TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social e Atualidades

Por:   •  4/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

1. Explique o conceito de sociedade civil e suas características gerais na teoria Gramsciana.

Gramsci interpreta a sociedade civil como o complexo da superestrutura. Pode-se distinguir dois grandes níveis superestruturais: o que se pode chamar de sociedade civil (reúne) o conjunto de organismos vulgarmente ditos “privados” e corresponde à função de hegemonia que o grupo dominante exerce em toda sociedade. A noção de esboçada por Gramsci consiste no fato de que não foi pensada em função do Estado, em direção ao qual tudo deve ser orientado, como queria Hegel. Nem se reduz ao mundo exclusivo das relações econômicas burguesas, como queriam algumas interpretações das teorias de Marx. Para Gramsci, a sociedade civil, é antes de tudo, o extenso e complexo espaço público não-estatal onde se estabelecem as iniciativas dos sujeitos modernos que, com sua cultura, com seus valores ético-políticos e suas dinâmicas associativas, chegam a formar as variáveis das identidades coletivas. E lugar de grande importância política onde as classes subalternas são chamadas a desenvolver as suas convicções e a lutar para um novo projeto hegemônico que poderá levar à gestão democrática e popular do poder.

Embora as origens do conceito de sociedade civil estejam relacionadas com a tradição política burguesa e liberal, Gramsci elabora um novo significado que o diferencia da tradição jusnaturalista e o conduz além dos horizontes desenhados por Hegel, Croce e o próprio Marx. Âmbito particular da subjetividade e de suas múltiplas expressões, a sociedade civil não é apenas o território exclusivo da burguesia, reservado para as suas iniciativas econômicas e a estruturação da sua hegemonia no mundo moderno. Gramsci percebe que este espaço pode, também, transformar-se em uma arena privilegiada onde as classes subalternas organizam as suas associações, articulam as suas alianças, confrontam os seus projetos ético-políticos e disputam o predomínio hegemônico. A sociedade civil é um conjunto complexo que pode ser considerada sob três aspectos complementares: como ideologia da classe dirigente, como concepção de mundo e como direção ideológica da sociedade.

2.Faça uma breve análise sobre os conceitos de filosofia da práxis e subjetividade, identificando um momento catártico, ou seja, da passagem do momento econômico corporativo (egoístico-passional) ao momento ético-político, em Gramsci. Cite exemplos.

O desenvolvimento dos elementos da subjetividade é a contribuição mais significativa de Gramsci ao marxismo contemporâneo, no âmbito do qual opera uma verdadeira refundação da filosofia. Gramsci funda a noção de subjetividade na “filosofia da práxis”, uma concepção onde os homens são sujeitos reais da história e não instrumentos passivos de determinações materiais ou espirituais. A originalidade da filosofia da práxis consiste, exatamente, no fato de ser uma teoria que leva adiante as dimensões da subjetividade da filosofia moderna sem fazer concessões às tendências idealistas ou mecanicistas.

A dimensão subjetiva e o momento ético-político, para Gramsci, não são o resultado de um efeito mecânico proveniente de estruturas objetivas nem se identificaram com alguma ideia predeterminada que dirige a história misteriosamente, mas são a expressão mais elevada do projeto hegemônico de sociedade que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com