TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHODO ASSISTENTE SOCIAL NAS ORGANIZAÇOES PRIVADAS NÃO LUCRATIVAS

Por:   •  27/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  1.018 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA DE SERVICO SOCIAL E PROCESSO DE TRABALHO I

VÂNIA DA SILVA FIDELIS

RELATÓRIO – O TRABALHODO ASSISTENTE SOCIAL NAS ORGANIZAÇOES PRIVADAS NÃO LUCRATIVAS

Maceió

Dezembro/2014

VANIA DA SILVA FIDELIS

RELATÓRIO – O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NAS ORGANIZAÇOES PRIVADAS NÃO LUCRATIVAS

Relatorio realizado para obtenção da nota da AB2 da disciplina de Serviço Social e Processo do Trabalho I do Curso de Serviço Social, ministrada pela Prof.ª Milena.

Maceió

Dezembro/2014

O presente relatório consiste numa breve analise sobre o texto de Monica Maria Torres Alencar sobre o trabalho do assistente social nas organizações privadas não lucrativas, mais conhecidas como ONGs. Conceituando as ONGS - Organizações não governamentais são organizações formadas pela sociedade civil sem fins lucrativos e que tem como missão a resolução de algum problema da sociedade, seja ele econômico, racial, ambiental, e etc, ou ainda a reivindicação de direitos e melhorias e fiscalização do poder público é também chamado “terceiro setor”, as organizações sem fins lucrativos são particulares ou públicas, desde que não tenham como principal objetivo a geração de lucros e, que se houver geração de lucros, estes sejam destinados para o fim a que se dedica a organização não podendo este ser repassado aos proprietários ou diretores da organização. A autora ao iniciar o texto em sua primeira parte faz um breve comentário sobre o cenário histórico e econômico sobre as configurações nos sistemas públicos de proteção social em que na década de 70 surge o neoliberalismo com suas perspectivas liberal conservadora, defendendo o mercado livre promovendo liberdade civil e politica, desregulamentando a economia e a administração na configuração do Estado mínimo, ou seja, o Estado máximo para o capital e mínimo para as demais áreas, legitimando assim a falta de regulamentação ao capital. Nesse contexto surge crise do pós-guerra com politicas voltadas para um o crescimento econômico, controle da inflação, controle fiscal e da estabilidade da economia. No Brasil as organizações não governamentais sem fins lucrativos ganham força à partir do processo de redemocratização política que se deu após o período da Ditadura Militar (1964-1985), enquanto os países centrais assistiam o avanço da hegemonia neoliberal, o Brasil experimentava um pacto social democrático que culminou na promulgação da Constituição de 1988.

No novo contexto social, foram restauradas as perspectivas liberal-conservadoras, travestidas no neoliberalismo, entoando o canto do poder auto regulador das forças de mercado para restabelecer o ajuste entre oferta e demanda de trabalho; e, também, avesso à intervenção do Estado no plano econômico e social. (ALENCAR, Mônica. p. 2).

Em linhas gerais, portanto, desde o início da década de 1990, o Brasil passou a seguir o receituário neoliberal, promovendo a inserção da economia numa ordem globalizada, a privatização do Estado, a redução dos gastos sociais, desenvolvendo, em suma, políticas econômicas com impactos negativos sobre as condições estruturais da produção e do mercado de trabalho. A orientação da política econômica do país apontou, por um lado, para a contrarreforma do Estado (BEHRING, 2003), considerado o responsável pela crise econômica brasileira e, de outro, para a abertura financeira e comercial da economia, sob os pressupostos da soberania do mercado. (ALENCAR, Mônica, p.6)

Em sua segunda parte a autora explana sobre o trabalho do assistente social nas organizações privadas não lucrativas, nas transferências dos serviços sociais para o terceiro setor e a repercussão na profissão sobre seu espaço ocupacional, as condições e relações de trabalho. Com os anos 1990 e o início do século XXI um novo cenário se apresenta para os movimentos sociais e também para as ONGs. Por um lado, a situação social é agravada pela mundialização e pela financeirização do capital, pela flexibilização produtiva e reforma do Estado, e, por outro lado, a conquista e criação de espaços institucionais (conselhos) e o estabelecimento de novas relações com as esferas governamentais colocam novos desafios de atuação.

 O debate em torno das ONGs e, consequentemente, da atuação do Serviço Social nesse campo, envolve temas como a relação Estado - sociedade  civil, participação social, projetos de sociedade, conflitos de interesse, representatividade, autonomia, novas dinâmicas e formas de fazer política, capacitação e formação dos sujeitos sociais e financiamento das ações.

O surgimento do Serviço Social como profissão vincula-se às peculiaridades da “questão social” em um momento histórico específico, o da ordem monopólica, a partir do qual se internaliza na ordem econômica, passando a ser alvo das políticas sociais. No marco histórico de crescente potencialização das contradições do capitalismo, alterou-se a dinâmica da sociedade, o qual redimensionou e refuncionalizou o Estado. (NETTO, 1988)

E nessa perspectiva altera-se as relações entre o Estado e a sociedade, surge uma nova gestão publica em politicas publicas com tendências de descentralização e municipalização das ações ,privatizando as áreas de competência do Estado e transferindo para a sociedade civil sob o discurso fundamentado em ideologias de autonomia ,solidariedade ,parceria e democracia  atendendo uma parte, uma parcela da demanda das expressões da questão social ,desresponsabilizando o estado e responsabilizando os sujeitos sociais pelas respostas as suas necessidades, com este processo aparece o terceiro setor que se situa entre estado e mercado, sendo uma esfera publica ,mas não estatal representado por ONGs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com