TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE CIRCULAÇÃO

Tese: O SISTEMA DE CIRCULAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  Tese  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

ANATOMIA II

SISTEMA CIRCULATÓRIO:

Qual é a função básica deste sistema? Levar material nutritivo e O2 às células.

Descreva este sistema: É um sistema fechado, constituído por tubos por onde circulam humores, tendo como órgão central o coração, onde ocorrem as trocas entre sangue e tecido.

O que é sístole e diástole? Sístole contração e diástole relaxamento (quando o coração se enche de sangue).

Onde está situado o coração? Mediastino médio, ápice voltada para a esquerda.

Como está dividido o coração, externamente? Em duas metades, átrios (recebem sangue das veias) e ventrículos (impulsionam o sangue para as artérias).

Descreva a morfologia externa do coração: Sulco coronário ou atrioventricular, separa os átrios dos ventrículos. Aloja o seio coronário, artéria coronária direita e esquerda. As paredes do coração tem seu próprio suprimento sanguíneo.

Cite e dê a formação das faces do coração: Face esternocostal, formada pelo ventrículo direito. Face pulmonar ou esquerda, formada pelo ventrículo esquerdo (impressão cardíaca no pulmão). Face diafragmática, formada por ambos ventrículos.

O que é o pericárdio? Saco fibroseroso que envolve o coração. Fibroso, lâmina externa composta de tecido fibroso resistente. Seroso, saco fechado bilaminar composto de membrana transparente. Dividido em parietal, que reveste a parte interna do pericárdio fibroso e visceral, que localiza-se sobre o coração. O espaço entre as lâminas é chamado cavidade pericárdica.

Cite a morfologia interna do coração: A parede do coração é composta por 3 camada, epicárdio, miocárdio e endocárdio.

Cite e explique a morfologia interna do coração: Na parte interna encontra-se os septos. Septo atrioventricular, que divide o coração em superior e inferior. Septo interatrial, que separa o átrio direito do esquerodo. Septo interventriculas, que separa o ventrículo direito do esquerdo.

Função dos óstios atrioventriculares? Permitir a passagem do sangue dos átrios para os ventrículos.

Quais são as válvulas do coração? Válvula pulmonar, válvula aórtica, válvula tricúspide e válvula mitral.

Quais são os vasos do coração? Veia cava superior e inferior, aorta, artéria e veia pulmonar.

Descreva o sistema de condução do coração: Nó sinoatrial – nó atrioventricular – feixe de His – fibras de purkinje.

Circulação pulmonar ou pequena circulação: VD – pulmão – hematose – AE.

Circulação sistêmica ou grande circulação: VE – corpo – VCS e VCI – AD.

Circulação colateral: ligação entre vasos, obstrução no uso destas variantes.

Circulação portal: uma veia interpõe-se entre duas redes de capilares, sem passar por um órgão intermediário.

Classificação das artérias: Quanto seu calibre, grande calibre, médio calibre, pequeno calibre e arteríolas. Quanto a sua função e estrutura, elásticas, distribuidoras e arteríolas. Quanto sua localização, superficiais e profundas.

Classificação das veias: Quanto a seu calibre, grande, médio, pequeno e vênulas. Quanto sua localização, superficiais e profundas.

CIRCULAÇÃO FETAL:

Placenta: é o “pulmão fetal”, contem ramos das 2 artérias e da veia umbilical, projetam-se para o interior da porção materna.

Cite e diga a função de cada shunt fetal: Ducto venoso, une diretamente a veia umbilical à veia cava inferior . Forame oval: comunicação interatrial, permite que o sangue desvie dos pulmões. Ducto arterial, leva o sangue do tronco pulmonar diretamente para aorta.

SISTEMA LINFÁTICO:

Com qual sistema se relaciona? Intimamente com o sistema circulatório e auxilia o mesmo, constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes as veias (vasos linfáticos).

Função: Uma rede de vasos linfáticos drena o excesso de líquido intersticial que não retornou aos capilares, filtrando-os e reconduzindo-o à circulação sanguínea, absorção de gordura e na defesa do corpo contra microorganismos e outras substâncias estranhas.

O que é a linfa? Líquido contido dentro de vasos linfáticos e só circula no sentido periferia para o coração, surge em vários pontos do corpo e se dirige ao coração, onde se mistura ao sangue.

Quais as características da linfa? Líquido transparente e esbranquiçado, levemente amarelada e rosada, alcalino e de sabor salgado, constituído essencialmente pelo plasma sanguíneo e por glóbulos brancos, transportada em sentido unidirecional e filtrada nos linfonodos.

O sistema linfático possui 3 funções inter-relacionadas, quais são elas? Remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais; Absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório; produção de células imunes (linfócitos, monócitos, plasmócitos).

Características do sistema: Não é um sistema fechado, não tem uma bomba central. O liquido então é transportado para o ducto torácico direito (linfa direita superior do corpo) e ducto torácico (resto do corpo). Esses ductos desembocam no sistema circulatório, veias subclávias esquerda e direita.

O que são linfonodos? Pequenas formações ovais ou em formato de feijão, perfuradas por canais que existe em diversos pontos da rede linfática,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com