TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Neoliberalismo e a Pobreza

Por:   •  25/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  1.533 Visualizações

Página 1 de 2

O Neoliberalismo é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia em que deve haver total liberdade de comércio, pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.

No Brasil, a adoção do modelo neoliberal se iniciou com o ex-presidente Fernando Collor de Melo e continuou com o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Essa doutrina econômica é muito criticada, pois a economia neoliberal só beneficia as grandes potências econômicas e as empresas multinacionais, trazendo a desigualdade social.

Os países pobres ou em processo de desenvolvimento acabam sofrendo com os resultados de uma política neoliberal, causando o desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional.

O Neoliberalismo não se preocupa em combater a pobreza, pelo contrário, ignoram-na em nome de medidas de crescimento com redução de gastos públicos. O que é feito no Neoliberalismo é a gestão da pobreza, em que os pobres são acomodados às margens da sociedade, através de políticas públicas assistencialistas sem um fim próprio.

No Neoliberalismo, a maioria das políticas sociais, quando existentes, acaba sem atingirem o seu escopo principal, que seria melhorar a vida de homens, mulheres, crianças e idosos pobres através de medidas estruturais.

Várias pessoas ficam condicionados e aprisionados no assistencialismo aventado pelo Neoliberalismo, que não elimina a pobreza, porque o próprio Neoliberalismo é um dos maiores causadores dela, apenas a torna mais amena.

REFERÊNCIAS

BONIS, Gabriel. Analista do Morgan Stanley sugere que Brasil construa pontes em vez de eliminar pobreza. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/ internacional/analista-do-morgan-stanley-sugere-que-brasil-construa-pontes-em-vez-de-eliminar-pobreza>. Acesso em: 17/11/2016.

DEMO, Pedro. Combate à pobreza e cinismo neoliberal. Disponível em: <https://docs.google.com/document/d/11cMXHNN6m_qrF2GJgnJIGFSzdWys3r70aRKhkjswNMA/pub>. Acesso em: 17/11/2016.

MORAIS, Priscila. Pobreza e suas formas de enfrentamento no estado neoliberal. Disponível em: <http://servicosocialecotidiano.blogspot.com.br/2013/08/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x_7817.html> Acesso em: 17/11/2016.

OLIVEIRA, Maria José Galleno de Souza. A GLOBALIZAÇÃO DA POBREZA: impactos das políticas sociais do Estado Neoliberal nas democracias dos países latino-americanos. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/viewFile/67632/ 70242>. Acesso em: 17/11/2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com