TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrado

Por:   •  19/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS

[pic 2]SERVIÇO SOCIAL - EAD

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

                                                                                   Marinei de Oliveira Campos

                                                                              Maria Helena Venâncio Xavier

                                                                                        Sônia Maria de Santana

Itapaci - GO

Julho 2012

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por finalidade apresentar a prática do estágio, projeto de intervenção e atividades desenvolvidas pelas alunas de Serviço Social da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, executado na unidade do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do município de Itapaci/ GO, no período de 13 de fevereiro à 13 de junho de 2012, com carga horária total de 320 horas.

A Sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, situa-se na Rua Tomás Leão esquina Rua Pilar nº 10, no Centro, Itapaci/ GO, atende 623 crianças e adolescentes com idade entre 7 à 14 anos, nos períodos matutino e vespertino, onde são desenvolvidas ações socioeducativas como: aula de inglês, violão, teclado, informática, reforço escolar, capoeira, voleibol, pintura e recreação. O Peti é um Programa Social do Governo Federal que visa erradicar todas as formas de trabalho e exploração de crianças e adolescentes, e garantir que freqüentem a escola e as atividades sócio-educativas, é desenvolvido em parceria com diversos setores dos governos estaduais, municipais e sociedade civil.

O Projeto de Intervenção tinha o objetivo de buscar a inclusão social dos pais das crianças e adolescentes beneficiados do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, na retomada da educação escolar, para adquirir conhecimentos, contribuir na formação profissional, favorecendo melhores condições profissionais, aumento de renda, auto-estima, fortalecimento da cidadania e promoção do desenvolvimento social. O ponto de partida para a execução da intervenção foi através de análises das fichas cadastrais e questionário sócio econômico das famílias inscritas, onde observamos a precariedade e até mesmo acomodação da maioria dos pais com a baixa escolaridade e remuneração trabalhista. Para executar o projeto a equipe envolvida foi: estagiárias de Serviço Social, Assistente Social, Coordenadora Pedagógica, em parceira com a Subsecretaria Regional de Educação e Secretaria de Assistência Social.

Apresenta ainda, este relatório, a prática do projeto de intervenção, atividades desenvolvidas e considerações finais do grupo.

DESENVOLVIMENTO

Foi iniciada a intervenção com estudos das fichas cadastrais dos alunos e questionário sócio econômico das famílias, onde foram identificados alguns problemas: analfabetismo, baixa escolaridade, remuneração precário. Esta análise nos despertou o interesse de acompanhar e orientar os pais dos alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da importância da educação escolar para o desenvolvimento familiar, social e profissional e conscientizá-los da sua realidade, do seu papel na sociedade, de seus direitos e deveres enquanto cidadãos.

Realizadas as análises e identificados os problemas, deu-se inicio o projeto de intervenção, onde foram utilizados métodos e desenvolvidas as seguintes atividades:

- Visita domiciliar e aplicação de questionário, para conhecer o contexto familiar, estrutural e sócio econômico, vividas pelas famílias beneficiárias do programa e saber o motivo do abandono dos estudos, questionário composto por dados pessoais, situação de saúde, escolaridade, atividade desenvolvida e renda familiar. Feitas 20 visitas com duração total de 12 horas.

- Análises dos dados obtidos no questionário, o resultado desta pesquisa também apontaram que além da baixa escolaridade, a maioria dos pais é da faixa etária de 20 à 35 anos e vivem em zona de vulnerabilidade social, em alguns casos a família sobrevive apenas com o beneficio de transferência de renda. Duração de 4 horas.

- elaborado um conjunto de ações e planejamentos de palestras pela equipe técnica, foram feitas programações e preparações dos materiais utilizados nas palestras, pesquisas de vídeos com depoimentos e textos sobre direitos sociais, EJA (Educação para Jovens e Adultos), programas e serviços da Assistência Social, produzidos as cartilhas e materiais informativos. Duração de 6 horas

- confeccionados e distribuídos convites com todas as programações, data, horário, local de realização, nomes de palestrantes com temas, impressos e repartidos para o público alvo. Duração de 8 horas

- Palestra ministrada pela coordenadora pedagógica do EJA, a palestrante explicou os objetivos e missão do programa na Educação de Jovens e Adultos e conscientizou da importância de se ter uma boa formação escolar, transmitiu vídeo com testemunhos de pessoas que retomou os estudos, após um logo período e hoje tem formação superior, bom emprego e progrediram na vida. Duração 3 horas

- Palestra ministrada pela assistente social, a mesma começou esclarecendo aos pais os objetivos do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que além das condicionalidades previstas para as crianças e adolescentes, é direito também das famílias terem acesso a Proteção Social Básica como orientação e acompanhamento através do PAIF (Programa de Atenção Integral a Família) ofertado pelo CRAS (Centro de Referência e Assistência Social). Em seguida comentou da importância do estudo na vida social do cidadão e orientou dos seus direitos sociais como: direito à saúde, educação, trabalho e outros. Duração 3 horas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (115.4 Kb)   docx (57.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com