TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio Serviço Social

Por:   •  15/2/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.003 Palavras (9 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 9

 

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA DO BRASIL

[pic 1]

CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

VALDECI PEREIRA DE LIMA

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL I

 

 

 

 

 

 

 

SANTARÉM

2021

VALDECI PEREIRA DE LIMA

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL I

 

 

 

Relatório de Estágio Supervisionado em Serviço Social I apresentado na disciplina de Estágio em Serviço Social I, ministrada pela professora Mestre Ivone Domingos e Silva, do curso de Serviço Social do Centro Universitário Luterano de Santarém.

 

 

 

 

SANTARÉM

2021

INTRODUÇÃO

 

O Estágio Supervisionado é um ambiente na qual o estudante irá concluir sua aprendizagem na construção da identidade pessoal. Sendo ele, um campo de conhecimento onde deve ser atribuído um estatuto epistemológico indissociável da prática, desenvolvendo a práxis, relação entre teoria e prática. (REICHMANN, 2015).

O estágio do estudante é regido pela lei 11.788/2008, a qual conceitua como:

 

Um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. (Art. 1º e seu § 1º da Lei 11.788/2008)

 

É importante ressaltar, que este componente é realizado após o cumprimento de todas as disciplinas curriculares que estarão dando suporte para a realização do estágio. Uma vez que envolve conhecimentos e métodos durante a pratica e elaboração da carreira profissional.  

A atuação do estudante no âmbito profissional do Serviço Social é garantido também pelo Conselho Federal do Serviço Social, fomentado no Código de Ética profissional de 1993, e traz bases nas dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativo. Legaliza o entrelaço da formação acadêmica e o exercício profissional, além de vincular a sociedade e ambiente de formação, permitindo a capacitação entre ensino, extensão e pesquisa dos estudantes.

No regimento de estagio obrigatório de Serviço Social do Centro Universitário Luterano de Santarém, em seu art. 2 especifica como matéria obrigatória do currículo do Curso. Assim, envolvendo o discente, o professor responsável pela disciplina e o supervisor de campo no qual o aluno irá acompanhar no dia a dia.

Ao firmar o comprometimento de Estagio, o acadêmico deverá cumprir a carga horaria exigida, e depois entregar periodicamente relatórios no qual detalhará as vivencias no período de estágio, conforme o artigo 11 do regimento da universidade.

Ao que compete aos métodos de avaliação os artigos 12 e 13 do regimento institucional da academia, alega:  

Art. 12. As atividades de estágio compreendem as aulas práticas e teóricas que serão avaliadas a partir do cumprimento das atividades em campo de estágio e em sala de aula. 

Art. 13. A avaliação das atividades de estágios obedecerá aos seguintes critérios:  

I – Nas atividades realizadas em Campo de Estágio, serão considerados: a) Frequência/pontualidade;

  1. Desempenho no exercício das atividades em campo de estágio;
  2. Cumprimento dos procedimentos exigidos para o perfeito atendimento;
  3. Qualidade da redação e domínio do conhecimento técnico;
  4. Apresentação de relatórios das atividades desenvolvidas;
  5. As demais atividades e trabalhos solicitados pelos professores; Avaliação do supervisor de campo em relação ao desempenho do acadêmico

Neste relatório, constará a vivência no período de estágio no Centro de Referência de Assistência Social-CRAS Nova República. Durante esse estágio percebe-se que as políticas sociais desenvolvidas no CRAS são sempre voltadas para a melhoria de vida de seus usuários, com uma aceitação do público alvo (mulheres, homens, crianças e idosos). A importância para a vida profissional do estagiário é de grande valia, para a sociedade na formação do profissional. A realização do estágio é uma forma de aproximar os alunos das necessidades do mundo do trabalho, criando oportunidade de exercitar a prática profissional, além de enriquecer e atualizar a formação acadêmica desenvolvida.

O CRAS é uma política assegurada pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS Lei n° 8.742, de 07 de dezembro de 1993. Ele também é referencial para o desenvolvimento dos serviços socioassistenciais de produção básica do Sistema Único de Assistêncial Social – SUAS.

O CRAS – Centro de Referência da Assistência Social tem por objetivo, fortalecer a função preventiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida; Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas. Promover acessos a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social.

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

24/11/2021: 13:30h

Fui apresentado ao profissional de Serviço Social da equipe volante, na presença da psicóloga também participante da equipe volante e juntamente com a supervisora acadêmica.

25/11/2021: 8:00h às 14:00h

Acompanhamento da equipe volante em uma busca ativa para o Ministério Público, com uma visita domiciliar em casa na rua General Assunção no bairro do Santo André. Não foi possível encontrar a pessoa requisitada a mesma já está morando em Manaus.

30/11/2021: 8:00h às 14:00h

Recebi orientações da Assistente Social sobre o Sistema do INSS, no qual a profissional faz todos os trâmites legais para o encaminhamento e solicitação do BPC tanto para o deficiênte como para o idoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com