TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Da Formação Contínua Para Os Alunos De Ciências Biológicas Da UECE, Campus De Limoeiro Do Norte FAFIDAM/CE.

Artigo: O Papel Da Formação Contínua Para Os Alunos De Ciências Biológicas Da UECE, Campus De Limoeiro Do Norte FAFIDAM/CE.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

O Papel da Formação Contínua para os alunos de Ciências Biológicas da UECE, campus de Limoeiro do Norte FAFIDAM/CE.

Andresa Pereira da Silva - Depto.de Ciências Agrárias – IFCE

Gilnarísia Dodó da Silva - Depto.de Ciências Biológicas – UECE/FAFIDAM

Nayara de Castro Chaves - Depto.de Ciências Biológicas – UECE/FAFIDAM

Rafael Maia Rodrigues - Depto.de Ciências Biológicas – UECE/FAFIDAM

Samuel Pereira de Lima - Depto.de Ciências Agrárias – IFCE

Ana Raquel de Oliveira Mano - Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Ciências Biológicas – UECE/FAFIDAM

INTRODUÇÃO:

O ensino superior possui uma extrema importância, pois possui função estratégica para o desenvolvimento das pessoas, instituições e do país (CURY 2004).

Na graduação ocorre a formação de profissionais capacitados para atuarem em variados problemas sociais, enquanto no mestrado e doutorado os profissionais são capacitados para trabalharem com algo novo, desconhecido (BOTOMÉ et al, 2002)

Na pós-graduação o ensino é elevado através da realização de pesquisas com uma metodologia científica e pelo conhecimento de pontos de vista distintos, onde a investigação é o aspecto fundamental (CURY, 2004)

O sistema de pós-graduação brasileiro é dividido nas modalidades: aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado (QUELHAS et al, 2005)

O aperfeiçoamento permite que profissionais que possuam habilidades específicas, possuam outras habilidades, como formação de atualização tecnológica. A especialização faz parte dos cursos lato sensu, onde existe a possibilidade de se especializar em uma área específica (FOLHA.COM, s.d.)

De acordo com Botomé (2002), os programas de mestrado possuem como finalidade a capacitação dos profissionais para a produção e sistematização de conhecimento. O doutorado possui além da mesma finalidade do mestrado, formar cientistas e professores de nível superior.

OBJETIVO DO TRABALHO:

A seguinte pesquisa possui como objetivo verificar a necessidade e conhecimento que os alunos do curso de Biologia possuem a respeito da pós graduação.

MÉTODOS:

Foi aplicado questionário com dez perguntas fechadas para 21 alunos do curso de Ciências Biológicas do 8° semestre, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos FAFIDAM/UECE, no município de Limoeiro do Norte/CE. Em seguida, foi realizada a análise das respostas para verificar a compreensão dos alunos sobre a pós-graduação e se estes pretendiam continuar seus estudos após a graduação.

O curso de licenciatura plena da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/FAFIDAM, possui duração de quatro anos e meio, como objetivo formar professores de Ciências Biológicas através de conteúdos didático-pedagógicos que auxiliem no ensino-aprendizagem (Universidade Estadual do Ceará, 2009).

Para a coleta de dados foi aplicado um questionário fechado aos alunos (8º semestre) do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da FAFIDAM/UECE. O questionário aborda indagações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com