TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DO ESTÁGIO I EM SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  9/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DO ESTÁGIO I EM SERVIÇO SOCIAL

Autor Laércio Marques Lopes

Orientador Local Neuzilene Neves Fernandes

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Bacharelado em Serviço Social FLC5177SES – Estágio I

20/10/21

1 INTRODUÇÃO

             O presente relatório descreve as atividades de observação do período de estágio na (ONG) Grupo do Torpedos Mirim, local escolhido para a realização do estágio I, é uma Organização não governamental sem fins lucrativos, que foi gerido com intuito de ocupar o espaço ocioso de criança e jovem na idade de 8 a 14 anos de idade, e onde se tem alocado o assistente social Roberto dos Santos Alves, para entende e atender as demandas presentes na instituição. Tendo sempre como base o conhecimento teórico e metodológico acompanhado de sua ética profissional, se utilizando também de todos os instrumentais técnico operativos do serviço para compreender entender melhor as demandas a serem atendidas.

2. RELATO E ANALISE DO PROCESSO DE TRABALHO

A dinâmica apresentada no Grupo dos Torpedos Mirim, é bem elabora pois através das buscas por vagas na organização é feita uma análise em histórico familiar de ex-alunos e assim tendo um parâmetro para que o mesmo seja integrante do Grupo e quando este histórico é ausente, é feita uma entrevista com pais ou responsáveis para entender a demanda na qual será atendida naquele momento, e após essa coleta de dados é feito o acolhimento do novo integrante para participar das atividade que estão disposta na organização do torpedos mirim.

Após este levantamento os integrantes que estão num total de 120 integrantes om corrente ano com uma defasagem mínima beirando o 2% anual, mas em casos especial como mudança de cidade ou em casos de doença no qual o tratamento e realizado fora de domicílio.

Já se tratando do decorrer das atividade são continua a coleta dos dados para alimentação do histórico do aluno e também é feito entrevista de atualização de cadastro familiar, em casos extraordinários como o ou a responsável pelo aluno fique desempregado ou precise de cuidados especiais em situação de saúde nesses casos a realização dessa intervenção tem caráter mais instrutivo e colaborativa para com a rede de parceiros com o setor público.

2.1 PROCESSO DE INSERÇÃO E ATIVIDADES REALIZADAS

Desde o processo de celebração do estágio, o acolhimento foi impar pois sempre o tratado pessoal foi com a importância que o ser humano tem tanto por parte do corpo de colaboradores quanto por alunos e demais integrantes, com autonomia para acompanhar todos os processos por parte de todos os instrutores de dança, capoeira, aula de reforço, e até mesmo transitar pela área administrativa.

2.2 AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE SUPERVISÃO

O processo como um todo deve ser muito cauteloso e minucioso pois como a instituição é direcionada para crianças e pré-adolescentes na idade de 8 à 14 anos idade, idade essa que é uma fase da vida em que se está formando o caráter e o emocional. E os métodos utilizados que são entrevistas e elaboração de relatórios para se ter um histórico mais detalhado e uma coleta de dados eficiente para a manutenção dos integrantes do grupo.

2.2.1 Auto-Avaliação

Tendo como base a evolução dessas crianças é possível entender a minha própria essência e os cuidados que meus pais e todos os professores que a vida me deu para a formação de meu caráter e pelo fato de ter participado de um projeto similar ao qual estou inserido desta vez como estagiário vejo o quanto é importante que organizações como a União Dos Torpedos de Educação Infantil e Juvenil do Pará – Grupo Torpedos Mirim, para a sociedade.

2.2.2 Avaliação das Condições Institucionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com