TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Estagio

Por:   •  11/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO............................................................................................

3

2 JUSTIFICATIVA ...............................................................................................

5

3 OBJETIVOS ....................................................................................................

6

3.1 Geral ..............................................................................................................

6

3.2 Específicos ...................................................................................................

6

4 PÚBLICO ALVO ............................................................................................

6

5 METAS A ATINGIR .........................................................................................

6

6 METODOLOGIA ..............................................................................................

6

7 RECURSOS HUMANOS .................................................................................

6

8 PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS ..........................................

7

9 AVALIAÇÃO ....................................................................................................

7

10 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO .................................................................

7

11 BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA.................................................................

8


1 APRESENTAÇÃO

Instituição: Prefeitura Municipal de Pedro Canário-ES / Secretaria de Assistência Social – Abrigo Institucional de Pedro Canário

Projeto: Direito de Brinca

O Abrigo Institucional de Pedro Canário funciona desde 2008, localizado na Praça Nossa Senhora de Fátima, nº 81, Bairro: Centro, Cidade: Pedro Canário – ES. O horário de funcionamento do Abrigo Institucional e 24H de Segunda-feira a Domingo conta com:

Equipe

  • Coordenador
  • Assistente Social
  • Psicólogo
  • Educador
  • Cozinheira
  • Auxiliar de serviços gerais
  • Vigia (2)
  • Cuidador (5)

Conforme relato pela supervisora de campo o Abrigo Institucional do município de Pedro Canário legitima a especificidade do atendimento através de uma linha mestra para que este desempenhe o seu papel de reinserção familiar e comunitária e proporcione um cotidiano de qualidade para as crianças/adolescentes, fortalecendo suas identidades e possibilitando que retornem ao convívio familiar e comunitário em melhores condições e quando se tornar inviável que sejam encaminhadas à adoção. É uma proposta coletiva de atendimento que prevê uma abordagem personalizada e individual, com tratamento específico ás necessidade diagnosticadas, em todas as áreas, incluindo o atendimento psicológico.  

São abrigadas Crianças e Adolescentes de 0 aos 18 anos incompletos, vítimas de negligência, maus tratos e abuso. O acolhimento se dá por meio de requisição expedida pelo Conselho Tutelar, devendo ser comunicada, conforme previsto no artigo. 93 do Estatuto da Criança e do Adolescente:

[pic 15]

O Abrigo Institucional se insere no conjunto das ações que constituem a rede de atendimento à criança e ao adolescente do município como um Programa de Medida de Proteção Especial denominado abrigo, compondo também a rede de serviço socioassistencial de Proteção Social Especial de Alta Complexidade que deve garantir a Proteção Integral á famílias e a indivíduos, cujos vínculos foram rompidos temporários ou permanentemente, sendo assim responsável pela acolhimento em caráter de provisoriedade e transitoriedade de crianças encaminhadas pelo Conselho Tutelar, Ministério Público e Juizado da infância e Juventude da comarca de Pedro Canário – ES, enquanto aguardam a definição do processo Judicial com as seguintes destinações: Reintegração Familiar, Guarda Provisória, Guarda Definitiva, Adoção Nacional, Adoção Internacional.

Até setembro de 2014 o Abrigo era denominado no município como Casa Lar, porém de acordo com o livro de Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e adolescentes a instituição na verdade se caracteriza como Abrigo Institucional. Desta forma em 22 de setembro do ano anterior conforme ata de nº 168 a instituição passa a denominar-se Abrigo Institucional de Pedro Canário com registro de nº 011 do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Não há registro quanto a fundação da instituição, há apenas registro de crianças atendidas pelo serviço de acolhimento municipal com a data do ano de 2008.  

 

   

 

        


2 JUSTIFICATIVA

Através da observação em campo de estágio, foi constatado que as crianças têm necessidade normais como: brincar, estudar, etc. De acordo com o Art.16 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que diz, toda criança e adolescente tem o direito de brincar, praticar esportes e divertir-se. Diante desse fato visualizamos a crianças o direito de poder brincar, praticar esportes, participar de oficinas de arte, dentre outras atividades.

Diante da análise e observância, concluímos que as crianças são bem cuidadas pelas cuidadoras, dando-lhe atenção, carinho, amor e respeito. Mas algo que me chamou atenção foi a necessidade das crianças de estar perto de suas famílias, sentem falta dos pais, de interagir com outras crianças. A criação desse projeto vai ajudar essas crianças a serem mais felizes. Porque vão ter mais tempo para brincar na praça, praticar esportes fazer aulas de arte, conviver com outras crianças de fora do abrigo. Em todas essas atividades terá um responsável para cuidar e orienta-las no que for preciso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (141.5 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com