TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Estagio II

Por:   •  16/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4
  1. APRESENTAÇÃO

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) é uma unidade básica, que tem como finalidade fornecer apoio e proteção assistencial e pessoas que residem em áreas de vulnerabilidade social, visando que o CRAS é a porta de entrada da Assistência Social, sendo um local público eu tem o objetivo de convivência a família e comunidade, trazendo acesso aos direitos da cidadania.

O Projeto Casulo tem como  objetivo auxiliar gestantes de primeira viagem, de como se prepara para varias etapas durante a gravidez  e nos primeiros dias de vida do seu filho.

É formado um grupo com no mínimo 5 gestantes que participam de palestras, e rodas de conversas, sobre anticoncepcionais, gravidez na adolescência, mudança de corpo, crescimento e desenvolvimento do feto e etc. Esclarecendo todas as duvidas que elas possam ter.

O Projeto Casulo acontecerá em um dia da semana, onde serão esclarecidas todas as duvidas, também terá auxílios, planejamento Familiar e distribuições de preservativos e contraceptivos orais normais e os contraceptivos para lactantes.

O encontro também terá o objetivo de  incentivar, orientar e esclarecer as gestantes sobre o aleitamento materno em conjunto com os profissionais de saúde, para que as gestantes se comprometam cada vez em garantir uma vida saudável para seu filho, por meio de um gesto simples, que é o amamentar.

  1. JUSTIFICATIVA

Atualmente localizado no municio de Brejo da Madre de Deus – São Domingos – o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), se situa na Rua- Luiz Cecílio de Santana Nº S/N, tem a capacidade de atender ate 3.500 famílias, em media no total de 80 a 100 atendimentos mensais,  visitas em media de 20 mensais, a atendimentos de serviços de convivência a idosos de 20 a 25, entre gestantes  e deficientes mentais são de 6 a 10.

No desenvolvimento dos diferentes programas, surgiu a necessidade de uma atenção intersetorial as gestantes usuárias dos serviços da Assistência Social, Saúde e da Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família, com palestras informativas sobre os serviços, Programas e benefícios oferecidos pela Política de Assistência Social nos CRAS e outros temas que serão levantados de acordo com a expectativa das participantes.

Pretendendo garantir também as gestantes desde o inicio da gravidez até os primeiros meses de vida do bebe, os serviços de: fornecimento de lanches durante as palestras, fazendo parte do projeto, kit enxoval que é disponibilizado a gestantes por parte do CRAS, além de oferecer cursos para as gestantes os quais propiciam também a melhora no kit do enxoval do bebe e na renda familiar.

  1. OBJETIVOS

3.1 GERAIS

Facilitar o acesso da gestante aos serviços de pré-natal, oferecendo mecanismo e proporcionando qualidade de vida para a mãe e seu filho. Preparar as gestantes de como ser usuárias de USB(Unidade Básica de Saúde) e a importância da prioridade da pratica do aleitamento materno, que garante a saúde do seu bebê.

3.2 ESPECÍFICOS

  • Acompanhar as gestantes oferecendo orientações e informações, que venham contribuir para a diminuição da mortalidade materna e neonatal;
  • Promover á saúde física e mental da criança e sua mãe, fortalecendo o seu vinculo, garantindo assim uma atenção especial ao ato de alimentar uma vida;
  • Proporcionar orientação e conhecimento sobre a saúde e higiene às gestantes em situação de vulnerabilidade social;
  • Contribuir para o bom desenvolvimento do recém-nascido e bebes até o sexto mês de vida;
  • Valorizar ações voltadas para a humanização da Assistência ao Pré- Natal, parto e nascimento.

  1. PÚBLICO ALVO

Gestantes em situação de vulnerabilidade social, que residem em território de extensão do CRAS, e gestantes que tem acompanhamento pela USB (Unidade Básica de Saúde) do município de Brejo da Madre de Deus- São Domingos.

  1. METAS A ATINGIR

Garantir que em media 100% das mães amamentem seus filhos até no mínimo seis meses de vida;

Para que isso aconteça é necessário preparas as gestantes sobre o aleitamento materno e toma esse publico apto para a ação após o parto, assim como a inclusão e esclarecimento de mães que não estão amamentando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com