TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social Leitura

Por:   •  17/9/2018  •  Resenha  •  2.262 Palavras (10 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

SERVIÇO SOCIAL

        

[pic 2]

APOSTILA

Leitura e Produção de Textos

BASES TECNOLÓGICAS: 

O ato de ler: conhecimentos, habilidades e estratégias envolvidas no processamento da leitura. Produção de textos: condições de produção; mecanismos léxico-gramaticais da produção escrita. Fundamentos de textualidade: coerência, coesão. Tipos e gêneros textuais: estrutura e funcionamento. O texto dissertativo: estratégias argumentativas.

Belo Horizonte / MG

2º semestre / 2018


UNIDADE 1

O ATO DE LER

Habilidades e estratégias no processamento da leitura

AUTORES: Professores Leonardo Drumond, Maria Aparecida Araújo, Maria José M. Viana, Olga Julieta da Fonseca.

[pic 3]

Atividade Diagnóstica

Estudo de texto a ser entregue na sala pela professora (Adeus, Valentina!).

O QUE É LER

A interpretação de texto não se reduz ao ato de ler as letras que compõem as palavras, que, por sua vez, compõem as frases e os textos.  Para interpretar, faz-se necessária a leitura dos “caminhos” textuais que o autor abre para o leitor percorrer.

Devemos exercitar sempre, e ler nunca é demasiado. No entanto a qualidade do que se lê é mais importante do que a quantidade de textos que lemos. Ao ler, devemos, em primeiro lugar, identificar o objetivo principal do texto, para que possamos fazer uma leitura das informações e das opiniões, explorando bem os recursos argumentativos e linguísticos usados pelo enunciador para alcançar suas intenções comunicativas.

Um texto é bastante complexo, pois é uma manifestação linguística de um emissor que tem ideias próprias e as propõe no texto para que possam chegar ao enunciatário. Assim, o texto torna-se um intermediador entre o pensamento de duas pessoas diferentes.

Geralmente há uma grande divergência de pensamento, sentimentos, emoções, visões de mundo, entre o locutor e o interlocutor. É por isso que, para compreender realmente um texto, o leitor deve em entender muito bem os recursos semânticos e discursivos utilizados pelo autor, de modo a compreender as ideias deste, ao invés de enxergar as daquele.

Mas, para que possamos discutir tudo isso, precisamos nos questionar: o que é de fato um texto? Então, faça o que se pede a seguir.

Atividade [pic 4][pic 5]

Todas as sequências seguintes são textos? Por quê?

  1. FIAT STRADA Adventure, ANO 2010, cab. dupla, completa, 2p, verm., ABS, DH, VTE, airbag, pneus novos, ar, teto, cap. marítima, prot. caçamba, 106.000km, doc.2015 na mão. Part. R$34.000,00 8828-5061, 8550-9249, 3417-7116.

 [pic 6]

c)

 [pic 7] 

Afinal o que é um texto?

Segundo Costa Val (2008, p. 63), pode-se definir como texto “qualquer produção linguística, falada ou escrita, de qualquer extensão, que possa fazer sentido numa situação de comunicação humana, isto é, numa situação de interlocução”. Por exemplo: uma aula é um texto, um e-mail é um texto, uma criança que, dirigindo-se à mãe, aponta um brinquedo e diz “té” produz um texto a partir do momento em que a mãe entende o que a criança deseja. Assim, nenhum texto tem sentido em si mesmo. Todo texto pode fazer sentido, numa determinada situação, para determinados interlocutores.

Por isso, uma produção linguística que, em dada circunstância, pareça sem lógica, incompreensível, inadequada, inaceitável para determinado grupo, pode ser perfeitamente entendida e considerada como sem qualquer problema por outros interlocutores, noutra situação, sendo então um texto.

Podemos, portanto, afirmar que o sentido não está no texto, não é dado pelo texto, mas é produzido pelo locutor e o interlocutor a cada interação, a cada “acontecimento” de uso da língua. Não podemos nos esquecer de que quem escreve o faz para alguém, para um determinado grupo e, se desejamos compreender aquele texto, devemos nos colocar na situação desse interlocutor almejado.

Resumindo, podemos constatar que o texto é uma manifestação linguística ou visual que produz um sentido para aquele que o lê ou vê ou ouve. Tudo o que para o leitor tem sentido em determinada situação é considerado texto.

UNIDADE 2

CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DE TEXTO

AUTORES: Professores Leonardo Drumond, Maria Aparecida Araújo, Maria José M. Viana, Olga Julieta da Fonseca.

CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E RECEPÇÃO TEXTUAIS

Ao analisarmos qualquer texto, devemos levar em conta as suas CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO, ou seja, os elementos que fizeram parte da situação comunicativa na qual ele foi construído e que, dessa forma, acabaram por determiná-lo. Os elementos que participarem de qualquer situação comunicativa e devem, portanto, ser considerados como condições para se produzir os textos são:

  • ENUNCIADOR: sujeito que produz o texto (QUEM produz o texto).
  • ENUNCIATÁRIO: sujeito para o qual o texto foi produzido (PARA QUEM o texto é produzido).
  • ASSUNTO: sobre o que se vai falar (DE QUE trata o texto).
  • OBJETIVOS: propósitos do texto (PARA QUE o texto é produzido).
  • SUPORTE TEXTUAL: em que veículo de comunicação o texto é divulgado (ONDE o texto é veiculado).
  • ESTRATÉGIAS: recursos linguístico-textuais utilizados. (COMO o texto é produzido).

Somente depois de se conhecerem as condições precedentes ao “COMO o texto será produzido” é que o enunciador decide quais recursos discursivos serão usados: escolha da linguagem adequada à situação, mecanismos de coesão a serem ativados, cuidado com a coerência, aspectos morfossintáticos relevantes etc.

O produtor de um texto (seja ele qual for) terá mais sucesso em seus atos de comunicação se levar em conta tais condições, pois poderá escolher as estratégias mais adequadas e eficientes para que seu objetivo se cumpra. Da mesma forma, o leitor, ao analisar um texto, poderá ser mais bem sucedido em sua atividade de interpretação (produção de sentido) se observar as estratégias empregadas pelo produtor e, a partir delas, entender todo o processo de produção do texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (656.9 Kb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com