TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL E SUA PRÁTICA JUNTO ÀS POLÍTICAS SOCIAIS

Por:   •  16/9/2015  •  Artigo  •  4.279 Palavras (18 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE ANHANGUERA UNIDERP – POLO IV

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

 Adriana Schwarz                 RA  4300063520

                 Ângela Galdino                         RA  4573899070

 Elisangela  Ap.  Boaventura         RA  3808630888

                 Gilmara Galdino                         RA  4351867513

                 

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

Profª Mª Edilene Xavier Rocha Garcia

Profª Tutora Milla Cristiane Pavão Gonçalves

Campinas, 01 de Outubro de 2013

O SERVIÇO SOCIAL E SUA PRÁTICA JUNTO ÀS POLÍTICAS SOCIAIS

Adriana Schwarz* 1

 Ângela Galdino* 2

                         Elisangela Aparecida Boaventura* 3 

                 Gilmara Galdino* 4

RESUMO

O Serviço Social surge das relações entre Estado, burguesia e classe trabalhadora, e a sua prática está interligada diretamente com a política social que é definida pelas classes políticas e econômicas dominantes, funcionando como mediadora entre a valorização do capital e as necessidades da força de trabalho. Diante disto, as expressões da “questão social” vinda do capitalismo, afirma a dicotomia entre a teoria e a prática do Serviço Social, muitas vezes comprometendo o projeto ético-político da profissão.

Palavras chave:  política, questão social, serviço social, capitalismo, direito dos cidadãos

ABSTRACT

Social work arises from the relationship between the state, the bourgeoisie and the working class, and its practice is linked directly to a social policy that is defined by dominant economic and political classes, working as a mediator between capital growth and the needs of the labor force. Given this, the expressions of the "social question" coming from capitalism, dictates the dichotomy between theory and practice of social work, often compromising the profession ethical-political project.

Keywords:   policy, social issues, social work, capitalism, right of citizens

_____________________________________

* Alunas do 4º semestre do Curso de Serviço Social. Faculdade Anhanguera - Uniderp-Polo IV- Campinas/SP

1 email: adriana_schwarzs@yahoo.com.br

2 email: angelagaldino73@hotmail.com

3 email: liboaventura@yahoo.com.br

4 email: galdino.gilmara@gmail.com

  1. INTRODUÇÃO

O presente artigo é resultado de pesquisas realizadas à cerca do surgimento das políticas sociais e a prática do Serviço Social, abordando a dialética da profissão, quanto a teoria e a prática.

As políticas sociais surgem da ascensão do capitalismo e sua função se restringe a mediar as relações entre classes dominantes e classes trabalhadoras, onde o Estado se encarrega de regularizar essa mediação.  

Dentro desse sistema capitalista que se vive, as políticas sociais, não foram de fato criadas  para acabar com as desigualdades, mas sim para controlar os conflitos surgidos entre as classes. O Estado utiliza-se dessas políticas para ofertar o mínimo de subsistência possível aos trabalhadores assegurados, apesar de que com o passar dos anos, essas políticas vem sendo melhoradas reduzindo as desigualdades econômicas e sociais.

Alguns autores como Behring5 e Boschetti6 (2011), analisaram as políticas sociais sob um enfoque dialético considerando três elementos essenciais para explicar o seu surgimento e  desenvolvimento. São eles: “A natureza do capitalismo, O papel do Estado e o papel das classes sociais”.

Diante das reflexões realizadas chegou-se ao contexto do Serviço Social no Brasil, cujas políticas públicas ainda estão longe de erradicar a pobreza, mas que devido as consolidações das Leis, como a Constituição de 1988 e os Estatutos (ECA e Idoso), têm-se minimizado as desigualdades sociais.

Há muito trabalho árduo frente as questões sociais impostas pela sociedade, mas compete ao Serviço Social se interar dos acontecimento históricos para melhor compreender a especificidade do serviço e assim atuar cada vez mais sob as diretrizes do projeto Ético-Político, empoderando a classe trabalhadora e equiparando as classes sociais num sentido de aumentar o desenvolvimento político-econômico-social do pais, ainda que se tenha que enfrentar a realidade do capitalismo que é a sociedade dividida em classes.

_______________________________________

5 Elaine Rossetti Behing: (1963) é professora adjunta do Departamento de Política Social da URRJ, doutora em Serviço Social pela UFRJ, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas do Orçamento Público e da Seguridade Social e membro do Centro de Estudos Octávio Ianni  (FSS/UERJ). Foi presidente do CFESS (1999/2002)  e hoje é Diretora da Faculdade  de Serviço Social da UERJ e autora de livros e diversos artigos na área da política social.

 

6 Ivanete Boschetti : (1964) é professora adjunta do Departamento de Serviço Social e coordenadora do Programa de Pós-graduação em política Social da UnB. Doutora em sociologia pela Ecole dês Hautes Etudes em Sciencies de Paris e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Seguridade Social e Trabalho (GESST/UnB). Foi presidente da ABEPSS (1998/2000) e atualmente é vice-presidente do CFESS (2005/2008).


  1. A POLÍTICA E O SERVIÇO SOCIAL

O termo política é derivado do adjetivo originado de polis (politikós), que se refere à todos os procedimentos relacionados com á cidade-estado, ou seja, tudo que é urbano, civil, público, e social. Pode ser definida como sendo o exercício do poder para a resolução de um conflito de interesses, pois trata-se de uma atividade orientada ideologicamente para a tomada de decisões de um grupo para conseguir determinados objetivos. Num significado mais abrangente, o termo política pode ser utilizado como um conjunto de regras ou normas de uma determinada instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (221.6 Kb)   docx (406.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com