TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DA ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE AUDITIVO

Por:   •  21/2/2016  •  Seminário  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  1.597 Visualizações

Página 1 de 4

O Trabalho do Assistente Social na Educação Especial do Deficiente Auditivo

INTRODUÇÃO

Atualmente o papel que a escola assumiu possui grande complexidade e divido a isso muitas vezes não tem condições de contemplar as necessidades de todos que necessitam.

O trabalho do assistente social é proporcionar ao aluno segurança, qualidade de vida e de aprendizagens diversificadas.

É nesse cenário que o assistente social surge como apoio ao docente que enfrenta muitas dificuldades para atuar em sua prática, pois a escola em sua maioria não fornece parâmetros suficientes para que o trabalho seja realizado de forma satisfatória

Assistência Social

A Constituição de 1988 possibilitou uma nova caracterização para a assistência social, assim seu perfil histórico, sendo qualificada como uma política de seguridade social.

Dentre as conquistas com a CF/88 ocorreu a responsabilização do Estado na condução das políticas sociais.

O público da Assistência social são as pessoas consideradas( carentes, necessitadas, desempregadas) e também como destacado neste estudo, a educação especial, sendo elas dependentes dos serviços prestados, com a aprovação de políticas sociais, asseguraram o apoio e a assistência à inclusão e emancipação

EDUCAÇÃO ESPECIAL Evolução da Educação Especial

A sociedade possui dificuldade para aceitar as diferenças das pessoas e suas limitações, o que é definido de acordo com a cultura de cada um.

Nos anos 50 surgem as primeiras escolas com ênfase na educação especial nessa época acreditava que deveria haver Instituições filantrópicas que oferecessem auxilio a pessoas com qualquer tipo de deficiência.

Nos anos 70 os alunos começaram a frequentar a escolas, as salas comuns normalmente, pois havia proposta de integrações com pessoa com deficiência fossem inserida na sociedade.

Nos anos 80/90 houve uma nova proposta que não era muito distinta da anterior, pois a atuação e os resultados eram praticamente os mesmo.

O diferencial proporcionar educação com qualidade que atendessem ás necessidades.

A INCLUSÃO

Segundo o Ministério da Educação e a Secretaria da educação especial, Brasil (2006), é de grande relevância que a deficiência seja encarada como uma diferença que faz parte da composição da diversidade e isso não pode ser falso isolado, mas deve ser considerado, pois faz parte da forma de ser agir, existir das pessoas.

A inclusão deve estar presente na escola logo a escola deve se adaptar as necessidades dos alunos, estar preparadas para recebe-los de maneira adequada.

EDUCAÇÃO ESPECIAL

A escola moderna deve estar presente para receber alunos que estejam inseridos na diversidade. Legalmente há parâmetros educacionais que oferecem respaldo para que isso aconteça.

Para que as propostas sejam concretizadas a Instituição deve oferecer ao educador condições para que o trabalho seja feito realmente com êxito

INCLUSÃO EM SALA DE AULA

A inclusão em salas de aulas comuns pode acarretar diversos problemas, porém em alguns caso a mesma pode maximizar a melhora do aluno, beneficiando seu desenvolvimento e beneficiando a sua interação com os colegas.

A inclusão escolar só acontecerá quando estas revisarem sua metodologia e principalmente com a capacitação dos docentes.

EDUCAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com