TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CAPS

Por:   •  5/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

O trabalho do Assistente Social no CAPS AD Dr. Afrânio Soares

Maria Perpetuo Socorro Moura Rodrigues[1]

Rosinalva Garcia Pereira de Oliveira [2]

Soraia Araujo Ladislau[3]

Jussara Vieira Palheta[4]

Thalita Macena[5]

Registro fotográfico:

Figura1. CAPS Dr. Afrânio Soares

[pic 1]

Fonte: www.g1.globo.com. Alex Pazuello: Manaus, 15 de outubro de 2016.

Descrição: O CAPS Dr. Afrânio Soares, objeto de estudo deste artigo, será usado como um dos espaços de atuação do Assistente Social.

INTRODUÇÃO

Segundo SANTOS & FREITAS (2012), a problemática do uso de drogas no Brasil, que se configura como uma das expressões da questão social tem sido alvo de esforços diferenciados por parte de Governo, sociedade civil, empresas privadas e diversas outras organizações. Na contemporaneidade, têm-se buscado desenvolver estratégias que não se atenham a resolver as situações geradas pelo uso de drogas (dependência química, vulnerabilidade social, envolvimento em práticas ilegais), mas, se antecipem ao implementar ações que tenham como finalidade principal a prevenção ao uso.

Conforme estabelecido na Política Nacional sobre Drogas, a prevenção trata de desenvolver ações firmadas em princípios éticos e direcionadas para o desenvolvimento humano, o que reitera a necessidade do trabalho profissional do Serviço Social nessa construção, tornando-se essencial a compreensão que vai para além da imediaticidade do real e que busca entender que a problemática do uso de drogas é também uma expressão da questão social, havendo a necessidade de uma intervenção que considere a complexidade das dimensões envolvidas nessa análise (SANTOS & FREITAS, 2012).

Segundo WOERNER (2015).  o exercício profissional do assistente social deve ter como foco tais questões sem perder sua perspectiva investigativa. Para além da demanda que propriamente chega até o profissional, é fundamental realizar a leitura das condições de vida do usuário, aspectos culturais, relacionais e sociais, a forma como constroem suas vidas e quais os elementos envoltos. Uma leitura restritiva impreterivelmente irá refletir em uma visão reduzida e, consequentemente, em ações não efetivas, compensatórias e paliativas.

O Objetivo deste trabalho busca esclarecer a função do Assistente Social como integrante da equipe de saúde dentro  de um centro de atendimento de recuperação de pessoas com dependência de álcool e outras drogas.

        O Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Dr. Afrânio Soares fica localizado na Avenida Efigênio Sales, no bairro Adrianópolis, Zona Centro Sul. O CAPS AD destina-se ao atendimento de adultos, maiores de 18 anos, de ambos os sexos, com abuso/dependência de álcool e outras drogas. A unidade tem capacidade para receber 45 pacientes por dia. O centro visa promover assistência qualificada aos portadores de transtornos relacionados ao uso de substâncias químicas, em um ambiente inclusivo e acolhedor. O serviço funcionará 24 horas e o atendimento ao público externo somente se dará no horário comercial (8h às 18h), de segunda a sexta-feira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (68.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com