TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É SOCIOLOGIA

Por:   •  16/10/2018  •  Seminário  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE

SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

        

ÉVERSON LUCAS CORADIN

        

O QUE É SOCIOLOGIA

GUARAPUAVA-PR

2018

ÉVERSON LUCAS CORADIN

O QUE É SOCIOLOGIA

Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social, na área de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Centro Oeste, na disciplina Sociologia, como requisito para obtenção de nota parcial do primeiro semestre.

A Professora Doutora: Neli Maria Teleginski.

GUARAPUAVA-PR

2018

Resumo:

O que é sociologia

O livro apresenta o conceito de sociologia, está apresentado em três capítulos (O surgimento, A formação e O desenvolvimento), ele também apresenta o conceito de sociologia, e a visão de alguns sociólogos consagrados tais quais: Saint-Simon, August Comte, Karl Marx, Max Weber, Engels, e Durkheim.

De acordo com o texto estudado sociologia surgiu por volta de 1830, está se define como sendo um conjunto de técnicas e métodos para estudar a sociedade, sua organização, comportamento, interações humanas e a vida social das pessoas na mesma. No texto também fica evidente que está ciência também estuda os interesses econômicos, culturais e políticos das classes e grupos sociais, que muitos destes se apresentam de forma intelectual e contraditória, desta forma influenciando de forma significativa no pensamento do sociólogo.

Esta emergiu quando estava havendo a transição do sistema feudal para o sistema de civilização capitalista, no ocidente europeu, neste momento, a nova ciência tinha como objetivo de entender a nova sociedade formada. No mesmo período houve as Revoluções Industrial e Francesa, as quais influenciaram de forma significativa no nascimento da sociologia, além disso, está foi de grande importância para a formação da nossa sociedade.

Na qual a Revolução Francesa tinha como lema: Liberdade e igualdade. Já a Revolução Industrial é o marco principal do capitalismo com o surgimento das primeiras indústrias, comandadas por poucos detentores de grande poder aquisitivo, ficando tudo sobre seu controle, tornando grandes massas humanas em simples trabalhadores despossuídos. Isto ocasionou um grande aumento de prostituição, suicídio, alcoolismo, infanticídio, criminalidade, violência e grandes surtos de epidemias. Com essas consequências muitos pensadores ingleses se preocupavam com estas transformações, no entanto desejavam introduzir algumas mudanças que seriam de grande valia para a sociedade da época, porém suas ações geralmente eram barradas por militares.

No século XVII, a sociologia teve um grande avanço, pois houve o emprego sistematizado da razão (livre exame da realidade), neste momento o conhecimento foi libertado parcialmente do âmbito teológico, tendo como consequência uma nova formulação de atitude intelectual diante dos fenômenos da natureza e da cultura. Ainda neste século os escritores literatos rebelavam-se contra as instituições sociais, expondo os ideais do poder político, todavia contribuindo para renovação dos costumes e dos hábitos mentais.

Já no século XVIII prosseguiu os avanços da sociedade dando destaque as grandes produtividades industriais, e as grandes descobertas do pensamento social. No entanto mesmo com estes grandes avanços, a camada privilegiada, fundamentada por iluministas (a burguesia), eram isentos dos altos impostos que eram destinados apenas a camada de trabalhadores e servos.

No segundo capitulo deste livro, o autor descreve sobre os diferentes tipos de sociologia formados por diversos pensadores. Neste contexto destacamos: Engels e Marx, que estudaram e formaram suas ideologias e teorias a partir da divisão do trabalho na sociedade, também estes dois foram os precursores do socialismo, os quais apresentam criticas ao sistema antagônico capitalista, que passava por um momento de grandes crises.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com