TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso De Baterias

Resenha: O Uso De Baterias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Resenha  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

Pilhas e baterias apresentam em sua composição metais tóxicos perigosos à saúde humana e ao meio ambiente como mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio. Em contato com a umidade, água, calor, ou outras substâncias químicas, os componentes tóxicos vazam e contaminam os solos, os recursos d’ água e lençóis freáticos, atingindo a flora e a fauna das regiões próximas.

Uma pilha descartada irregularmente pode contaminar aproximadamente 20 mil litros de água. As substâncias tóxicas trazem sérios problemas à saúde, podendo afetar o sistema nervoso central, fígado e pulmões. O cádmio é cancerígeno, o chumbo pode causar anemia, debilidade e paralisia.

No Brasil, são mais de 1 bilhão de pilhas e cerca de 400 milhões de baterias de celular produzidas e comercializadas todos os anos. Grande parte das pilhas e baterias descartadas são jogadas no lixo comum sem nenhum tratamento técnico específico. Desde o ano 2000, no Brasil, há uma obrigatoriedade que exige que pilhas e baterias sejam fabricadas com quantidades mínimas ou nulas de metais poluidores como os citados anteriormente.

Essa exigência faz parte da resolução n° 257 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) de 1999. A resolução foi lançada para coibir os pronunciamentos de diversas empresas que insistiam em afirmar que o descarte de pilhas e baterias no meio ambiente era algo naturalmente aceitável e não nocivo à saúde humana e do meio ambiente.

Em nosso país, a reciclagem de pilhas e baterias é mínima, as pessoas ainda possuem a cultura de descartar pilhas usadas no lixo comum e de não levar uma bateria de celular usada, por exemplo, nos postos de coleta das operadoras. Segundo dados de 2008, somente 1% das pilhas descartadas são recicladas.

Se a reciclagem de pilhas e baterias em nosso país ainda não representa um número satisfatório pela falta de consciência por parte do consumidor, postos de coletas nas lojas, fiscalização nos procedimentos de retirada por parte das empresas e, sobretudo, de uma legislação e educação que incentive tais causas para reciclagem, uma forma de tentar mitigar o impacto ambiental causado pelas pilhas e baterias é substituir, na produção, os metais pesados por novos insumos não nocivos.

Estuda-se a possibilidade de extinguir as pilhas comuns pelas pilhas alcalinas ou por pilhas recarregáveis na tentativa de diminuir o descarte e o uso de metais pesados.

http://pilhasbaterias.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html

http://www.bioterio.fm.usp.br/index.php?apg=noti&npr=43

Conclusão

Sendo assim, o descarte de pilhas e baterias vem se transformando num grave problema ambiental, pois esses resíduos representam um risco ao meio ambiente e à saúde caso não recebam destinação adequada, liberando componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d'água e os lençóis freáticos. Os componentes tóxicos encontrados nas pilhas também afetam o sistema nervoso central, o fígado, os rins e os pulmões. Porém, uma maneira de reduzir o impacto ambiental do uso de pilhas e baterias é a substituição de produtos antigos por novos que propiciem um maior tempo de uso, como por exemplo, o uso de pilhas alcalinas ou de baterias recarregáveis no lugar de pilhas comuns.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com