SOCIAL SERVICE: ENFORCEMENT

ABSTRACT

The process of breaking Social Service with conservative practices emerged at the end of the 1970s, which promotes the political, ethical and theoretical accumulation of instrumentality for the profession. In this sense, the main objective of this study is to analyze and reflect on the Social Work instruments and processes, emphasizing the referral technique. In order to elaborate the theoretical reference, it was based on the historical analysis of the Social Service practice towards the construction and reconstruction of the technical-operative instrumentality of the profession. As a methodology, the bibliographical research was carried out with consultations with books, articles and consultations with methodological materials, as well as a case study, carried out at the Family Health Support Center (NASF), with social workers. The study found that the work tools of the professional social worker are great value for the development of professional practice, as well as the techniques developed by these professionals who aim for knowledge of the reality of the user.

Keywords: Social service. Technical-operative instruments. Routing.

1. INTRODUÇÃO

O conhecimento dos instrumentos que possibilitam o trabalho do assistente social é de extrema relevância, no que tange principalmente, a prática efetiva quanto a intervenção profissional e aplicação dos conhecimentos teóricos-metodológicos durante a elaboração de técnicas para solução de problemas sociais existentes.

Essa relação teoria/prática, em relação ao conhecimento da realidade da prática intervencionista do Serviço Social, promove ao assistente social a compreensão da dimensão política de sua profissão, assim como a utilização de seus instrumentos de trabalho de modo crítico, com objetivo de transformar a realidade. Ruaro (2013, p. 55) ressalta que:

É neste diapasão – teoria e prática – que surgem os instrumentos teóricos metodológicos que auxiliam o profissional a praticar seu ofício. Estes instrumentos podem ser classificados em duas categorias: instrumentos relativos à apreensão da realidade e instrumentos relativos à intervenção na realidade.

Sendo assim, a forma como os instrumentos são utilizados na prática cotidiana do assistente social é definida pelo conhecimento e critério deste profissional quanto a utilização da melhor estratégia de mediação e intervenção das demandas apresentadas pelo usuário.

Importante ressaltar que a preocupação com a instrumentalidade na profissão teve maior destaque a partir do Movimento de Reconceituação, pois foi um marco para a história da profissão ao romper com as práticas conservadoras e adoção de um pensamento crítico com relação à questão social da época.

Segundo Costa (2005, p. 33) “Assim, os instrumentos já não eram mais considerados como artifícios meramente burocráticos, passou-se a assumir o caráter de mediação que lhe é peculiar, buscando-se compreender a dimensão política existente na sociedade e na profissão”.

Diante do exposto surge como objetivo primordial deste estudo a análise e reflexão sobre os instrumentos e processos de trabalho do Serviço Social, enfatizando o encaminhamento.

Para o alcance de tal objetivo optou-se por uma pesquisa bibliográfica. Para Bazzanella (2013, p. 98) a pesquisa bibliográfica utiliza material já publicado, constituído basicamente de livros, artigos de periódicos e, atualmente, de informações disponibilizadas na internet. Em seguida realizou-se estudo de caso que ocorreu no Núcleo de apoio à saúde da família – NASF, contando com a colaboração da assistente social do local, o estudo foi realizado no mês de junho.

1.1 MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO

A partir do Movimento de Reconceituação abriu-se espaço para reflexões, debates e críticas do rumo que a profissão de assistente social percorrera. Esse movimento é considerado como marco histórico do reconhecimento da dimensão política, ética e teórica existente no Serviço Social.

O Movimento de Reconceituação surge como resposta a uma crise interna da profissão, ampliada pela “crise” estrutural do contexto brasileiro. Até essa época a categoria profissional ainda encontrava-se vinculada a uma consciência conservadora da prática profissional. Martinelli (2011, p. 145) explica que “a frágil consciência coletiva da categoria profissional impedia que a consciência crítica se firmasse como unidade hegemônica, embora sua presença já fizesse sentir seus questionamentos e buscas”.

Porém, com o agravamento do quadro conjuntural brasileiro e as crescentes demandas, serviram de impulsos para a profissão na busca por novas alternativas de prática, de aproximação com a realidade e de construção e reconstrução da instrumentalidade técnico-operativa que promovem o exercício da profissão no intuito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com