TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO – ESTÁGIO II

Por:   •  15/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.739 Palavras (7 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

PROJETO DE INTERVENÇÃO – ESTÁGIO II

2015

1. Dados da instituição concedente:

Prefeitura Municipl de Itatiba -CAPS AD.

CNPJ: 50.122.571/0001-77

Endereço: AV: EXPEDICIONÁRIOS BRASILEIROS, 988.

ITATIBA/SP.

CEP: 13.250.400

Telefone: 4594-3557

REMUS MARIN STANCU- Coordenador Saúde Mental

        CAPS AD (centro de atenção psicossocial - álcool e drogas) é a única unidade de saúde especializada em atender os dependentes de álcool e drogas na capital, dentro das diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, que tem por base o tratamento do paciente em liberdade, em diferentes níveis de cuidado: intensivo (diariamente), semi - intensivo (de duas a três vezes por semana) e não intensivo (até três vezes por semana). Em Itatiba presta atendimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso e/ou abuso de substâncias psicoativas e oferece tratamento clínico e psicológico as essas pessoas e suas famílias. É um serviço ambulatorial que integra uma rede de atenção em substituição à “internação psiquiátrica", e que tem como princípio a reinserção social. Realiza ações de assistência (medicação, terapias, oficinas terapêuticas, atenção familiar).

        O serviço do CAPS é a porta de entrada do paciente dependente de álcool e drogas no Sistema Único de Saúde. É importante ressaltar que apenas são atendidos os pacientes que buscam ajuda, já que o tratamento é aberto, isto é, não há internação ou qualquer outro procedimento contra a vontade do dependente.

2. Dados do Projeto

2.1Títulos do Projeto

Motivando para Vencer

2.2 Local e desenvolvimento das atividades

CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas

2.3 Área de abrangência

Itatiba/SP.

3. Problema Diagnosticado

Ociosidade causando ansiedade e recaída.

4.Objetivo (s) Geral (s)

Ocupar o tempo ocioso com atividades que gerem uma elevação na auto estima e posteriormente a diminuição de uma recaída no tratamento proposto.

4.1 Objetivo(s) Específico(s)

Desviar a atenção do problema , melhorar a relação interpessoal e elevar a auto estima.

5. Justificativas

O Tempo ocioso gera muita ansiedade para quem esta em tratamento. Realizando atividades terapeuticas e divertidas, tiramos o foco do problema.

6. Público – Alvo/Beneficiário

Adictos em tratamento no CAPS AD.

7.Descrição do espaço físico e dos recursos institucionais, físicos, materiais e humanos necessários para o desenvolvimento das atividades

O CAPS AD tem um espaço amplo para atividades em grupo tanto coberto (sala de refeição com mesa ampla e bancos compridos, garagem com mesa ampla e cadeiras), quanto aberto, (campo de areia e gramado). O Estagiário pode tanto requerer material (papel, canetas, bolas, tesoura, lapís de cor etc.) da instituição ou trazer por seus meios.

7.1 relação de Atividades e datas de execução

Dinâmica da cadeira (competitividade) 02/04/2015. Dança das cadeiras. Colocam-se várias cadeiras em círculo, sempre com uma cadeira a menos que os participantes. Liga uma música e todos ficam girando em volta das cadeiras, ate que a música pare e eles têm que sentar. Um sempre fica de fora, gera-se uma competitividade e estratégias para não ficar de fora.

Dinâmica da Bexiga (competitividade) 09/04/2015. Amarra-se a bexiga no pé, em duplas e tem que manter sua bexiga inteira.

Há vários momentos da vida em que precisamos competir, e isso não é errado. Mas se pudermos usar da cooperação na maior parte das atividades de nossas vidas, alcançaremos a Sinergia que é o momento em que o todo é maior que a soma das partes.

Dinâmica das mãos (paciência) 16/04/2015. Faz-se um círculo de mãos dadas com todos os participantes da dinâmica. O Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão direita e a mão esquerda. Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem aleatoriamente, passando uns pelos outros olhando nos olhos (para que se despreocupem com a posição original em que se encontravam). Ao sinal, o Coordenador pede que todos se abracem no centro do círculo bem apertadinho. Então, pede que todos se mantenham nesta posição como estátuas, e em seguida deem as mãos para as respectivas pessoas que estavam de mãos dadas anteriormente (sem sair do lugar). Então pedem para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como regras: Pular, passar por baixo, girar e saltar.

Esta dinâmica propõe uma maior interação entre os participantes e proporciona observar-se a capacidade de improviso e socialização, dinamismo, paciência e liderança dos integrantes do grupo.

Brincadeiras de bola (gastar energia) 23/04/2015. Futebol, dividimos o grupo em 6 para cada lado, objetivo chutar a bola para dentro trave do time adversário ate que se marque seis gols. Queimada, dividimos o grupo em 6 para cada lado, o objetivo é jogar a bola nos participantes do grupo adversário ate que fique um só de cada lado, quem for queimado primeiro perde o jogo.

Colorindo desenhos de mandalas (terapeuticos) 30/05/2015. Uma folha impressa um desenho de mandala para fazer pintura livre, terapêutica.

Dinâmica do pirulito (trabalho em equipe) 07/05/2015. É uma brincadeira muito fácil de ser feita e que tem uma mensagem muito poderosa sobre o trabalho em equipe, sobre como é importante ajudar o próximo seja no ambiente de trabalho ou no dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (365.7 Kb)   docx (494.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com