TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O OBJETO DO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  15/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO SOCIAL. OBJETO DO SERVIÇO SOCIAL

INTRODUÇÃO

O serviço social uma profissão legitimada socialmente, isto significa que tem uma função social. Os desenvolvimentos das forcas produtivas colocam as necessidades de novas profissões, assim como considera outras necessidades. Em termos bastante simples, a questão social é sobre o que trabalha o serviço social? O objeto do serviço social, neste sentido, esta, intimamente vinculado a uma visão de homem e mundo. Enfim O serviço social tem construído uma ação voltada para a maioria da população, mas esta não foi sempre a sua historia.

O OBJETO DA CAPACIDADE INDIVIDUAL AS DETERMINAÇÕES ESTRUTURAIS.

Podemos entender que o serviço social é uma profissão que tem como  objetivo a função social.as profissões são criadas para as necessidades nossas com o desenvolvimento das forcas produtivas temos necessidades de novas profissões .

O grande numero de assistentes sociais no mercado de trabalho desenvolvendo ações que tem um produto  social com dimensões econômica e política .o serviço social mantém historicamente o dilema das especificidades profissionais.também podemos dizer que o serviço social e vinculado a uma visão do homem e mundo numa perspectiva teórica que no modo capitalista de educação de produção , desde o movimento de reconceituacao o serviço social tem construído uma ação voltada para a maioria da população .

O objetivo do serviço social no Brasil tem sido delimitado em virtude das conjunturas políticas e socioeconômicas do pais   , o objetivo era o homem mas um especifico morador de rua , favela pobre e analfabeto .podia dizer que o homem era capaz ,por sua própria natureza , por isto o serviço social era moldá-lo , integrá-lo aos valores moral e costumes defendidos pelo filosofia neotomista.

O serviço social ativa nas áreas inter-relações o assistente social convive com as mais amplas expressões social que é matéria prima do trabalho , então podemos dizer o assistente social ele tem como objetivo ajudar , entender ouvir e de uma certa forma trazer ao homem um pouco mais de respeito qualidade melhor de vida e que seus direitos sejam revistos.

O QUE É QUESTÃO SOCIAL?

A concepção da questão social esta enraizada na contradição capital x trabalho. Em outros termos, é uma categorial que tem sua especificidade no âmbito do modo capitalista de produção.

A questão social representa uma perspectiva de analise da sociedade. Isto porque não há consenso de pensamento no fundamento básico que constitui a questão social. Ao utilizarmos a categoria questão social, estamos realizando uma análise perspectiva da situação em que se encontra a maioria da população-aquela que só tem na venda de sua forca de trabalho os meios para garantir sua sobrevivência. No acesso aos direitos, nas condições de vida; é analisar as desigualdades e buscar de superá-la e também entender as causas desta desigualdade.

Mas a questão social não representa só as desigualdades, mas também o processo de resistência e luta dos trabalhadores. Portanto ela é uma categoria que reflete a luta dos trabalhadores, da população excluída e subalternizada, na luta pelos seus direito econômicos, sociais, políticos, culturais.

OBJETO DO SERVIÇO SOCIAL

Entender a questão social como objeto especifico do serviço social, das duas uma: ou destitui a questão social de toda a abrangência conceitual, ou se retoma a uma visão do serviço social como o único capaz de atuar nas mudanças/transformações da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com