TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de orçamento e sua importância na organização

Tese: O conceito de orçamento e sua importância na organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Tese  •  4.112 Palavras (17 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 17

Conceito de orçamento e sua importância na organização

Um orçamento é o cálculo que é realizado com antecipação tanto das receitas como das despesas de uma empresa, uma entidade pública, um estado, ou simplesmente da economia familiar. É o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado. Podem-se abranger aspectos financeiros e não financeiros desses planos e funciona como um projeto para a empresa seguir no período vindouro. É uma atividade de natureza econômico-financeira que parte da determinação e da análise dos eventos relevantes do passado e das condições empresariais presentes, para realizar uma projeção das responsabilidades futuras de desempenho da empresa como um todo. Conceituando mais detalhadamente, orçamento é um projeto em detalhe dos resultados de um programa oficial de operações, com base em uma eficiência razoável. O conceito de orçamento tem vários usos, geralmente ligados à área de finanças e economia. O orçamento é, neste sentido, a quantidade de dinheiro estimada necessária para atender a certas despesas, sejam estas despesas de uma empresa, organização, família, etc. Em linguagem empresarial orçamento é uma previsão financeira estratégica de uma empresa para um determinado período. Expressão quantitativa de um plano de ação futuro de empresa. É indispensável para o sucesso de qualquer empresa independente de seu porte e ramo de atividade. Desenvolver um orçamento ajuda a empresa atingir as metas pré-estabelecidas e controlar o desenvolvimento econômico da mesma.

1 As vantagens do Orçamento

A utilização de um sistema orçamentário pode ser entendida como um plano, que engloba as operações anuais de uma empresa, onde é formalizado o desempenho das ações e funções administrativas, pois oferece vantagens pela efetiva formalização.

Através da sistematização do processo de planejamento e controle, graças ao uso de orçamentos, introduz-se o hábito do exame prévio e cuidadoso de todos os fatores antes da tomada de decisões importantes, além de obrigar a administração da empresa a dedicar atenção adequada e oportuna aos efeitos eventualmente causados pelo surgimento de novas condições externas (SANVICENTE, 2000, p. 23).

Outro aspecto importante na adoção de um orçamento global é o fato de que naturalmente é aplicado em partes, para a operação de toda a empresa, e isto força a todos os membros da administração interagir, fazendo com que reduza o envolvimento dos altos administradores com as operações diárias através da delegação de poderes.

Assim, um programa orçamentário sempre será útil para qualquer organização, independentemente se deu tamanho e de suas incertezas. Eis os principais benefícios:

 Formaliza as responsabilidades dos administradores, obrigando-os pensar a frente;

 Motiva os administradores e funcionários;

 Coordena a comunicação entre os departamentos da empresa;

 Antecipa problemas futuros e faz com que os gerentes se direcionem para explorar as oportunidades

 O processo orçamentário proporciona um meio de alocação dos recursos às partes da organização em que eles podem ser empregados de maneira mais eficaz.

 O processo orçamentário pode revelar potenciais gargalos antes que eles ocorram.

 Os orçamentos coordenam as atividades de toda a organização, por meio da integração dos planos das diversas partes. A elaboração do orçamento ajuda a assegurar que todos na organização estão trabalhando na mesma direção.

 Os orçamentos definem as metas e objetivos que podem servir de níveis de referência para a subsequente avaliação de desempenho.

São inúmeras as vantagens do orçamento para as organização empresarias pois elas estabelecem uma previsão segura dos propósitos da mesma , nos dias de hoje o orçamento tornou-se item fundamental dentro de qualquer tipo de organização mais nem sempre foi assim No passado, alguns gerentes evitavam os orçamentos por causa do tempo e do esforço que a sua elaboração envolve. Pode-se argumentar que a elaboração do orçamento é realmente "livre", visto que o tempo e o esforço do gerente são mais do que compensados por lucros maiores. Além disso, com o advento das planilhas eletrônicas, qualquer empresa, grande ou pequena, pode implantar e manter, a custo mínimo, um programa de elaboração do orçamento.

ORCAMENTO MESTRE E SUA DIVISÃO

É o Orçamento que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da organização. É o orçamento de referência e será utilizado para medir e monitorar o desempenho do custo do projeto. É desenvolvido a partir da totalização das estimativas de custo por período. De forma mais resumidamente o orçamento mestre abrange todas as atividades da empresa, servido como base para todas as previsões de produção e objetivos financeiros da organização é o principal orçamento pois referencia todos os outros , é utilizado para medir e monitorar o desempenho de toda organização , usado principalmente pelos gerentes de departamentos, porém envolvendo todos ao mesmo tempo . Ele se divide em: Orçamento Operacional e financeiro. O Orçamento-mestre é utilizado pelos gestores para acompanhar os resultados e se as metas orçamentárias estão sendo cumprida de acordo com os objetivos traçados pela organização A preparação dos orçamentos tem como objetivo a projeção de receitas, custos e resultados, conforme objetivos previamente definidos, geralmente elaborados com base em períodos anteriores, projetando esse comportamento para períodos futuros, fazendo enquadramento de receitas e custos, de forma a aperfeiçoar os resultados. Essa metodologia faz com que as decisões para os próximos períodos sejam tomadas com mais segurança, principalmente aquelas que envolvam novos investimentos, objetivos empresariais, políticas de produção, níveis de estoques e vendas.

ORÇAMENTO OPERACIONAL E FINANCEIRO

O Conceito de Orçamento Operacional e contextualização É aquele que tem por objetivo descrever todos os resultados das atividades operacionais da empresa, de forma detalhada. O orçamento operacional fornece uma visão geral dos custos de funcionamento do seu negócio, ou seja, lhe dá uma visão geral das despesas do dia-a-dia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com